Artigo adicionado ao teu carrinho

Utilização de águas pluviais

O Sport Lisboa e Benfica tem presente que a água, como principal fonte de vida, é um recurso indispensável à Humanidade, sendo a água potável um bem relativamente escasso e do qual se torna urgente fazer a melhor e mais responsável gestão possível.

É do conhecimento geral que as estruturas desportivas são grandes consumidoras de água, em especial os estádios de futebol, devido às suas particularidades e necessidades.


Assim, pode-se destacar o projeto de utilização de águas pluviais para a limpeza das bancadas do Estádio da Luz.


Para além de ser uma medida de gestão hídrica, é também, por exemplo, uma medida de gestão energética uma vez que a energia necessária para o funcionamento deste sistema de água é muito menor comparativamente com a que é necessária para o funcionamento do sistema de abastecimento público.


Para além da questão energética, a captação de águas pluviais contribui também, mais uma vez a título de exemplo, para o controle de inundações, sendo que parte da água potencialmente responsável pelo escoamento superficial é captado e armazenado.


No Benfica Campus, atualmente, também se faz este tipo de reaproveitamento, embora ainda de forma residual. As águas pluviais são captadas a partir da lagoa existente e são utilizadas apenas para a rega dos jardins, uma vez que apesar de também serem filtradas, continuam a apresentar algum nível de impurezas.