Futebol feminino
12 janeiro 2021, 21h40
Nycole na final da Taça de Portugal frente ao SC Braga
O jogo começou equilibrado no Estádio Municipal de Aveiro, com as minhotas, aos 5', através de Andreia Norton, a tentarem surpreender. Incursão da camisola 9, mas o tiro ficou prensado na defesa do Benfica e terminou nas mãos de Carolina Vilão. Da ameaça ao golo distam três minutos. Pontapé de canto de Regina Pereira, insistência das bracarenses e Hannah Keane, de primeira, com o pé canhoto, a fazer o 0-1 (8').
O Benfica tentou, desde logo, responder, e, aos 19', Andreia Faria teve tudo para fazer o empate após excelente trabalho de Matilde Fidalgo pela esquerda, mas o remate da média saiu por cima. Sempre com mais posse de bola, as encarnadas tentavam, em ataque organizado, encontrar espaços da defensiva do SC Braga; o adversário, por sua vez, em vantagem, optava pelas transições rápidas.
Aos 33', nova boa oportunidade para o SC Braga. Rayanne desequilibrou pelo corredor direito, deixou na área e Dolores Silva, em boa posição, a atirar por cima. A dois minutos do intervalo, aos 43', Catarina Amado saiu lesionada. Ana Seiça entrou para o seu lugar e ocupou o lugar de Matilde Fidalgo na lateral esquerda, mudando esta para o corredor contrário. Ao intervalo: Benfica-SC Braga, 0-1.
Na etapa complementar, o Benfica entrou a exercer uma pressão mais forte e com as linhas subidas, e o golo apareceu aos 50'. Cruzamento de Ana Seiça pela esquerda e Nycole, com um cabeceamento colocado, a fazer o 1-1. Ao golo sofrido, as minhotas responderam com duas oportunidades de golo, aos 55' e aos 58', ambas protagonizadas por Dolores Silva e negadas por Carolina Vilão.
O SC Braga ameaçava e, aos 64', fez o 1-2, com um bom golo de Jermaine. Jogada pela esquerda, a bola chegou a Dolores Silva, a capitã endossou para a camisola 24, que rematou de pronto, de fora da área, colocado, para os festejos. A perder, a treinadora Filipa Patão mexeu na equipa, mas foram as bracarenses a chegar ao 1-3. Andreia Norton rompeu pelo corredor central, deixou em Myra Delgadillo, esta cruzou e Jermaine, de cabeça, aos 78', a bisar.
Até final, só deu Benfica, mas o golo não chegou. Com mais iniciativa, com mais posse de bola e a obrigar o SC Braga a defender com 11 jogadoras atrás da linha da bola... Todavia, o 1-3 não se alterou e as minhotas conquistaram a Taça de Portugal, a primeira do palmarés.
Filipa Patão (treinadora do Benfica): "Primeiro do que tudo quero parabenizar a equipa vencedora, o SC Braga. Relativamente ao jogo… os momentos em que perdemos é que nos fazem crescer. O que faltou? Faltaram algumas coisas. Errámos em momentos que não podíamos errar, mas só posso estar contente com o que a equipa do Sport Lisboa e Benfica fez, porque fomos fieis aos nossos princípios e ideias. Deram o que tinham e não tinham pelo Clube. Deixámos uma excelente imagem e queríamos dedicar a vitória – que não conseguimos – ao nosso vice-presidente [Fernando Tavares], que tem todo o mérito pela aposta e pelo trabalho que tem feito pelo futebol feminino do Benfica. O Clube merece mais e merece a vitória, e fizemos para que isso acontecesse. Jogámos para ganhar e fomos sempre à procura do golo."
Sílvia Rebelo (jogadora do Benfica): "Isto é futebol! O Benfica sabe ganhar e perder. Queríamos vencer pelos adeptos e para dedicar esta vitória ao nosso vice-presidente [Fernando Tavares], que, infelizmente, perdeu a mãe. Não conseguimos, mas o Benfica está a crescer e temos muito para ganhar."
FICHA | |
---|---|
Local | Estádio Municipal de Aveiro |
Onze inicial do Benfica | Carolina Vilão, Catarina Amado (Ana Seiça, 43'), Sílvia Rebelo, Carole Costa, Matilde Fidalgo (Jolina, 68'), Andreia Faria (Francisca Nazareth, 61'), Pauleta, Beatriz Cameirão, Ana Vitória, Cloé Lacasse e Nycole |
Suplentes | Dani Neuhaus, Ana Seiça (43'), Mariana Alberto, Christy Ucheibe, Amélia Silva, Francisca Nazareth (61') e Jolina (68') |
Resultado ao intervalo | 0-1 |
Marcadoras do Benfica | Nycole (50') |