Clube

02 dezembro 2022, 17h30

Fundação Benfica

Celebração do Dia da Floresta Autóctone

A Fundação Benfica assinalou o Dia da Floresta Autóctone, uma data estabelecida para promover a importância de preservar e plantar espécies que fazem parte do património natural, através da realização do projeto "Faz da tua Escola um Viveiro".

A Fundação Benfica assinalou o Dia da Floresta Autóctone (celebrado a 23 de novembro), mas desde a sua constituição que implementa efetivamente no terreno iniciativas e projetos que concorram para os objetivos de cada área de intervenção.

E, neste domínio, a Fundação Benfica desenvolve, desde 2018, e em parceria com a Lousitânea – Liga de Amigos da Serra da Lousã, o projeto "Faz da tua Escola um Viveiro!". É, desta forma, que tem vindo a ser possível envolver milhares de crianças do 1.º ciclo na educação ambiental, que tem o seu culminar numa ação de plantio que se concretiza todos os anos próximo do dia 23 de novembro.

Fundação Benfica

Neste ano foi desenvolvida a 29 de novembro, em colaboração com o Município de Oliveira do Hospital e a Eptoliva, permitindo que, uma vez mais, escolas, alunos e demais entidades locais sejam agentes de mudança ao contribuírem ativamente para a reflorestação do seu território. Tratou-se de uma ação simbólica com a plantação de algumas centenas de árvores autóctones, mas a ação tem continuidade através do parceiro Lousitânea – Liga de Amigos da Serra da Lousã, que anualmente tem o objetivo de 10 000 árvores autóctones plantadas.

A reflorestação com espécies autóctones tem um duplo efeito positivo para atingir o objetivo da neutralidade carbónica, uma vez que garante uma maior resiliência aos incêndios, aumenta a capacidade de sequestro de carbono e, desde logo, reduz a quantidade de CO2 na atmosfera. O projeto ECO Benfica juntou-se, assim, à Fundação Benfica e à Lousitânea, monitorizando as emissões que o SL Benfica compensa anualmente através deste projeto de educação ambiental.

É, sem dúvida, um projeto a manter e reforçar, face ao seu impacto positivo em termos de reflorestação do País, sensibilização, sobretudo dos mais novos, e promoção efetiva da sustentabilidade.

Texto: Redação
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 14 de setembro de 2023

Relacionadas