Basquetebol Feminino

25 setembro 2021, 11h42

Festejos da equipa do Benfica

RESUMO DO JOGO

Está conquistada a primeira Supertaça de basquetebol feminino da história do Clube! Numa exibição de raça e ambição, o Benfica superou o Vitória de Guimarães por 77-75, neste sábado, 25 de setembro, no Pavilhão Engenheiro Augusto Correia, em Coimbra.

Primeiros minutos intensos, com o nervosismo a sentir-se em ambas as equipas. Tanto o Benfica como o V. Guimarães lutavam pela conquista da 1.ª Supertaça do respetivo palmarés, no jogo que marcou o arranque da época 2021/22 para as duas formações.

As encarnadas começaram mais fortes e o seu jogo foi o primeiro a ficar saliente no interior da quadra. A defensiva estava consistente e conseguia travar as várias investidas vimaranenses. Essa eficácia acabou por se transformar numa boa vantagem: 26-12 era o resultado ao término do 1.º quarto.

Aproveitando bem a diferença que levava, o Benfica conseguiu manter-se na dianteira no 2.º quarto. Ao intervalo, as águias ganhavam por 43-34.

Com público no Pavilhão Engenheiro Augusto Correia, os adeptos faziam-se ouvir e acentuavam a emoção do confronto pela Supertaça.

Benfica, equipa feminina de basquetebol, final da Supertaça

O Vitória, que não baixava os braços, regressou para a segunda parte com o fito de replicar. As atletas vimaranenses estavam focadas em encurtar distâncias e a pressão colocada, que gerava ressaltos ofensivos e surtia efeito, deixou tudo em aberto no final do 3.º quarto: 63-58.

Partida viva, intensa e cheia de incertezas nos últimos 10 minutos. O técnico Eugénio Rodrigues procurava soluções e mexia na equipa benfiquista. Num relance, o Vitória saltou para a liderança. Com raça, as águias reagiram, responderam e colocaram-se novamente na frente (76-73).

No último minuto, à cobrança de uma falta, bola para o Benfica, que, sem mexer no resultado, triunfou por 77-75 e conquistou a primeira Supertaça feminina de basquetebol do palmarés encarnado!

Grande destaque para Raphaella Monteiro, considerada MVP da partida, neste que foi o seu primeiro jogo oficial pelo Benfica, ao concretizar um total de 30 pontos e acumular 5 ressaltos ganhos.

Benfica, equipa feminina de basquetebol, final da Supertaça

DECLARAÇÕES

Eugénio Rodrigues (treinador do Benfica): "Este triunfo é motivante e importante para os meses que se seguem, que vão ser muito difíceis e com muito equilíbrio e competitividade. O lema desta temporada e para esta equipa, depois do que conquistaram ao ano passado e face esta nova vitória, é encarar todos os jogos e jogá-los como se fossem o último e ganhar todos eles como se fosse a primeira vitória."

"Reconhecer mérito e qualidade no adversário e saber, de antemão, que diferenças de 20 ou 15 pontos, nesta altura, não são reais. Sabíamos que o adversário ia reagir a qualquer momento, que íamos ter momentos menos bons e que teríamos de sobreviver emocionalmente e perceber o que está mal para voltar a reagir. Nesta altura da época ainda não há consistência, estamos a integrar as três jogadoras novas, e saber sobreviver a isso também é normal."

Benfica, equipa feminina de basquetebol, final da Supertaça

Joana Soeiro (capitã do Benfica): "Isto é uma equipa conhecida por lutar sempre até ao fim. Já encarámos este jogo sabendo isso. É uma fase precoce da época, há muita coisa a adquirir, a consolidar e a construir, mas esta vitória sabe muito bem. Continuamos com o mesmo objetivo: ganhar títulos e trazê-los para o Clube. Percebemos o que temos a melhorar, e estes jogos, em fase inicial da época, são ótimos para isso."

"Reparamos muito nos Benfiquistas. A claque pode até estar dividida na mesma quantidade numérica, mas os nossos adeptos são sempre os mais barulhentos e os que se ouvem mais, o que significa muito para nós."

Raphaella Moreira

Raphaella Monteiro (MVP da partida): "É uma felicidade muito grande poder regressar a um país que sempre me tratou muito bem. Estou muito feliz por estar a representar o Benfica. Daqui para a frente, é conquistar novos títulos."

"Tivemos de continuar a trabalhar, porque elas evoluíram no jogo e nós não conseguimos fazer a pontuação que fizemos no 1.º quarto, mas a meta era manter a diferença. Felizmente conseguimos o resultado e começámos esta época com o pé direito. Podem esperar sempre trabalho duro, uma equipa lutadora, unida e sempre junta, à procura do melhor."

Laura Ferreira

Laura Ferreira (extrema do Benfica): "Vai ser uma Liga renhida. Mérito do V. Guimarães que conseguiu uma segunda parte muito boa, mas nós conseguimos ficar com a nossa imagem, correr muito, e foi na defesa que nós ganhámos o jogo. É sempre bom começar a temporada com uma vitória e muito bom trazer a taça para o Benfica."

"Ainda temos muito para trabalhar, as três pessoas novas têm de se incorporar, mas estamos num bom caminho. Temos de ser humildes e continuar a trabalhar. Estávamos com saudades dos adeptos! Esperemos que venham mais, com segurança, sempre, mas esperamos por mais."

Benfica, equipa feminina de basquetebol, final da Supertaça

Marta Martins (base do Benfica): "Vínhamos preparadas para um jogo muito difícil com o Vitória. Elas estão continuamente nos pontos altos e uma final é muito imprevisível, mas tínhamos consciência do nosso trabalho, da nossa ambição e da vontade de darmos este troféu a quem nos apoia."

"Temos reforços, claro que vão levar o seu tempo a integrar-se e a perceber as dinâmicas, mas uma coisa boa é que toda a gente que vem e joga pelo Benfica sabe que é realmente diferente. Para mim, é o melhor clube do mundo. Está a correr tudo muito bem e, tendo em conta o nosso trabalho diário, vai correr muito bem."

"Para mim, ter público, sejam conhecidos ou não, é extraordinário. Ouvi-los cantar pelo Benfica é bom e emocionante. Sentir o carinho deles é muito bom e estamos agradecidas por eles terem vindo até Coimbra."

Benfica, equipa feminina de basquetebol, final da Supertaça

Benfica-V. Guimarães
77-75
Pavilhão Engenheiro Augusto Correia
Cinco inicial do Benfica
Joana Soeiro, Taylor Peacocke, Laura Ferreira, Raphaella Monteiro e Myriam Ackermann 
Suplentes
Carolina Gonçalves, Cynthia Dias, Marta Martins, Ana Barreto, Mariana Silva, Carolina Rodrigues e Maria Lopes 
1.º quarto 2.º quarto 3.º quarto 4.º quarto
 26-12 43-34  63-58  77-75
Pontuadoras do Benfica
Raphaella Monteiro (30), Marta Martins (12), Laura Ferreira (12), Joana Soeiro (6), Mariana Silva (6), Myriam Ackermann (6) e Taylor Peacocke (5) 

Texto: Rafaela Certã Alves
Fotos: FPB
Última atualização: 25 de setembro de 2021

Patrocinadores Basquetebol


Relacionadas

Futebol

Taça da Liga: antevisão de Jorge Jesus | #VSC-SLB

O Benfica venceu (1-3) o Vitória de Guimarães, na Cidade-Berço, na 7.ª jornada da Liga Bwin, mas, desta feita, para a 2.ª jornada do grupo A (fase 3) da Taça da Liga, Jorge Jesus sabe que terá um contexto competitivo "diferente". Mas o técnico, esperando um rival com o seu "melhor onze" e tendo de modificar a equipa em função da densidade competitiva a que tem estado sujeita, deixou claro, em declarações à BTV, que o coletivo "está preparado" para um embate "extremamente difícil".

Futebol

Por dentro do jogo com o Vizela

Um golo de Rafa, aos 90'+8', levou a crença Benfiquista à explosão de euforia de todos os que sentem e vivem o clube! Muitos deles estiveram em Vizela horas antes do início do duelo, demonstrando o seu amor. A receção à equipa do Benfica foi carregada de paixão e o 0-1 final, no desafio da 9.ª jornada da Liga Bwin, trouxe um sentimento de dever cumprido! Antes, durante e depois, os Benfiquistas disseram presente no apoio à equipa. Veja como se viveu nos bastidores, e não só, a missão Vizela!

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar