Clube

20 novembro 2021, 13h16

Cerimónia de Entrega dos Emblemas de dedicação

O Pavilhão Fidelidade foi o palco de uns dos dias de maior Mística e Benfiquismo existentes na História do Sport Lisboa e Benfica. Neste sábado, 20 de novembro, 971 Sócios foram agraciados com os Anéis de Platina e os Emblemas de Ouro e Prata pelos 75, 50 e 25 anos de associativismo. Devido à pandemia, este momento solene, que acontece sempre por ocasião do aniversário do Clube, fora adiado. 

13h06 | Termina a cerimónia no Pavilhão Fidelidade. 

13h00 | Rui Costa faz um balanço desta cerimónia de entrega dos Anéis de Platina e Emblemas de Ouro e Prata, a primeira como Presidente do SL Benfica: "Foi, acima de tudo, um enorme orgulho. Emocionante! Mais um dia à Benfica que toca a todos aqui no Pavilhão. A mim toca-me particularmente porque é o meu primeiro ato como Presidente nesta cerimónia, e senti-me grato pela emoção e por esta paixão enorme. Ter aqui Arnaldo Teixeira e Humberto Coelho, nomeadamente o momento com Arnaldo Teixeira [treinador de Rui Costa nos Infantis] tocou-me especialmente.

Há a componente de ter nascido neste clube e as pessoas terem a consciência do meu amor pelo Benfica. Deixa-me com orgulho, alegria e uma força imensa para o nosso futuro. O caminho tem de ser percorrido por todos nós. Este clube é gigantesco pelos Sócios e adeptos que tem. É com esse objetivo que vou estar no Clube, conhecendo e vivendo por dentro a história. É muito gratificante passar uma manhã como esta, mas também é uma responsabilidade tremenda, porque sou o Presidente do maior clube português e um dos maiores do mundo.

Na entrega dos Anéis de Platina ouvi coisas comoventes, coisas muito sentidas. É uma força tremenda que ganhei aqui. Podemos ter diversas ideologias, mas somos todos do mesmo clube, do Benfica. Quem tem ideias diferentes, tem todo o direito de as ter, e quem está deste lado tem de saber ouvir. Não será por aqui que o Clube não estará unido. É uma responsabilidade minha provocar essa união. Serei o último a querer separar Sócios e adeptos. Temos de nos fechar na nossa família, porque o futuro será brilhante."

12h57 | Já foram entregues todos os Anéis de Platina e Emblemas de dedicação aos 971 Sócios do Sport Lisboa e Benfica agraciados.

12h39 | Pedro Nunes de Carvalho, membro da mesa da Assembleia Geral do Benfica, em declarações à BTV: "Este é um momento gratificante de poder retribuir a dedicação dos Benfiquistas ao Clube. Estou muito satisfeito, e viva o Benfica!"

12h28 | Inicia-se a entrega dos Emblemas de Prata, alusivos aos 25 anos de ligação ao Benfica. Vão ser agraciados 653 Sócios.

12h24 | Humberto Coelho recebe o seu Emblema de dedicação alusivo aos 50 anos de Sócio das mãos do Presidente Rui Costa.

11h53 | Simão Sabrosa, diretor de Relações Internacionais, também marca presença na cerimónia: "É dos dias mais importantes do Benfica. Poder coroar esta responsabilidade do Benfica e dos Sócios em relação ao dia muito importante é muito gratificante. 75 anos de Sócio são muitos anos e é uma marca do associativismo ao Benfica. Poder ver avós com netos a serem coroados e ver este Benfiquismo... É um momento bonito. Isto é dar seguimento ao que todos queremos: continuar a ter a Família Benfiquista a crescer e unida."

11h24 | Humberto Coelho, antigo jogador e capitão do Benfica, recebe o Emblema de Ouro pelos 50 anos de Sócio: "É um momento de grande orgulho. O Benfica, para mim, foi uma grande escola de disciplina, regras e equipa. Passar por este clube e receber o emblema dos 50 anos é uma enorme honra. O Benfica ensinou-me muitas coisas. O Clube é enorme."

11h03 | Já se entregam os Emblemas de dedicação pelos 50 anos de associativismo. Um total de 226 Sócios vão ser homenageados, de onde se destaca Humberto Coelho, antigo jogador e capitão do Clube, e Luís Tadeu, antigo dirigente. 

10h56 | Arnaldo Teixeira, antigo treinador do Presidente Rui Costa nos Infantis do Benfica e que foi agraciado com Anel de Platina pelos 75 anos de Sócio, à BTV: "O meu coração ficou a trabalhar muito depressa [momento do abraço a Rui Costa]. Desde muito pequeno ele já era o capitão de equipa, escolhido pelos colegas. Via que podia vir a ser Presidente do Benfica. É melhor do que ser Presidente da República. Sempre me agradeceu e há quem diga que Rui Costa só chegou onde chegou porque foi treinado por mim. Foi Campeão do Mundo e chegou à primeira equipa. É um orgulho!"

10h46 | Domingos Almeida Lima, vice-presidente do SL Benfica, à BTV: "É uma mostra da vitalidade que este clube tem, bem como de amor e dedicação ao Benfica. Felizmente, ainda há muitas pessoas a receber o Anel de Platina pelos 75 anos de Sócio. É uma alegria para eles e para nós. Esta é uma cerimónia inolvidável."

10h25 | Jaime Antunes, vice-presidente do SL Benfica, fala à BTV: "Isto é uma jornada de Benfiquismo, de fervor e Mística. Olhamos para este conjunto de Sócios e temos quase 100 com 75 anos de associativismo ao Benfica. Os Sócios são para a vida. O Presidente tem realçado a unidade que é preciso, porque, quando isso acontece, o Benfica é um clube com uma força extraordinária."

10h08 | Arranca a entrega dos Anéis de Platina aos Sócios com 75 anos de ligação ao Sport Lisboa e Benfica, de onde se destacam os antigos dirigentes Porfírio Alves e José Alberto Magro Diogo, bem como Arnaldo Teixeira, antigo treinador do Presidente no escalão de Infantis. Vão ser agraciados 92 Sócios! 

10h07 | Rui Costa termina a sua intervenção.

9h58 | Presidente do SL Benfica, Rui Costa, inicia o seu discurso.

9h55 | Orfeão do Benfica entoa o hino "Ser Benfiquista".

9h54 | Começa a cerimónia de Entrega de Anéis de Platina e dos Emblemas de dedicação no Pavilhão Fidelidade.

Texto: Marco Rebelo
Fotos: Cátia Luís e Victoria Ribeiro / SL Benfica
Última atualização: 26 de fevereiro de 2022

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar