Futebol Formação

30 novembro 2025, 17h38

União de Leiria-Benfica B

João Rego cabeceia a bola

RESUMO DO JOGO

Liga 2
12.ª jornada
RESULTADO FINAL
INT: 1-1
União de Leiria 2
Benfica B 2
Marcadores
Lucho Vega 36'
Zé Pedro 55' 
 Gonçalo Oliveira 45'+7'
Jelani Trevisan 59'

Num desafio muito emotivo, o Benfica B deu mostras de enorme determinação e empatou com a União de Leiria (2-2), no jogo da 12.ª jornada da Liga 2, disputado no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, neste domingo, 30 de novembro.

Diante de um rival com aspirações à subida de Divisão, como referiu Nélson Veríssimo na antevisão da partida, as jovens águias souberam enfrentar as contrariedades e evidenciar crença para igualar o desafio.

Em Leiria, o treinador encarnado escalou o seguinte onze: Diogo Ferreira, Joshua Wynder, João Fonseca, Gonçalo Oliveira, Eduardo Fernandes, Diogo Prioste, João Veloso, Obrador, Kevin Pinto, Jelani Trevisan e João Rego.

A primeira ocasião de golo pertenceu ao Benfica B. Aos 9', o remate cruzado de Eduardo Fernandes foi desviado por um defesa para canto.

A formação da casa respondeu por intermédio de Juan Muñoz, aos 12'. De fora da área, atirou para defesa segura de Diogo Ferreira.

O duelo estava muito equilibrado, mas os comandados de Nélson Veríssimo mostravam muito querer nas aproximações à área adversária. Aos 22', após canto batido por Obrador, um defesa da União de Leiria cortou o esférico perto da linha de baliza, num lance em que João Rego ficou caído na grande área, sem que tenha sido considerada infração por parte da equipa de arbitragem.

No minuto seguinte, na execução de um livre direto, João Veloso atirou colocado. A bola embateu no poste.

Diogo Prioste

O Benfica B tinha mais iniciativa e, aos 32', João Rego colocou a bola na área, esta sobrou para Eduardo Fernandes, que não conseguiu atirar para o fundo da baliza.

Apesar do ascendente, de bola parada, aos 36', o Benfica B sofreu o 1-0. Canto à esquerda e Lucho Vega, de cabeça, na grande área, conseguiu faturar.

Pouco depois, aos 41', Juan Muñoz tentou fazer um chapéu a Diogo Ferreira, mas o esférico passou sobre a trave.

Em desvantagem no marcador, as águias batalharam pelo golo. Na sequência de um livre cobrado por Diogo Prioste, Bravim sacudiu a bola, que sobrou para Jelani Trevisan. O avançado fez um passe atrasado para Gonçalo Oliveira, que, de primeira, atirou de pé esquerdo e fez balançar as redes (1-1, aos 45'+7').

Tudo empatado ao intervalo.

No recomeço, o Benfica B evidenciou grande ímpeto e procurou a reviravolta. Porém, aos 52', num lance com Maga, Eduardo Fernandes foi admoestado com cartão vermelho direto.

Em inferioridade numérica, o Benfica B sofreu o 2-1, num canto em que Diogo Ferreira fica a queixar-se de infração na pequena área, não sancionada. A bola chegou aos pés de Zé Pedro, que marcou (55').

Jelani Trevisan

Pese mais uma adversidade, a reação das águias foi notável. Aos 59', num livre em zona lateral, Jelani Trevisan cabeceou e a bola entrou na baliza. Não foi considerado golo, a jogada prosseguiu e Joshua Wynder viu cartão amarelo por travar um oponente.

No entanto, o árbitro Diogo Araújo reverteu as decisões, validando o golo e retirando a sanção disciplinar ao central. "Após revisão VAR, a bola entra na baliza. Decisão final: golo e cancelar o cartão amarelo ao n.º 66", comunicou.

Logo depois, Bravim negou o 2-3 às águias. João Fonseca cabeceou à baliza e viu o guarda-redes adversário negar-lhe o tento.

Com mais um jogador em campo, a União de Leiria acelerou e aos 76', Jair Silva rematou de cabeça perto do poste esquerdo.

Aos 79', Gonçalo Oliveira travou o remate de Juan Muñoz, protagonizando um fantástico corte. Na recarga, Diogo Ferreira tapou a baliza.

O guarda-redes encarnado voltou a travar os intentos de Dieu Michel (85'), com uma valorosa intervenção.

Com Ivan Lima veloz pelas alas e a projetar os encarnados para o ataque, aos 88', numa bela iniciativa individual, o avançado quase marcou. Bravim aplicou-se e negou-lhe o golo.

Dividido até ao final, o desafio terminou com a divisão de pontos e sem mais remates certeiros.

Diogo Ferreira foi eleito o Homem do Jogo

Na próxima ronda da Liga 2, o Benfica B recebe a UD Oliveirense, no sábado, 6 de dezembro, no Benfica Campus. Antes, na quarta-feira, 3 de dezembro, as águias defrontam o Nottingham Forest na 1.ª jornada do Grupo C da Premier League International Cup, Loughborough University.

Nélson Veríssimo

DECLARAÇÕES

Nélson Veríssimo (treinador do Benfica B): "Acreditámos sempre, que mesmo em desvantagem, podíamos ir à procura de outro resultado. E os jogadores estão de parabéns pela forma como se bateram aqui hoje, em igualdade numérica e em inferioridade numérica, contra uma equipa que naturalmente vai andar a lutar para subir de Divisão. Mostraram, frente a um adversário forte, aquilo que é a mentalidade que nos tem guiado. Não conseguimos mais do que aquilo que estávamos à procura, ou seja, lutar pelos 3 pontos. Jogar em inferioridade numérica perante este adversário é muito difícil. Ainda assim, perante essa inferioridade, a equipa mais uma vez conseguiu reagir e chegar ao golo do empate. Nós fomos criando algumas oportunidades, mesmo em inferioridade numérica, para fazer um novo golo que nos dava a vitória. Naturalmente, o Leiria, pela superioridade, pela qualidade dos seus jogadores e pela forma como o treinador começou a posicionar os seus jogadores, a procurar mais posicionamentos pelos corredores laterais para criar desequilíbrios, vantagens numéricas, causou-nos algumas dificuldades. Mas a equipa soube, como se diz no futebol, dar as mãos, acreditar que era possível. Acabámos por levar daqui um ponto, num jogo em que, sinceramente, enquanto equipa, temos de começar a rever aquilo que é a nossa abordagem nos cantos ofensivos. Já é o segundo golo que sofremos numa falta sobre o guarda-redes que não é marcada. Aconteceu com o Vizela e hoje aqui. E provavelmente nós é que estamos errados naquilo que é a nossa interpretação e temos de reformular aquilo que é a nossa abordagem nesse momento de bola parada, nomeadamente nos cantos e também nos livres. Dar os parabéns à equipa pelo que foi o jogo, pela entrega que tiveram, pelo ponto conquistado em inferioridade numérica contra um adversário de valor. Agora temos de continuar o nosso caminho."

Diogo Prioste (capitão do Benfica B): "Um grande jogo da nossa parte, grande entrada no jogo, sempre à procura do golo, grande entrada também na segunda parte, sempre à procura do golo, por cima do jogo, a criar as nossas oportunidades. Infelizmente, depois tivemos a expulsão. Continuámos sempre até ao fim à procura do golo, sempre concentrados em nós. Acima de tudo, destacar o grande trabalho da equipa, o esforço de todos, e sem dúvida que ainda é um caminho muito longo e vamos continuar a trabalhar para melhores resultados. Muito feliz pelo ponto que conquistámos."

Diogo Ferreira

Diogo Ferreira (guarda-redes e Homem do Jogo): "Claro que é sempre importante ter troféus individuais, mas acho que o mais importante é a exibição da equipa, é a cada dia estarmos mais juntos, estarmos mais coesos, acho que isso é realmente a vitória de hoje e o prémio de hoje."

Jelani Trevisan

Liga 2 | 12.ª jornada | 30/11/2025
União de Leiria-Benfica B
2-2
Estádio Dr. Magalhães Pessoa
Onze do Benfica B
Diogo Ferreira, Joshua Wynder, João Fonseca, Gonçalo Oliveira, Kevin Pinto (Ivan Lima, 63'), Diogo Prioste, João Veloso (Martim Ferreira, 90'+3'), Obrador, Eduardo Fernandes, Jelani Trevisan (Francisco Silva, 63') e João Rego (Tiago Freitas, 77')
Suplentes
Ricardo Ribeiro, Francisco Neto, Olívio Tomé, Gonçalo Moreira, Martim Ferreira (90'+3'), Tiago Freitas (77'), Tiago Parente, Ivan Lima (63') e Francisco Silva (63')
Treinador do Benfica B
Nélson Veríssimo
Onze da União de Leiria
Bravim, Maga, Víctor Rofino (Genaro, 27'), Zé Pedro, João Silva (Habib Sylla, 80'), Jordan, Albert Lottin (João Santos, 80'), Daniel Borges, Lucho Vega (Jair Silva, 56'), Pablo Fernández (Dieu Michel, 80') e Juan Muñoz
Suplentes
Jakob, Sema, Genaro (27'), Jair Silva (56'), Bernardo, Miguel Pires, Habib Sylla (80'), João Santos (80') e Dieu Michel (80')
Ao intervalo 1-1
Golos
Benfica B: Gonçalo Oliveira (45'+7') e Jelani Trevisan (59'); União de Leiria: Lucho Vega (36') e Zé Pedro (55')
Factos relevantes
Benfica B: cartão vermelho exibido a Eduardo Fernandes (52') 
Boletim clínico do Benfica B
Leandro Martins (lesão muscular na coxa direita) 

black-friday-benfica

Texto: Redação
Fotos: Liga Portugal e Aequivo / SL Benfica
Última atualização: 30 de novembro de 2025

Patrocinadores principais do Futebol Formação


Relacionadas