Andebol

02 dezembro 2025, 21h22

Benfica-MT Melsungen

Miguel Sánchez

EHF European League
Grupo E
6.ª jornada
RESULTADO FINAL
INT: 11-13
Benfica 26
MT Melsungen 30

Na 6.ª e última jornada da fase de grupos da EHF European League, o Benfica perdeu com o MT Melsungen, por 26-30. O jogo decorreu nesta terça-feira, 2 de dezembro, no Pavilhão n.º 2 da Luz.

Garantida a presença na Main Round, fruto dos 6 pontos obtidos em 5 jornadas do Grupo E, o Benfica recebeu o MT Melsungen, 1.º classificado com registo apenas de vitórias. Na antevisão, Jota González tinha salientado a importância de as águias conquistarem os 2 pontos, numa "partida complicada".

Na Luz, o treinador encarnado lançou Gustavo Capdeville, Miguel Sánchez, Christopher Hedberg, Ander Izquierdo, Javi Rodríguez, Pau Oliveras e Reinier Taboada de início.

O jogo teve um começo equilibrado, com os guarda-redes a apresentarem-se em bom plano na defesa de livres de 7 metros. No minuto 3, Kristóf Palasics travou o intento a Miguel Sánchez e aos 5' foi Gustavo Capdeville a negar o golo a Florian Drosten. Disputados 7 minutos, o resultado era de 1-2.

Benfica-MT Melsungen

Defensivamente organizados, os alemães dificultavam a entrada das águias na área. Aos 8', a jogar de forma ponderada e a trocar a bola à procura de soluções, o Benfica igualou, com um golo de Ander Izquierdo (2-2). Com o jogo empatado a 4-4, o guardião encarnado defendeu os remates de Nikolaj Enderleit e Arnar Arnarsson. Na baliza dos visitantes, repetiu-se a proeza: Javi Rodríguez e Stiven Valencia esbarraram em Kristóf Palasics.

Seguiu-se um momento de maior caudal ofensivo do MT Melsungen, que colocou o resultado em 4-7, obrigando Jota González a pedir desconto de tempo. Reorganizadas, as águias encostaram a 6-7, com tentos de Alejandro Barbeito e Fábio Silva. Chamado a defender a baliza encarnada num livre de 7 metros, Rangel da Rosa também se mostrou figura importante, impedindo o golo de Florian Drosten. Com 22 minutos jogados, o resultado era de 7-8, destacando-se as grandes exibições dos guarda-redes.

Mantendo a toada, ao intervalo o marcador apontava 11-13.

Benfica-MT Melsungen

O reatamento não correu de feição aos comandados por Jota González, que, em 9 minutos, apenas conseguiram marcar 1 golo face aos 6 do MT Melsungen (12-19). A jogar rapidamente no contra-ataque, o Benfica reduziu para 15-20 e com um parcial de 4-0 colocou as contas em 19-22. Mas o desperdício, com alguns remates a saírem por cima e ao lado, acabou por beneficiar os forasteiros (19-25).

Era preciso reagir e foi na defesa – mais fechada e organizada – que os encarnados encontraram forma de atenuar a diferença. A 5 minutos do fim, 4 golos separavam os dois coletivos (22-26) e aproveitando a inferioridade numérica do MT Melsungen, o Benfica encurtou para 23-26. A recuperação, no entanto, pecou por tardia e não evitou a derrota benfiquista, por 26-30.

O Benfica termina a fase de grupos com 6 pontos, obtidos nas vitórias ante FCT-Green Collect (38-25) e HF Karlskrona (32-34 e 36-33). Na Main Round da EHF European League, os encarnados vão fazer parte do Grupo III, onde estão também o MT Melsungen (Alemanha), o HC Vardar 1961 (Macedónia do Norte) e o IFK Kristianstad (Suécia). O início desta etapa está marcado para 17 de fevereiro de 2026.

No sábado, 6 de dezembro, os encarnados visitam o FC Gaia, em jogo da 14.ª jornada da 1.ª fase do Campeonato Nacional, agendado para as 18h00.

Benfica-MT Melsungen

DECLARAÇÕES

Jota González (treinador do Benfica): "O Melsungen mostrou a equipa que é. Uma equipa de máximo nível. Creio que há muita diferença entre eles e nós. Eles tiveram muita qualidade no lançamento, no um contra um. Os jogadores tentaram de tudo e deram tudo. O [Kristóf] Palasics também fez uma grande partida, travou muitas bolas e, no final, passamos de fase, algo que já sabíamos, mas com 0 pontos contra a equipa que creio ser a favorita na próxima fase. Espero que possamos recuperar os nossos laterais-direitos na 2.ª volta. Temos uma equipa com muitas baixas."

Benfica-MT Melsungen

EHF European League | Grupo E (6.ª jornada) | 02/12/2025
Benfica-MT Melsungen
26-30
Pavilhão n.º 2 da Luz
Formação inicial do Benfica
Gustavo Capdeville, Miguel Sánchez, Christopher Hedberg, Ander Izquierdo, Javi Rodríguez, Pau Oliveras e Reinier Taboada 
Suplentes
 Rangel da Rosa, Gabriel Cavalcanti, Stiven Valencia, Bélone Moreira, Alejandro Barbeito, Fábio Silva, Alexis Borges, El Korchi e Edijeso Quaresma
Treinador do Benfica
Jota González
Formação inicial do MT Melsungen
Kristóf Palasics, Nikolaj Enderleit, Adrián Sipos, Dimitri Ignatow, Uladzislau Kulesh, Arnar Arnarsson e Olle Forsell
Suplentes
Pawel Krawczyk, Rubén Marchán, David Mandic, Dainis Kristopans, Florian Drosten, Bruno Eickhoff, Mohamed Darmoul, Timo Kastening e Sadou Ntanzi
Ao intervalo 11-13
Marcadores do Benfica
Reinier Taboada (9), Alejandro Barbeito (6), Javi Rodríguez (4), Ander Izquierdo (3), Christopher Hedberg (1), Stiven Valencia (1), Bélone Moreira (1) e Fábio Silva (1)

Texto: Redação
Fotos: Cátia Luís / SL Benfica
Última atualização: 2 de dezembro de 2025

Patrocinadores Andebol


Relacionadas