Clube

07 dezembro 2023, 19h04

Loja Benfica

A nova Benfica Official Store

Abriu portas, nesta quinta-feira, 7 de dezembro, a nova Benfica Official Store, nas galerias do metro da Alameda, com o nome de Boarding Gate. O site oficial conta-lhe como foram os preparativos.

Uma estação de metro é sempre um local de tantos encontros, reencontros, chegadas e despedidas. De passagens rápidas, para todo e qualquer sítio. Milhares de pessoas, todos os dias, dão os mesmos ou diferentes passos, seja para chegar ao emprego, seja para rumar a casa, ou para onde for.

Em Lisboa, uma das mais movimentadas estações é a da Alameda, que tem a particularidade de ser um ponto de passagem quase obrigatório para quem vai ou vem do aeroporto, para aqueles que querem ir à baixa alfacinha ou à zona do Parque das Nações. O fluxo metropolitano da capital passa muito pela estação da Alameda.

O seu cruzamento entre a Linha Verde (Telheiras – Cais do Sodré – Telheiras) e a Vermelha (Aeroporto – São Sebastião – Aeroporto) fazem da mesma um local quase obrigatório para quem chega, sai ou passeia por Lisboa, ou seja, um corredor de passagem de milhões de pessoas.

Sendo o Benfica um clube de escala mundial, que tem como ambição chegar a cada vez mais mundos, que melhor local para abrir uma nova loja do que as galerias do metro da Alameda?

Loja Benfica

Pois bem, desde desta quinta-feira, 7 de dezembro, já existe uma Benfica Official Store dentro da estação de metro da Alameda, que tem um nome bem sugestivo e diz bem da sua missão: Boarding Gate.

O site oficial acompanhou os últimos preparativos antes da abertura de portas e pôde observar a forma cuidadosa e empenhada como todos os colaboradores trabalhavam para ter tudo pronto o mais rápido e eficientemente possível. Desde a colocação de camisolas – presenciámos a estampagem de uma, com a inscrição Di María, com o n.º 11 – à ativação do sistema informático da loja.

Ainda as portas estavam fechadas, já o espaço suscitava os mais variados interesses e olhares. Quer dos Benfiquistas que iam passado, e olhavam com um ar enternecido para o enorme símbolo estampado na porta, quer dos turistas que reconheciam o emblema da águia e a carregada cor vermelha, presente um pouco por todo o lado. A nova loja não deixa, nem deixará, ninguém indiferente.

Loja Benfica

José Simão, diretor do departamento de Merchandising e Licenciamento do Sport Lisboa e Benfica, esteve presente e explicou como surgiu a ideia de levar por diante mais este espaço comercial, numa estação "peculiar" com "características especiais", tendo em conta a sua "galeria".

"Com a Metrocom – entidade que gere todos os espaços comerciais do metro –, temos vindo a fazer, pontualmente, vários testes e ações. Identificámos esta estação em particular há mais de um ano, e começámos com a parte do projeto. E porquê aqui? Porque funciona como uma espécie de hub para o aeroporto, assim como para a Baixa-Chiado, aos milhões de turistas que passam por Lisboa. Daí o nome de Boarding Gate", detalhou aos meios do Clube.

Loja Benfica

A origem do nome também não foi ao acaso, nem "inocente". "É para ser, de forma clara, a perceção para quem passa aqui à frente. Ou seja, uma pit stop, uma última oportunidade, para quem vai para o aeroporto, de comprar a sua oferta, assim como para todos os transeuntes, todos os Benfiquistas, terem aqui a hipótese, num meio que não é habitual, de adquirir o seu produto do Benfica", explicitou.

Sendo esta, naturalmente, "uma aposta para ganhar", e tendo em conta o contexto de um aumento exponencial dos utilizadores de transportes públicos, a abertura deste novo espaço não tem apenas o turismo como referência, mas também os portugueses.

José Simão justificou essa vertente da opção. "Claramente, devido às mais diversas variáveis, quer do ponto de vista de estacionamento, quer de custos, as pessoas usam cada vez mais os transportes, em geral, e o metro, em particular. Essa é uma prática a que os turistas estão muito mais habituados, pois, em outras paragens, raramente se utiliza outros meios que não seja o metro", avaliou José Simão.

Loja Benfica

A abertura desta Benfica Official Store vai ao encontro das expectativas do Clube no que à venda de retalho diz respeito, como explicou o diretor do departamento de Merchandising e Licenciamento do Sport Lisboa e Benfica, em exclusivo ao site oficial.

"A nossa rede de retalho neste ano está dentro do espectro do que foi aprovado no orçamento, que era a abertura de três lojas de gestão direta. A primeira já tinha aberto, era a do Freeport, a segunda era esta [Alameda], e há uma terceira que está programada para o final de março, início de abril de 2024. No fundo, cumprimos o que estava definido. Adicionámos a estas uma loja que tem outras características, que é a da Casa Benfica Santarém 2.0. Tendo em conta o projeto em causa, acabámos por assumir a responsabilidade, para definir o modelo de uma loja do Benfica numa Casa Benfica. Tem algumas nuances, que se prendem com outro tipo de atividade e proatividade, que vamos tentar implementar, que ficará como referência para outras que venham a surgir", detalhou.

Loja Benfica

Dois dias depois da apresentação do livro Cozinhar com as Lendas, a abertura de um novo espaço comercial reforça a "ambição" de chegar a cada vez mais aos Benfiquistas.

Ora, esta é uma missão que nunca acaba, daí a necessidade de estar "sempre a fazer coisas novas". "Essa é a estratégia. Lançámos o Mural dos Campeões, a questão do livro [Cozinhar com as Lendas], e a LEGACIES", recordou.

A nova Benfica Official Store está já em funcionamento nas galerias do metro da Alameda e poderá ser uma excelente opção para as últimas compras de Natal.

Texto: João André Silva
Fotos: João Paulo Trindade / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024