Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Centros de treino desenvolvidos pelo Benfica em Lagoa e Vouzela destinaram-se aos escalões de Sub-13, Sub-14 e Sub-15.
28 julho 2021, 14h19
Escalão Sub-15
Escalão Sub-14
Escalão Sub-13
"Há que realçar a capacidade de adaptação e inovação por parte do Benfica que, de uma forma muito célere, conseguiu projetar um enquadramento para os nossos jogadores que desenvolvem atividade em Lisboa e, em simultâneo, a criação de dois estágios descentralizados, um a sul e um a norte do país", elogia Rodrigo Magalhães, coordenador do Departamento de Iniciação do Clube, em declarações prestadas à BTV.
Tiago Pina, treinador dos Sub-15 do Benfica, explica que as épocas destes escalões basearam-se na articulação entre "o treino em casa durante a semana" e os "treinos presenciais ao fim de semana" nestes estágios.
"Neste final de época, quando tivemos a possibilidade de ter jogos, criámos um calendário de jogos particulares com equipas de idade superior (por vezes três ou quatro anos mais velhas) e acabámos por ter um estímulo competitivo relevante nesses momentos, que acaba por colmatar, não a 100 por cento, a falta de competição", acrescenta o treinador.
Para além do futebol, estes estágios tiveram também outras atividades como stand up paddle, orientação noturna, ida à piscina, aulas de hidroginástica, dança, futsal ou futebol de praia, que, na ótica de Tiago Pina, contribuem para a criação de um "espírito de grupo mais desenvolvido e potenciado" e, na opinião de Rodrigo Magalhães, proporcionam "o desenvolvimento da vertente pessoal, social e humana" dos jovens.
Deste modo, "o balanço é muito positivo", tal como explana o secretário técnico do Departamento de Iniciação das águias, Nuno Silva: "O Clube soube, desde cedo, responder àquilo que são os desafios desta pandemia. Tivemos a dificuldade de ter de concentrar todos os fins de semana os rapazes e, nesse período, logisticamente, tivemos a capacidade de responder sempre da melhor forma. Terminámos o ano com um megaestágio onde pudemos proporcionar diferentes atividades e acabar num contexto mais lúdico e recreativo, sem esquecer aquilo que é o grande objetivo, que é a formação dos rapazes."
Tiago Pina concorda com esta ideia e enaltece que "todos os elementos da equipa, jogadores, staff e direção, conseguiram ter uma adaptação muito rápida à realidade".
Rodrigo Magalhães também corrobora o sucesso desta iniciativa e concluiu que os atletas encarnados, "em comparação com o padrão normal a nível nacional, acabaram por se desenvolver de uma forma diferenciada".
Vouzela, uma das autarquias com quem o Clube colaborou para a realização destes estágios, "é um concelho do interior que se orgulha de receber sempre bem, mas, também nesta área do desporto, estar nos melhores patamares e trabalhar com as instituições mais prestigiadas de Portugal, como é o Benfica", explica Rui Ladeira, presidente da Câmara Municipal de Vouzela.
Já Luís Encarnação, presidente da Câmara Municipal de Lagoa, clarifica que "o apoio que Lagoa dá para este estágio é precisamente fornecer os seus equipamentos desportivos, todos estão à disposição para este projeto", que acolhe "com muito carinho e que é extremamente importante para aquilo que é a estratégia de desenvolvimento desportivo" do concelho.
28 julho 2021
Imagens dos estágios em Vouzela e Lagoa
Texto: Simão Vitorino
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 11 de março de 2025