Canoagem

26 maio 2024, 15h24

Fernando Pimenta

Três medalhas de ouro em três provas! Foi este o pecúlio fantástico do canoísta do Benfica Fernando Pimenta na Taça do Mundo II de Velocidade, que decorreu em Poznan, na Polónia. Na tarde de domingo, 26 de maio, venceu mais uma regata: a final de K1 5000 metros!

Com um tempo de 20:58.14 minutos, o Fernando Pimenta superou os mais diretos perseguidores com categoria, e por mais de 41 segundos de diferença, na final de K1 5000 metros. Na 2.ª posição terminou o sueco Joakim Lindberg, em 21:39.42 minutos.

Antes, de manhã, Fernando Pimenta tinha a arrebatado o ouro em K1 1000 metros. O canoísta encarnado fez a regata em 3:36.28 minutos, deixando o alemão Jakob Thordsen a 2,01 segundos, com 3:38.29 minutos.

Fernando Pimenta

O 2.º DIA FOI ASSIM...

No sábado, 25 de maio, Fernando Pimenta bateu o polaco Slawomir Witczak em cima da linha de meta em K1 500 metros, registando um tempo de 1:45.29 minutos, e conquistou a medalha de ouro!

O canoísta do Benfica voltou a entrar em prova em K1 1000 metros e venceu a série 2 com um tempo de 3:45.75 minutos, facto que lhe valeu o apuramento direto para a final de domingo, 26 de maio.

Fernando Pimenta

O 1.º DIA FOI ASSIM...

Numa prova que serve, ao mesmo tempo, de preparação para os Jogos Olímpicos de Paris, que se vão realizar entre os dias 26 de julho e 11 de agosto, Fernando Pimenta, na sexta-feira, 24 de maio, venceu a sua série de K1 500 metros, com um tempo de 1:51.42 minutos, e apurou-se automaticamente para a final.

DECLARAÇÕES

Fernando Pimenta (canoísta do Benfica): "Consegui fazer um 'hat-trick' dourado! É sem dúvida motivador num ano muito importante, de Jogos Olímpicos, após ter começado a época menos bem, mas agora as coisas estão a entrar no caminho que queríamos. Três medalhas de ouro que saíram bem do corpo e das semanas de trabalho com o meu treinador. Agora, é continuar o trabalho como se não tivéssemos ganho nada. As expectativas até foram acima do esperado. A seguir à Taça do Mundo, em Szeged [na Hungria], viajámos diretamente para a Polónia. Comecei o estágio e a treinar com vista aos Jogos Olímpicos, começámos a fazer trabalho de volume e não cheguei tão fresco como o desejado. O objetivo são os Jogos Olímpicos, mas mesmo assim consegui boas prestações e sensações. Os meus adversários ficaram um pouco de queixo caído por eu conseguir as três medalhas de ouro. Agora vem o Campeonato da Europa, mas vou para me preparar. Não vou na melhor forma, que espero atingir nos Jogos Olímpicos."

Texto: Redação
Fotos: Federação Portuguesa de Canoagem
Última atualização: 27 de maio de 2024

Relacionadas