O Sport Lisboa e Benfica sempre teve na sua História, uma preocupação com o seu impacto na sociedade, e soube acompanhar os desafios que a todos nós dizem respeito.
A adoção de práticas de gestão ambiental nunca foi exceção e sempre foi encarada de uma forma natural e espontânea pelo SLB nas suas atividades. Sabemos por isso, que perante a emergência dos desafios climáticos que afetam o nosso planeta e o nosso quotidiano, as responsabilidades do Grupo Benfica em contribuir para diminuir o impacto das nossas atividades nas futuras gerações são acrescidas.
A nossa visibilidade na comunidade urbana onde nos inserimos, bem como o facto de sermos uma das maiores instituições desportivas da Europa e do mundo, levou-nos a ser ainda mais exigentes em ser parte ativa da solução. Foi nesse âmbito que em 2019 nasceu o projeto ECO Benfica.
O objetivo do ECO Benfica é apoiar toda a organização na gestão equilibrada e sustentável dos recursos, monitorizando o desempenho e impacto ambiental do Grupo Benfica. Através de várias iniciativas, procuramos responder às expetativas dos nossos stakeholders, e tornarmo-nos uma referência nacional e internacional também na Sustentabilidade Ambiental.
Desde os primeiros dias de vida do ECO Benfica, que se registou uma grande adesão e entusiasmo interno e externo aos projetos a implementar e à sua envolvência.
Infelizmente, a pandemia da COVID-19 deixou-nos a todos em suspenso, pelo que o ECO Benfica teve de esperar para poder envolver de forma direta os seus sócios e adeptos no seu projeto de sustentabilidade ambiental.
Superadas as restrições impostas pela pandemia da COVID-19, estamos de volta à máxima força, pelo que foi criado este separador no site do SL Benfica para que todos se possam inteirar do decorrer do projeto e contribuir para o desenvolvimento do ECO Benfica.
Para isso, convidamos todos os nossos stakeholders, colaboradores e adeptos a enviar as suas ideias e contributos para o e-mail ecobenfica@slbenfica.pt.
Em 2019, aquando da criação do projeto ECO Benfica, Portugal entrou em crédito ambiental a 25 de maio, 21 dias mais cedo do que em 2018.
Em 2023, o país entrou em crédito ambiental a 7 de maio...18 dias mais cedo do que em 2019.
Não podemos perder mais tempo. Com o empenho de todos, seremos Campeões também na Sustentabilidade!