Futsal

25 setembro 2022, 19h37

Chishkala

RESUMO DO JOGO

Supertaça
Final
Resultado final
INT. 0-0

Tempo regulamentar: 3-3
Após prolongamento: 4-4
Sporting 7
Benfica 5
Marcadores
 João Matos 20'
Erick Mendonça 22'
Tomás Paçó 30'
Anton Sokolov 40'+3'
Cavinato (gp)
Pany Varela (gp)
Erick Mendonça(gp)
 Diego Nunes 21'
Rocha 36'
Arthur 38'
Chishkala 40'+4
Bruno Coelho (gp)

Benfica e Sporting discutiram a Supertaça de futsal na tarde deste domingo, 25 de setembro, no Centro de Congressos de Matosinhos. Num dérbi emocionante, de crença e raça, os encarnados perderam, por 7-5, já nas grandes penalidades.

Grande apoio às equipas em Matosinhos, com ambiente acolhedor e entusiasta neste dérbi de final! Benfica e Sporting, dois emblemas históricos, a quererem arrancar oficialmente a época 2022/23 da melhor forma: com a conquista da Supertaça.

E que começo! O Benfica entrou forte na quadra, com Chishkala a protagonizar os primeiros momentos da partida. Aos 2', o internacional russo atirou ao lado da baliza e, depois, à figura de Guitta, mas foi no minuto seguinte (3') que se viu a primeira grande oportunidade da tarde, quando o mesmo obrigou o guardião leonino a uma grande defesa.

Futsal Benfica

Velocidade vertiginosa e futsal do bom de ambas as partes, estava intensa a partida, com jogo corrido, e os minutos iniciais a fazerem adivinhar um grande duelo.

Se nos primeiros instantes o Benfica mostrou qualidade, à passagem do minuto 10 foi o Sporting a mostrar as suas valências, apostando no remate de longa distância. Aos 10', Merlim e Cavinato atiraram por cima da baliza. Aqui, André Sousa foi crucial, com várias defesas importantes, nomeadamente aos 11' e aos 12', a bolas de Merlim e Zicky.

Aos 13', Silvestre esteve muito perto do golo, tivesse atirado poucos centímetros à direita. O esférico rasou a baliza de Guitta e, de um lado e de outro, o pavilhão ficou em pé!

Até ao final dos primeiros 20 minutos, um par de boas oportunidades para cada um dos lados, mas sem consequências. Ao intervalo0-0, e tudo para se decidir no reatar.

Futsal Benfica

Se na primeira parte faltou o golo, a segunda abriu em grande. Logo aos 20', João Matos inaugurou o marcador (1-0). A resposta do Benfica não tardou e Diego Nunes igualou a 1-1, mas aos 22' Erick Mendonça colocou os leões novamente em vantagem por 2-1.

O dérbi mudou radicalmente de tom após os golos marcados. Quer na quadra, quer nas bancadas, muita emoção, disputa e nervos à flor da pele. Apesar da desvantagem, o Benfica manteve a personalidade ofensiva e seguiu no ataque à baliza.

Aos 29', lance polémico, quando o árbitro deixou por assinalar uma penalidade por mão de Estebal Guerrero na bola, um momento controverso que exaltou os ânimos. Logo a seguir (30'), golo do Sporting, pelo pé de Tomás Paçó: 3-1 com dez minutos para se jogar.

Futsal Benfica

Rafael Cabral, fisioterapeuta do Benfica, assistiu Erick Mendonça, jogador do Sporting, depois de este ter sofrido uma lesão na cabeça. Um grande momento de fair play no dérbi! 

Aos 35', viu-se um momento de grande fair play no dérbi, a marcar esta Supertaça de futsal. Rafael Cabral, fisioterapeuta do Benfica, assistiu Erick Mendonça depois de este ter sofrido uma lesão na cabeça. Com o internacional português já recuperado, o árbitro Cristiano Santos mostrou o cartão branco ao elemento encarnado, premiando a sua atitude.

Atrás do troféu, as águias, com caráter e decididas, não baixaram os braços e voltaram mesmo a igualar o dérbi. No minuto 36, num lance dividido com Arthur, Rocha fez o 3-2. Volvidos dois minutos, Arthur surpreendeu Guitta e, com um tiro, empatou a 3-3Matosinhos ficou de pé e fez ecoar "Benfica"! Arrepiante!

Sem mais alterações até ao final dos 40 minutos regulamentares, a partida seguiu para prolongamento. Aqui, sinal mais dos comandados por Pulpis, com vários remates a rondar a baliza de Guitta, mas sem sucesso. Aos 3' da etapa complementarAnton Sokolov atirou para o 4-3 e, aos 4', Chishkala assinou o 4-4.

Já nas penalidades, Bruno Coelho marcou pelo Benfica e Cavinato, Pany Varela e Erick Mendonça pelo Sporting. Rocha atirou ao poste e Arthur e Diego Nunes para defesa de Guitta. Triunfo para o Sporting, por 7-5.

Futsal Benfica

DECLARAÇÕES

Pulpis (treinador): "Aconteceu o que também se passou nos últimos quatro ou cinco jogos. Jogámos muito bem, mas precisamos de ganhar. O Benfica tem uma equipa muito boa, mereceu mais. Num Clube tão grande como o nosso temos de ganhar. Hoje [domingo], posso dizer que estou orgulhoso dos meus jogadores e do que fizeram em campo. Deveríamos ter dado um pouco mais para conseguir romper isto. Tivemos muitos momentos em que fomos superiores e faltou-nos esse 'pouco mais' para darmos a volta nos momentos-chave. A ansiedade que temos por não ganhar está-nos a afetar. Toca a levantar, não vale apenas jogar bem, temos de atingir o máximo. Temos de romper esta dinâmica."

Bruno Coelho (ala): "Fica difícil dizer o que ficou a faltar. É muito duro. Fizemos tudo, demos tudo e perder assim é difícil. Quero agradecer aos adeptos por nos apoiarem e acreditarem connosco até ao fim. Deixámos tudo dentro de campo, foi na lotaria dos penáltis. Caiu para o lado do Sporting, agora temos de trabalhar para as vitórias."

Futsal Benfica

Sporting-Benfica
7-5 (após gp)
Centro de Congressos de Matosinhos
Cinco inicial do Benfica
André Sousa, Afonso Jesus, Chishkala, Diego Nunes e Jacaré 
Suplentes
 Léo Gugiel, Silvestre, Bruno Coelho, Gonçalo Sobral, Arthur, Tomás Colaço, Bruno Cintra e Rocha
Cinco inicial do Sporting
Guitta, Erick Mendonça, João Matos, Cavinato e Merlim
Suplentes
Bernardo Paçó, Tomás Paçó, Zicky, Hugo Neves, Anton Sokolov, Pany Varela e Esteban Guerrero 
Ao intervalo 0-0
Marcadores
 Benfica: Diego Nunes (21'), Rocha (36'), Arthur (38'), Chishkala (40'+4') e Bruno Coelho (gp); Sporting: João Matos (20'), Erick Mendonça (22' e gp), Tomás Paçó (30'), Anton Sokolov (40'+3'), Cavinato (gp) e Pany Varela (gp)

Texto: Rafaela Certã Alves
Fotos: Victoria Ribeiro / SL Benfica
Última atualização: 26 de setembro de 2022

Patrocinadores Futsal


Relacionadas

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar