Artigo adicionado ao teu carrinho

Canoagem

É uma modalidade que existe desde 2010 e que está integrada no projeto Benfica Olímpico. Tem como principais canoístas Teresa Portela, João Ribeiro, Fernando Pimenta, Messias Baptista, Pedro Casinha e João Alves Duarte, com os três primeiros a terem marcado presença nos Jogos Olímpicos de 2016.

O início da prática de canoagem no SL Benfica está ligado à contratação de Joana Vasconcelos, em janeiro de 2010. Nesse ano, a atleta benfiquista levou as cores nacionais ao lugar mais alto do pódio, ao conquistar a I Taça do Mundo de Velocidade e o Campeonato da Europa de Sub-23.


Dois anos depois, o leque de canoístas foi aumentado com os ingressos de Teresa Portela, Bruno Rafael e João Ribeiro. A 24 de março de 2010, Teresa Portela garantiu o primeiro título de “águia ao peito”, ao sagrar-se campeã nacional de fundo, após concluir a prova de 5km em 23m02s. No mês seguinte, os “encarnados” tiveram uma excelente prestação na Taça de Portugal de Regatas em Linha, com Teresa Portela a triunfar em K1 200m e K1 500m, e com João Ribeiro a replicar os triunfos em masculinos. Os atletas benfiquistas ganhariam, ainda, em K1 200m, K1 500m e K1 1000m, no Campeonato Nacional de Regatas em Linha, que se realizou em julho. A elevada qualidade dos “encarnados” tem-se traduzido em vitórias recorrentes, tanto a nível nacional como internacional.


Em 2018, a canoagem no Clube ganhou maior dimensão com a contratação de Fernando Pimenta, figura máxima da modalidade em Portugal e considerado um dos melhores canoístas do mundo. Messias Baptista logo no seu ano de estreia, em 2019, alcançou o ouro no Campeonato Nacional de Velocidade em três categorias. O bronze alcançado por Pimenta nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021, foi um enorme marco e a demonstração da excelência do trabalho que tem sido desenvolvido. Em 2025, os benfiquistas têm subido ao lugar mais alto do pódio tanto nas competições nacionais quanto internacionais. Fernando Pimenta, após se ter sagrado campeão nacional de fundo pela 17.ª vez consecutiva, conquistou o Campeonato do Mundo de Maratona, em Gyor, Hungria, em K1 Curta Distância e K2 Longa Distância. No Campeonato do Mundo de Velocidade, em Milão, Itália, também realizaram uma prestação estupenda ao vencerem nas distâncias de K4 500m (Pedro Casinha, Messias Baptista e João Ribeiro) e em K2 500m (Messias Baptista e João Ribeiro).

Contactos

932 401 904 (chamada para rede móvel nacional)

canoagem@slbenfica.pt