Fundação Benfica
31 março 2021, 10h07
Para ajudar a Fundação só tem de inserir o número 509259740 no quadro 11 do modelo 3. A consignação do IRS, sem custos ou perda de benefício fiscal, é uma forma de definir o destino do imposto, bem como permitir que essa percentagem dê continuidade a vários projetos educativos e sociais.
Uma vez mais, a Fundação Benfica é uma das entidades habilitadas a receber tão importante ajuda dos contribuintes portugueses, cuja consignação pode agora ser feita durante o período de entrega da declaração de rendimentos que decorre entre 1 de abril e 30 de junho.
Neste período crítico, em que todo o mundo ainda tem de enfrentar o desafio COVID-19, a Fundação Benfica e todo o Grupo Benfica têm sabido responder à altura.
Em 2020, no ano que mudou as nossas vidas, a Fundação duplicou os esforços para conseguir dar um apoio extraordinário no combate aos efeitos da pandemia, nomeadamente junto dos grupos mais vulneráveis. Extremamente ativa, reforçou o seu estatuto enquanto parceira social do Estado e da sociedade civil.
Apesar das circunstâncias pandémicas atuais, a Fundação manteve 12 projetos ativos ao longo de 2020, os quais permitiram o apoio a mais de 34 mil beneficiários de todas as idades.
EDUCAÇÃO: "Para ti Se não faltares!"; "Community Champions League"; "Hat-Trick: Treinar, Jogar e Vencer"; "Benfica Faz Bem"; "KidFun – Educação para Valores"; "Show Racism the Red Card"
Incluem-se nesta área todos os projetos educativos da Fundação envolvendo, essencialmente, crianças e jovens do 1.º, 2.º, 3.º ciclo e ensino profissional.
DESPORTO INCLUSIVO: "Walking Football"; "Futebol Adaptado"; "Futebol de Rua"; "Welcome through Football"
A Fundação Benfica desenvolve atualmente neste domínio desporto para: seniores, pessoas com deficiência, refugiados e jovens em risco. O objetivo principal é utilizar o desporto como uma ferramenta para o desenvolvimento.
SUSTENTABILIDADE/EDUCAÇÃO AMBIENTAL: "Faz da tua Escola um viveiro!"
Trata-se de uma área de intervenção mais recente da Fundação Benfica e que se constituiu de forma mais consolidada após os incêndios de 2017 procurando promover a reflorestação do País através do envolvimento e participação ativa das novas gerações.
ASSISTÊNCIA HUMANITÁRIA: "Benfica Contigo"
É nesta área que se enquadram os projetos e as iniciativas que visam acudir a situações de elevada fragilidade, sobretudo relacionadas com catástrofes naturais, e que têm vindo a ser cada vez mais frequentes. Pretende-se, desta forma, minimizar os fortes impactos que as alterações climáticas têm vindo a gerar.
1 milhão de máscaras cirúrgicas (três camadas) descartáveis, 173 500 máscaras de proteção FFP, 9005 máscaras de proteção FFP2 com respirador, 1 milhão e 800 mil pares de luvas descartáveis, 2620 óculos de proteção, 2620 fatos de proteção, 778 termómetros infravermelhos e 2 ventiladores para o Serviço Nacional de Saúde;
3000 packs alimentares de emergência distribuídos a nível nacional (em parceria com a GNR) para idosos isolados em contexto de elevada vulnerabilidade social, ao abrigo do "Programa Apoio 65 – Idosos em Segurança", iniciativa do Ministério da Administração Interna. Ação sob a sigla "Juntos cuidamos de si";
5,5 toneladas de alimentos e 450 kits compostos por saco-cama, máscara reutilizável, gorro e luvas (parceria com a Comunidade Vida e Paz) para pessoas em situação de sem-abrigo;
25 000 máscaras (parceria com a Oxray) para escolas parceiras;
100 cabazes de Natal (parceria com a SCML) para famílias em contexto de fragilidade social.