Basquetebol

17 janeiro 2022, 14h23

Norberto Alves com a equipa

Benfica e Sporting têm duelo europeu agendado para as 21h00 de quarta-feira, 19 de janeiro, em contexto da 3.ª jornada do grupo K da 2.ª fase da FIBA Europe Cup, e para os Sócios do Glorioso a entrada no Pavilhão Fidelidade é gratuita, mediante levantamento de bilhete. Na antevisão do confronto, o treinador Norberto Alves deu conta do panorama atual da equipa e traçou a postura de jogo dos seus comandados.

Após adiamento do dérbi (inicialmente marcado para o dia 11 de janeiro) devido à existência de vários casos de COVID-19 no basquetebol profissional do Sport Lisboa e Benfica, e consequente isolamento do grupo de trabalho, é com intensidade e agressividade para fazer frente ao jogo do Sporting que a equipa das águias entrará em campo. Recorde-se que os dois emblemas se encontraram pela última vez a 5 de janeiro, em partida da Liga Betclic.

"Foi uma semana em que não treinámos, fizemos apenas treinos individuais via zoom, cada um em sua casa, para não perdermos praticamente tudo em termos físicos. Foram oito dias em que não pudemos estar. Foi complicado de gerir em termos do que é a prestação da equipa. Em termos de moral dos rapazes e espírito de grupo, esses mantiveram-se sempre, a equipa é exemplar a esse nível. Temos este jogo com o Sporting na quarta, depois dois jogos da final four da Taça da Liga [Taça Hugo dos Santos], se formos à final, e logo a seguir o Oradea [FIBA Europe Cup] aqui em casa. São quatro jogos em oito dias depois de vir desta situação. Vai ser duro, a equipa terá de estar coesa, talvez fazer rotações mais curtas. Decisivo é termos o máximo de energia nestes jogos", detalhou Norberto Alves, aos microfones da BTV.

Basquetebol Benfica

"Vamos precisar de muita força da bancada. Sentimos a necessidade de ter cada vez mais gente para criarmos uma dinâmica positiva para podermos vencer"

Norberto Alves

"Vamos jogar contra uma equipa que venceu o último jogo, onde estivemos bem na primeira parte, mas não estivemos bem na segunda. Se há jogo em que precisamos de força e energia vinda das bancadas é este jogo. A mentalidade é preparar estes jogos para vencer, independentemente das circunstâncias, que são as que a nossa sociedade vive. Apesar da incapacidade de prever as coisas, temos de ter capacidade de nos adaptar. Essa é a palavra de ordem agora. Procurar rapidamente, dentro do que temos e do que fizemos bem e mal no outro jogo, melhorar o que fizemos mal, sermos mais intensos a partir da segunda parte. Quando a outra equipa aumenta a agressividade defensiva e usa a parte mais física do jogo, temos de responder na mesma moeda", determinou o técnico.

"O que é certo é que no fim do jogo, como se viu, acabámos as duas equipas com 23 faltas. A melhor maneira de responder à agressividade do jogo é nós também sermos agressivos. Se conseguirmos ser mentalmente mais fortes, estaremos mais próximos da vitória. Fomos para o intervalo a ganhar por quatro pontos e podíamos estar a vencer por uma margem muito mais confortável. Fizemos turnovers em contra-ataque, situações fáceis, e nós não o conseguimos fazer. No regresso do intervalo, houve aumento da agressividade defensiva deles, temos de responder", asseverou.

Basquetebol Benfica

Bilhetes para o jogo

Ver mais ›

O embate tem lugar no Pavilhão Fidelidade e a partida, próprio de dérbi, é emotiva. Por isso mesmo, Norberto Alves reforçou o apelo à presença dos Benfiquistas, para ajudarem a equipa a vencer.

"Precisamos, e nós, treinadores das modalidades, sentimos a necessidade, de ter cada vez mais gente para criarmos uma dinâmica positiva para podermos vencer. Na circunstância em que a equipa está, vamos ver. Mas vamos precisar de muita força da bancada. Quem trabalha com estes profissionais no dia a dia vê que eles são exemplares e precisam desse apoio", convidou.

Texto: Rafaela Certã Alves
Fotos: Victoria Ribeiro / SL Benfica
Última atualização: 17 de janeiro de 2022

Patrocinadores Basquetebol


Relacionadas

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar