Polo aquático feminino

06 maio 2023, 17h02

Equipa festeja o tetra!

A celebração na piscina

A união das tetracampeãs

No terceiro e decisivo jogo da final do play-off do Campeonato Nacional A1 feminino, o Benfica venceu o Clube Fluvial Portuense (11-10) e sagrou-se tetracampeão nacional! Em casa, na piscina do Sport Algés e Dafundo, as encarnadas impuseram-se num duelo muito equilibrado, à imagem dos dois anteriores, e celebraram mais uma conquista!

Determinadas em alcançar a vitória, após um triunfo para cada formação nesta derradeira eliminatória, as comandadas de António Machado adiantaram-se logo aos 2m12s. Kaysie Stuba, de penálti, abriu o ativo. Num desafio que se previa equilibrado, as nortenhas ripostaram com golos de Lídia Rocha e Beatriz Pereira, que bisou.

Sem desistir, o Benfica soube aproveitar a exclusão de Maria Ferreira no final do 1.º período e reduziu por Alice Rodrigues (2-3).

Empolgadas com este remate certeiro, as encarnadas voltaram a passar para a frente no 2.º parcial. O bis de Inês Nunes deu a liderança (4-3), que durou pouco. Em superioridade, depois da exclusão da mesma atleta das águias, o Clube Fluvial Portuense empatou (4-4) por Maria Ferreira, que também seria excluída pouco depois, bem como Beatriz Pereira.

Em superioridade, Ana Jardim e Madalena Lousa marcaram e permitiram que as encarnadas se distanciassem (6-4, no final do 2.º período).

Benfica-Fluvial Portuense

Mais fortes na Piscina do Sport Algés e Dafundo, as encarnadas tiveram uma entrada eficiente no parcial seguinte. Kaysie Stuba e Nicola Macleod faturaram num curto espaço de tempo (8-4), e nem a resposta de Maria Ferreira, autora do quinto golo das visitantes, abalou.

Após timeout do Benfica, Kaysie Stuba fez o 9-5, e as campeãs nacionais partiram para o derradeiro parcial com três golos de avanço (9-6), pois Catarina Reis ainda reduziu a 40 segundos do fim.

A acusar algum nervosismo, o Clube Fluvial Portuense ficou sem Lídia Rocha, excluída no arranque do 4.º período, fase em que Madalena Lousa marcou (10-6). No entanto, a formação orientada por Nuno Marques respondeu com tentos de Maria Ferreira e Beatriz Pereira (10-8).

Sem vergar, em face da resposta das rivais, Inês Nunes anotou o 11.º golo do Benfica, a 2m32s do término. Emoções ao rubro! De imediato, Catarina Reis reduziu a diferença (11-9), sendo que Beatriz Pereira voltou a faturar para as forasteiras (11-10) quando faltava jogar pouco mais de um minuto. De pronto, António Machado parou o jogo, ação bem-sucedida, pois o resultado não sofreu alterações. Festa das jogadoras do Benfica, campeãs pela quarta temporada consecutiva!

Benfica-Fluvial Portuense

DECLARAÇÕES

António Machado (treinador do Benfica): "Missão cumprida, somos Tetra! Estou muito contente com as minhas jogadoras, elas merecem isto. Trabalhámos mais do que o suficiente para o conseguir, mas foi extremamente difícil. Levámos uma pancada no primeiro jogo da final do play-off, admito, mas demos tudo no segundo jogo e levámos a decisão para a negra, onde fomos superiores em todos os aspetos. Vencemos as dificuldades criadas pelo Fluvial, que está muito bem. Este Tetra é merecido para o Benfica. Temos de continuar a trabalhar, a fortalecer a equipa. Elas foram fantásticas, estão de parabéns! Este título é dedicado a elas, ao Benfica, aos adeptos, e hoje foi extraordinário o apoio que tivemos na piscina."

Inês Nunes (capitã do Benfica): "O primeiro objetivo está cumprido, ganhámos o Campeonato, contra todas as expectativas – não as nossas, porque nós acreditamos sempre até ao fim. Conseguimos virar esta eliminatória, juntas. Agradeço o apoio que tivemos nas bancadas, os adeptos foram excecionais, deram-nos uma força gigante. É um sentimento de realização enorme. Vamos festejar o Tetra, e depois vamos focar-nos na Taça." 

Nicola Macleod (atleta): "Foi um grande jogo. Após o 1.º quarto do encontro, eu estava confiante de que íamos vencer. Mesmo com uma diferença curta, controlámos o tempo todo, jogámos como uma equipa, com grande entreajuda. Adorei todos os minutos deste jogo final, foi fantástico."

Benfica-Fluvial Portuense

Madalena Lousa (atleta): "Foi um jogo muito renhido. Cumprimos um dos nossos objetivos, agora vamos ver a Taça de Portugal. Fui a melhor marcadora, mas, mais uma vez, nunca o conseguiria sem a ajuda das minhas colegas de equipa. Agradeço também aos adeptos, criaram um ambiente muito bom para jogarmos."

Carlota Milheiro (atleta): "Fizemos o que tínhamos de fazer, que era ganhar o jogo. Perdemos o primeiro encontro da final, mas depois ganhámos dois jogos e virámos a nosso favor. Fomos campeãs em casa!"

Paula Godina (guarda-redes): "Foi um jogo muito difícil, fomos bem até ao final. No primeiro jogo da decisão jogámos menos bem, no segundo conseguimos vencer nos penáltis e no terceiro fomos bem até ao final, conseguimos o nosso objetivo."

Kaysie Stuba (atleta): "Estou muito entusiasmada com a vitória e com a exibição. Jogámos muito bem, como equipa, controlando o jogo e saímos com a vitória. Não podia estar mais orgulhosa."

Benfica-Fluvial Portuense

Benfica-Clube Fluvial Portuense
11-10
Piscina do Sport Algés e Dafundo
Jogaram pelo Benfica
Matilde Ribeiro, Alice Rodrigues, Joana Arromba, Analisa Teixeira, Inês Nunes, Ana Jardim, Carlota Milheiro, Madalena Lousa, Mariana Sousa, Nicola Macleod, Maria Tejo, Maria Mendes, Paula Godina, Kaysie Stuba e Sara Almada
Marcaram pelo Benfica
Inês Nunes (3), Kaysie Stuba (3), Madalena Lousa (2), Ana Jardim (1), Nicola Macleod (1) e Alice Rodrigues (1)
1.º período 2.º período 3.º período 4.º período
2-3 6-4
(4-1)
9-6
(3-2)
11-10
(2-4)

Texto: Redação
Fotos: SL Benfica e FP Natação
Última atualização: 21 de março de 2024