Hóquei em Patins Feminino

02 julho 2022, 16h27

Festejos do Benfica

RESUMO DO JOGO

Taça de Portugal
Meias-finais
(Final four)
Resultado final
Benfica 9
CACO 3
Marcadores

  Cata Flores 10'
Maria Sofia Silva 13'
Raquel Santos 17'
Raquel Santos 22'
Raquel Santos 24'
Maca Ramos 28'
Inês Severino 29'
Raquel Santos 46'
Cata Flores 48'

  Margarida Alves 12'
Beatriz Alves 16'
Tatiana Olhicos 48'

Na final da Taça de Portugal! O Benfica bateu o CACO por 9-3 no jogo da meia-final da final four da prova-rainha, disputado na tarde deste sábado, 2 de julho, no Pavilhão Municipal Leonel Fernandes, no Seixal. As águias decidem o troféu neste domingo, 3 de julho, frente ao Sporting (15h00).

Sagradas eneacampeãs nacionais há precisamente uma semana, as águias entraram em jogo decididas em carimbar o acesso à final da Taça de Portugal. Ao início da tarde deste sábado, já o Sporting se apurara para a decisão, após vitória sobre a ACDCP Vila Boa do Bispo.

No Seixal, a partida começou com o CACO em evidência, a colecionar bons momentos ofensivos, tendo o de maior perigo sucedido ao minuto 3, altura em que Margarida Alves atirou uma bola à barra. A resposta benfiquista chegou por Marlene Sousa, ao lado da baliza de Marta Rosa. Aos 4', novo remate do conjunto de Campo de Ourique ao poste. De grande perigo!

O encontro corria com grande intensidade, estava dividido e as equipas atacavam equilibradamente. Ao sétimo minuto de jogo, Beatriz Figueiredo tentou picar a bola por cima de Marta Rosa, mas a guarda-redes defendeu.

Marlene Sousa

Ainda não havia golos e, enquanto o CACO finalizava com mais rapidez, o Benfica temporizava a posse da bola. Aos 10', Cata Flores abriu o marcador! Numa jogada combinada com Maria Sofia Silva pela esquerda e Marlene Sousa pela direita, a capitã encarnada encontrou Cata Flores ao centro e esta atirou para o 1-0.

No minuto seguinte, uma falta de Rita Paulo sobre Marlene Sousa deu às águias a oportunidade de ampliar. Na execução do livre direto, Cata Flores rematou para defesa de Marta Rosa. Em desvantagem, o CACO igualou a partida, por Margarida Alves, aos 12' (1-1). A resposta do Benfica foi imediata! Sem abertura para rematar, Maria Sofia Silva arriscou, atirou e marcou o 2-1.

A disputa estava muito equilibrada e o empate não tardou. Através de uma recuperação de bola, Beatriz Alves (16') igualou a contenda a 2-2. Seguiram-se duas penalidades a favor do Benfica, uma por falta sobre Maria Sofia Silva (17') e outra sobre Raquel Santos (22'). Na execução de ambas, Raquel Santos não perdoou e colocou as comandadas por Paulo Almeida novamente na liderança, por 4-2.

A seis minutos do intervalo, Raquel Santos, com um remate executado fora da área, fixou o resultado em 5-2. Que golaço da avançada encarnada!

Cata Flores

Se até então já cheirava a goleada, na segunda parte o Benfica foi demolidor e dilatou a superioridade para 7-2 nos primeiros minutos. Aos 28', uma picadinha de Maca Ramos, que se encontrava próxima do meio-campo, fez o 6-2. No instante seguinte, Inês Severino encostou a bola para o 7-2, a passe de Maria Sofia Silva.

As águias controlavam, estavam lançadas e não paravam de atacar por nada; o CACO formava uma compacta barreira perto da baliza. Ainda assim, o Benfica conseguia infiltrar-se e criar várias situações de perigo.

Aos 41', Marlene Sousa atirou ao ferro e Beatriz Figueiredo rematou para grande defesa de Marta Rosa. Volvidos cinco minutos, Raquel Santos completou um póquer. Aproveitando a distração das jogadoras adversárias, que se ocupavam com a defesa e marcação das restantes encarnadas, a avançada fez o 8-2.

Apesar de criar menos oportunidades flagrantes, o CACO marcou o seu terceiro tento, aos 48', por Tatiana Olhicos. Ainda houve tempo para mais um golo: no mesmo minuto, Cata Flores estabeleceu o resultado em 9-3.

Com esta vitória, o Benfica carimba a presença na final da Taça de Portugal, onde, às 15h00 deste domingo, 3 de julho, no Pavilhão Municipal Leonel Fernandes, encontra o Sporting.

Hóquei patins feminino Benfica

DECLARAÇÕES

Paulo Almeida (treinador do Benfica): "Não começámos bem o jogo. Houve apatia, nervosismo e trocas nas marcações, o que não é normal na minha equipa. Falámos ao intervalo, as jogadoras acalmaram o jogo, defenderam melhor e os golos começaram a aparecer. O CACO é uma equipa aguerrida, que não baixou os braços. Elas não se cansam de ganhar. Agradecer aos adeptos do Benfica por terem enchido o pavilhão. Esta vitória também é para eles. Estamos em mais uma final, vai ser um grande jogo entre duas grandes equipas, o Benfica e o Sporting. Vai ser um grande dérbi, e os dérbis não são para jogar, mas sim para ganhar. Se defendermos como sabemos, vamos ganhar. Quem defender melhor, vai ganhar a final."

Raquel Santos (avançada do Benfica): "É um sentimento de alegria. Começámos mal o jogo, o que não foi positivo para nós. Falámos no intervalo e começámos a jogar e a defender melhor. Melhorámos a nível atacante e o resultado ficou dilatado. Ajudei a equipa a alcançar o primeiro objetivo, que era estar na final; o segundo é amanhã [domingo] com o Sporting na final. Espero a vitória para o Benfica, espero um grande jogo, um bom dérbi e um pavilhão cheio e que esgote com adeptos. Esperamos trazer a Taça para o Museu Cosme Damião."

Raquel Santos

Benfica-CACO
9-3
Pavilhão Municipal Leonel Fernandes
Cinco inicial do Benfica
Maria Vieira, Beatriz Figueiredo, Cata Flores, Raquel Santos e Marlene Sousa
Suplentes
Rita Albuquerque, Maria Sofia Silva, Maca Ramos, Inês Severino e Catarina Pedro
Cinco inicial do CACO
Marta Rosa, Carolina Monteiro, Inês Florêncio, Diana Lopes e Margarida Alves
Suplentes
Ana Sequeira, Catarina Henriques, Rita Paulo, Beatriz Alves e Tatiana Olhicos
Ao intervalo 5-2
Golos
Benfica: Cata Flores (10' e 48'), Maria Sofia Silva (13'), Raquel Santos (17', 22', 24' e 46'), Maca Ramos (28') e Inês Severino (29'); CACO: Margarida Alves (12'), Beatriz Alves (16') e Tatiana Olhicos (48')
Marcha do marcador
1-0; 1-1; 2-1; 2-2; 3-2; 4-2; 5-2; 6-2; 7-2; 8-2; 8-3; 9-3

Texto: Rafaela Certã Alves
Fotos: Catarina Maria / FPP e Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 2 de julho de 2022

Patrocinadores Hóquei


Relacionadas

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar