Futebol

15 maio 2022, 22h22

Darwin e Rafa

Darwin e Rafa são dois nomes do SL Benfica gravados no topo de dois importantes rankings da temporada 2021/22 que agora termina. Sagraram-se, respetivamente, melhor marcador (26 golos) e melhor assistente (16 passes para golo) da Liga Bwin, um percurso analisado à lupa pelo Site Oficial.

Chegado ao Clube no início de 2020/21, vindo do Almería, Darwin cedo se destacou e entrou nos corações dos Benfiquistas. Ainda assim, a explosão deu-se nesta temporada. Aos 22 anos, o internacional uruguaio é um nome incontornável aquém e além-fronteiras, nomeadamente após a excelente campanha encarnada nesta edição da Liga dos Campeões – caiu nos quartos de final aos pés do Liverpool (4-6 no agregado das duas mãos) – e que teve em Darwin o expoente máximo do golo, com seis remates certeiros.

Feito este preâmbulo, é hora de regressar a terras nacionais e aos números do camisola 9 na Liga Bwin. Darwin faturou 26 golos em 28 jogos (média de 0,93 por jogo), sendo que para estes números em muito ajudaram os cinco bis e três hat-tricks. Contabilizou ainda quatro assistências, o que elevou a participação direta em golos do Benfica para 30.

Quando 2021/22 arrancou, Darwin ainda não estava disponível, devido a uma lesão. Falhou as duas primeiras jornadas, mas isso não foi impeditivo de ser o goleador da competição. O seu caminho até à glória começou a ser trilhado na 5.ª jornada, fora de casa, com o Santa Clara (0-5). Foi titular, bisou e saiu para os aplausos. Tomou-lhe o gosto e na ronda seguinte, na Luz, com o Boavista (3-1), mais dois tentos.

Darwin

Nas últimas cinco épocas, quatro tiveram um encarnado como melhor marcador. Darwin em 2021/22, Vinícius em 2019/20, Seferovic em 2018/19 e Jonas em 2017/18

Ficou quatro jogos em branco, mas voltou a faturar com o SC Braga (6-1); estreou-se nos hat-tricks logo a seguir, com o B SAD (0-7), situação que repetiu com o Famalicão (1-4). Regresso à Luz e bis ao Marítimo (7-1). Mais um jogo sem marcar para ganhar balanço para o que se seguiu… quatro jogos seguidos a fazer o gosto ao pé: Moreirense, Arouca, Tondela e bis com o Santa Clara.

Por esta altura já Darwin era o rei do golo da Liga portuguesa, mas queria mais. Apontou um bis com o V. Guimarães (3-0), um novo hat-trick com o B SAD (3-1) e faturou com o SC Braga, com o Sporting e com o Marítimo. Ao todo, 26 golos!

Todavia, as 26 finalizações do avançado têm as suas especificidades e características, que o Site Oficial analisou. Assim, Darwin concluiu a Liga Bwin com 16 golos apontados com o pé direito, cinco com o pé esquerdo e cinco de cabeça, aspetos que o podem definir como um jogador bastante completo e com várias valências quando dentro da grande área.

Por ser um ponta de lança e um predador na hora de atirar à baliza contrária, o camisola 9 apontou 25 dos seus 26 golos na grande área e só um foi do meio da rua; curiosamente, revelou a mesma apetência para faturar no Estádio da Luz ou longe de casa, dado que anotou 13 golos a jogar na condição de visitado e o mesmo número como visitante.

benfica-marítimo-15-jornada

Darwin concluiu a Liga Bwin com 16 golos apontados com o pé direito, cinco com o pé esquerdo e cinco de cabeça

E na hora de marcar há preferência? Darwin gosta de despachar o golo e, como tal, faturou mais vezes na 1.ª parte do que na 2.ª parte, mas os números não são muito desequilibrados. Registou 15 nos primeiros 45 minutos e 11 na etapa complementar. Dos 26 tentos, quatro foram através de grandes penalidades.

Por jogar perto da área, Darwin é muitas vezes servido pelos colegas antes de finalizar. Esse cenário foi uma realidade em 19 dos 26 golos, num total de 11 assistentes. Neste aspeto, Rafa foi quem mais "alimentou" o uruguaio, com seis assistências, seguindo-se Everton, Taarabt e João Mário, todos com duas; Lucas Veríssimo, Diogo Gonçalves, Weigl, Grimaldo, Yaremchuk, Gilberto e Vertonghen contribuíram com um passe para golo cada.

Com um ADN coletivo virado para o ataque, não surpreende que, em tantas ocasiões, seja um futebolista do Benfica o melhor marcador do Campeonato Nacional. Limitando a análise aos anos mais recentes, a época que agora finda encontra paralelo em 2019/20, 2018/19 e 2017/18. Ou seja, nas últimas cinco temporadas, quatro tiveram um encarnado como melhor marcador. Vinícius venceu o prémio em 2019/20, com 19 golos, Seferovic em 2018/19, com 23 tentos, e Jonas em 2017/18, com 34 remates certeiros.

Rafa

FAROL RAFA FOI MAIS GENEROSO

Ao prémio de melhor marcador o Benfica juntou o de melhor assistente da Liga Bwin. Em 2021/22, a coroa foi conquistada por Rafa, com 16 assistências, repetindo o que fizera Pizzi em 2019/20 e em 2018/19, logrando, assim, as águias três "prémios" de melhor assistente da Liga portuguesa nas últimas cinco épocas.

O camisola 27 das águias, ausente por lesão nas derradeiras rondas da prova, semeou o suficiente a tempo e horas para colher o primeiro lugar no ranking, alcançando, assim, o melhor registo de assistências na sua carreira. No Benfica desde 2016/17, foi a primeira vez que Rafa ultrapassou a dezena de passes para golo.

Benfica-Marítimo

As 16 assistências do internacional português tiveram oito recetores, sendo que Darwin foi o mais servido por Rafa: seis passes para golo

As 16 assistências do internacional português tiveram oito recetores, sendo que Darwin foi o mais servido por Rafa: seis passes para golo. O ucraniano Yaremchuk recebeu três passes para finalizar e Seferovic dois. João Mário, Everton, Gilberto, Gonçalo Ramos e Taarabt foram brindados por um passe de Rafa para o golo.

Analisando, ainda, as assistências feitas pelo veloz médio atacante, percebe-se que realizou mais fora de casa do que no Estádio da Luz, mas o desequilíbrio é tangente. Das 16, nove tiveram lugar nos jogos fora e sete em casa, mas, curiosamente, a partida em que Rafa realizou mais passes decisivos, e que resultaram em festejos, foi na Catedral, na goleada ao Marítimo (7-1): quatro assistências.

Texto: Marco Rebelo
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 16 de maio de 2022

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar