Futebol Formação

02 dezembro 2025, 16h57

Sub-23

João Afonso

RESUMO DO JOGO

Liga Revelação
Série B da 1.ª fase
14.ª jornada
RESULTADO FINAL
INT: 0-1
Estrela da Amadora 0
Benfica 2
Marcadores
João Afonso 25'
Gustavo Ferreira 85'

A equipa Sub-23 do Benfica visitou, nesta terça-feira, 2 de dezembro, o Estádio das Seixas, para medir forças com o Estrela da Amadora, em jogo da 14.ª jornada da Série B da 1.ª fase da Liga Revelação. João Afonso (25') e Gustavo Ferreira (85') assinaram os golos do triunfo das águias (0-2).

Nas escolhas iniciais, destaque para as cinco estreias absolutas promovidas por Vítor Vinha: Dinis Telehovschi (18 anos), Nilson Semedo (17 anos), Tiago Rodrigues (16 anos), Isaac Ferreira (16 anos) e João Pedro Gonçalves (18 anos) somaram os primeiros minutos na Liga Revelação.

Aos 10', grande penalidade assinalada a favor do Benfica, a castigar uma falta sobre João Afonso. Bom lance individual do avançado, que, após driblar dois adversários, foi rasteirado no interior da área. Chamado à conversão, Diogo Rocha atirou ao poste.

Com mais bola e maior domínio territorial, os benfiquistas acabaram por chegar ao primeiro. Jogada na direita do ataque encarnado, o esférico chegou a Dinis Telehovschi, que cruzou para o interior da área, onde surgiu João Afonso a pentear a bola para o fundo das redes (0-1, aos 25').

Embora com mais tempo dentro do meio-campo adversário, as águias não voltaram a criar qualquer situação de golo na etapa inicial; o Estrela também não desenhou nenhuma, e o desafio foi para o descanso com o 0-1 no marcador.

Logo após o reatamento, o Benfica esteve muito perto de aumentar a contagem. Tiago Rodrigues recebeu a bola no lado direito do ataque, fletiu para o meio e, a vários metros da baliza, rematou forte e colocado, mas a bola foi devolvida pelo poste. Era um grande golo (48').

Sub-23

Na resposta tricolor, remate de Ivanildo Siga, para boa estirada de Arnas Voitinovicius, a negar o empate (50').

Já dentro da última meia hora de jogo, o guarda-redes encarnado voltou a evidenciar-se, travando, com uma enorme defesa, um remate à queima de Ivanildo Siga (64').

Aos 79', Gil Neves avançou pelo lado esquerdo do ataque, tirou 3 adversários do caminho, deu para o João Afonso, que, de primeira, atirou a rasar o poste esquerdo da baliza do Estrela.

Neste momento, o treinador Vítor Vinha já havia voltado a permitir que mais 2 jogadores fizessem a sua estreia pelos Sub-23 do Benfica, neste caso, Diego Castel-Branco (17 anos) e André Vakulyuk (18 anos), que entraram aos 73 minutos.

O Benfica havia mesmo de chegar ao 0-2. Arrancada de Diego Castel-Branco pelo meio, correndo vários metros com a bola controlada e a dar para a esquerda, onde Isaac Ferreira recebeu, entrou na área e colocou na cabeça de Gustavo Ferreira, que penteou para o fundo das redes (0-2, aos 85').

Após o golo, novo momento de registo: Miguel Galinho (16 anos) jogou os seus primeiros minutos na Liga Revelação.

Até ao final, as jovens águias continuaram a controlar o desafio, não permitindo grandes veleidades ao Estrela da Amadora, terminando a vencer por 0-2.

Os Sub-23 encarnados voltam a entrar em campo nesta sexta-feira, 5 de dezembro, às 15h00, com a receção ao Portimonense, para o desafio da 15.ª jornada da Série B da 1.ª fase da Liga Revelação.

Liga Revelação (1.ª fase) | Série B | 14.ª jornada | 02/12/2025
Estrela da Amadora-Benfica
0-2
Estádio das Seixas
Onze do Benfica
Arnas Voitinovicius, Juvenal Correia (Guilherme Castro, 73'), Diogo Rocha, Dinis Telehovschi, Nilson Semedo, Gil Neves, Isaac Ferreira (Miguel Galinho, 86'), Tiago Rodrigues (André Vakulyuk, 73'), João Afonso, João Pedro Gonçalves (Diego Castel-Branco, 73') e Gustavo Ferreira (Jair Monteiro, 86')
Suplentes
Gonçalo Sobral, Guilherme Castro (73'), Miguel Galinho (86'), André Vakulyuk (73'), Jair Monteiro (86') e Diego Castel-Branco (73')
Treinador do Benfica
Vítor Vinha
Onze do Estrela da Amadora
Rui Vieira, Leandro Saune, João Vale, Hélio Andrade, Francisco Machado, Laurantino, Simão Pedro (Tomás Caturra, 90'), Sami (Elton Bessunha, 80'), Tiago Pinto (Henrique Poniewas, 73'), Aires Nanque (Amadu Camará, 80') e Ivanildo Siga (Emerson Vanga, 73')
Suplentes
Afonso Manso, Tomás Caturra (90'), Mendi, Leon Zietk, Leonardo Neves, Gonçalo Martins, Henrique Poniewas (73'), Elton Bessunha (80'), Emerson Vanga (73'), Amadu Camará (80'), Lucas Loureiro e Sandro Santos
Ao intervalo 0-1
Golos
Benfica: João Afonso (25') e Gustavo Ferreira (85')

Texto: Redação
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 2 de dezembro de 2025

Patrocinadores principais do Futebol Formação


Relacionadas