17 de outubro de 2020, 15h37

Jorge Jesus: "Um Benfica dominante, à procura do golo e da vitória"

Futebol

Treinador das águias anteviu o desafio da 4.ª jornada da Liga NOS, com o Rio Ave. 

ANTEVISÃO

Em conferência de Imprensa no Benfica Campus, Jorge Jesus lançou a partida com o Rio Ave, referente à 4.ª jornada da Liga NOS, com apito inicial agendado para as 20h00 deste domingo, no Estádio do Rio Ave.

O técnico elogiou a qualidade do adversário, garantiu Vertonghen nos convocados, explicou os casos de Ferreyra e Lucas Veríssimo e assegurou que está focado no jogo dos encarnados e não no clássico do Estádio José Alvalade. 

Depois de uma paragem, e com vários internacionais de fora, que Benfica podemos esperar em Vila do Conde?

A competição regressa passadas duas semanas. Esperamos o Benfica que tem sido nestas três jornadas: uma equipa dominante, à procura do golo e da vitória. Ainda assim, não joga sozinho. Vamos encontrar um adversário que vai enfrentar este jogo com muita qualidade, porque já o demonstrou ao longo destes anos e no jogo com o Milan [no play-off da Liga Europa]. Vai ser um jogo difícil, mas estamos cientes que vamos encontrar jogos difíceis ao longo deste campeonato e este está nesse patamar.

Jorge Jesus Benfica Antevisão Jogo Rio Ave

"Vertonghen deu-nos indicações muito positivas"

Neste sábado joga-se o clássico entre o Sporting e o FC Porto [20h30]. Tem preferências? Este jogo com o Rio Ave ganha especial importância por o Benfica poder aumentar a distância?

O jogo com o Rio Ave vale três pontos. Esse vai ser o padrão do que é normal. Temos de pensar no que temos de fazer e nos nossos objetivos. Qualquer equipa pode ser "ajudada" por terceiros. Tudo o que se passar nesta jornada é indiferente. O que não é indiferente é que queremos jogar para ganhar em Vila do Conde, queremos somar os três pontos. Temos essa responsabilidade, objetividade, crença e confiança. Tudo o resto, para nós, diretamente, não tem interesse.

Disse antes da paragem que Vertonghen tinha uma lesão grave. O jogador tem condições para jogar com o Rio Ave?

O Vertonghen vai ser convocado. Durante a semana deu-nos indicações muito positivas. Treinou durante a semana com a máscara e isso não é um caso virgem no mundo do futebol. Tem a ver com a disponibilidade do jogador e se está focado naquilo que é o compromisso da equipa. Ele deu-nos indicações que está disponível para jogar, caso decida colocá-lo em campo. Vem connosco para Vila do Conde.

Jorge Jesus Benfica Antevisão Jogo Rio Ave

"Estamos satisfeitos com as contratações que fizemos"

Ferreyra tem treinado com a equipa principal. Conta com ele?

Ferreyra é um jogador que já cá estava quando vim para o Benfica. É um ativo do Benfica. É um atleta que, neste momento, não faz parte dos planos do Benfica, contudo, é um jogador que merece o meu respeito. Eu também já fui jogador de futebol, por isso tive a sensibilidade de não o deixar à parte e pedi para que treinasse connosco. É jogador do Benfica e está inserido dentro de um contexto de trabalho intenso e técnico-tático. Mesmo saindo, irá chegar a outro clube com todas as condições possíveis.

O que é que Todibo, o último reforço do Benfica no mercado de verão, pode acrescentar à equipa?

O Todibo veio praticamente no fecho da janela [de transferências]. Tem 20 anos, é um miúdo que estava sem competição. Já é difícil chegarmos a um clube e adaptarmo-nos; torna-se mais complicado quando estamos sem competição. Vai ter mais tempo para entrar nas ideias da equipa e, a pouco e pouco, vamo-lo conhecendo melhor.

Jorge Jesus Benfica Antevisão Jogo Rio Ave

"Temos de pensar no que temos de fazer e nos nossos objetivos"

O mercado já fechou. Ficou satisfeito com o plantel que tem à sua disposição?

Claro que sim. O Benfica procurou melhorar o seu plantel. Teve vários jogadores fora para disputar os encontros internacionais e, se calhar, no ano passado isto não acontecia. Isto é um sinal que o Benfica melhorou em qualidade de jogadores. Nunca ficamos satisfeitos, porque um treinador quer sempre mais. O Benfica, neste caso o Presidente e a sua administração, fez todos os possíveis para satisfazer os interesses da equipa. Vamos encarar este Campeonato com os jogadores que temos e estamos satisfeitos com as contratações que fizemos.

Falou das datas FIFA... Há muito jogadores que partem, o calendário está muito condensado e por vezes os jogadores terão de fazer quarentena. As datas FIFA poderão ser uma dor de cabeça ainda maior?

Claro que vão ser. O calendário vai ficar ainda mais condicionado tendo em conta o caso que aflige todo o mundo... a COVID-19. Já era preocupante porque havia muitos jogos de seleção. Por vezes não justificava que houvesse tantas paragens nos campeonatos europeus, mas temos de nos adaptar e saber sobreviver dentro de todas estas realidades. Temos de estar preparados para os percalços que possam surgir. Os jogadores terão de viajar muito e, por vezes, poderão surgir atletas com o vírus. Esta é a realidade que vivemos.

Jorge Jesus Benfica Antevisão Jogo Rio Ave

"Lucas Veríssimo sempre esteve na nossa agenda"

É a sua primeira conferência de Imprensa após o fecho do mercado de transferências. Há um pré-acordo com Lucas Veríssimo. Foi o interesse do FC Porto que fez o Benfica avançar?

Isso está um pouco fora do contexto. A janela do mercado já fechou. O que interessa aqui é o Rio Ave. É verdade que está a falar de futebol e não quero fugir à questão. Direi que o Lucas Veríssimo sempre esteve na nossa agenda. Ele, neste momento, não faz parte do plantel e tenho de pensar nos jogadores disponíveis para o jogo com o Rio Ave. Na altura de pensar no Lucas Veríssimo, logo pensaremos nele. É um excelente jogador e sempre fiz força para fazer parte dos planos do Benfica. Agora, quando vai fazer parte? Não sei. Conheço-o bem.

Jorge Jesus Benfica Antevisão Jogo Rio Ave

Mensagem de Jorge Jesus à família de Luís Santos

"Quero deixar uma mensagem à família do nosso técnico de equipamentos, Luís Santos, que faleceu. Deixar os pêsames à família. Esteve 30 anos no Benfica... Um beijo grande à esposa e às filhas."

Texto: Diogo Nascimento e Marco Rebelo

Fotos: Tânia Paulo / SL Benfica

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar