Basquetebol Feminino

09 outubro 2024, 15h15

Benfica-Namur - antevisão

Eugénio Rodrigues

É frente ao Basket Namur Capitale que a equipa feminina de basquetebol do Benfica vai debutar na EuroCup Women 2024/25. A bola ao ar do jogo da 1.ª jornada do Grupo K da prova está agendada para as 20h30 de quinta-feira, 10 de outubro, no Pavilhão Fidelidade. Eugénio Rodrigues e Inês Faustino anteviram um duelo de grau de exigência "muito grande".

Com um arranque de época verdadeiramente memorável, com vitórias em todos os jogos oficiais realizados, sendo que dois desses triunfos traduziram-se na conquista de dois troféusTaça Vítor Hugo e Supertaça –, é chegada a hora de começar um novo desafio.

O primeiro embate europeu será frente a uma equipa com a qual as águias se encontraram na época passada – também na EuroCup Women – e que, segundo Eugénio Rodrigues, está "muito diferente", mas que, ainda assim, continua com um "belíssimo plantel".

Benfica-Namur - antevisão

Ouça Eugénio Rodrigues

Debruçando-se sobre o oponente belga, o treinador encarnado tem em mente "castigar" as adversárias "nos pontos que em que serão menos fortes", assim como "criar uma estratégia" que proteja as campeãs nacionais daquilo que o Basket Namur Capitale tem de melhor.

Perspetivando um "jogo aberto" e de "grau de dificuldade muito grande", Eugénio Rodrigues considera "importante entrar com o pé direito", mas deixa uma nota: "Não há favoritismos, ao contrário do Campeonato português. É um jogo muito aberto, nesse ponto de vista."

Entendendo que o sorteio "não foi doce" para as águias – Geas Basket (Itália) e Besiktas JK (Turquia) são as outras duas equipas do Grupo K –, o treinador benfiquista deixou uma garantia.

"O nosso objetivo é sempre vencer jogos, independentemente da classificação do grupo. O importante são o número de vitórias e o respetivo ranking no lote geral das equipas que passam à fase seguinte. Para já, é pensar no jogo com o Namur, focarmo-nos na possibilidade de vencer esse jogo, e começar a criar aqui uma bolsa de vitórias que nos permita sonhar um pouco mais", avaliou.

Benfica-Namur - antevisão

Bilhetes para o jogo

Ver mais ›

O técnico partilhou também a sua visão sobre o que os emblemas lusos podem fazer nesta competição. "O caminho de uma equipa portuguesa – o Benfica não é exceção – é sempre um caminho de ganhar experiência, ano após ano. Manter a participação de uma forma assídua para podermos crescer ao nível da experiência", explicitou, em declarações à BTV.

A base Inês Faustino também anteviu a partida e garantiu uma equipa "motivadíssima" para este primeiro jogo europeu – que é "outro patamar" –, até pelo arranque de temporada a nível interno.

Indo ao encontro das palavras do seu treinador, no que toca à ideia de que o "Namur está um pouco diferente" em relação "à última temporada", a reforço para 2024/25 considerou, igualmente, que este será "um jogo muito equilibrado" e, ao mesmo tempo, "bastante difícil".

Benfica-Namur - antevisão

Ouça Inês Faustino

"Na EuroCup Women não há jogos fáceis, mas gostávamos muito de entrar com o pé direito", afirmou a basquetebolista.

Sem querer pensar muito a longo prazo, Inês Faustino diz que as águias têm de ir "passo a passo", tentando "ganhar jogo a jogo". "Se conseguirmos passar à próxima fase, já seria muito positivo", antecipou.

Como em todos os jogos, o apoio dos Benfiquistas será fundamental para a obtenção de um bom resultado: "No nosso pavilhão, ainda para mais com a dimensão do Benfica, podemos usar o 6.º jogador a nosso favor para ver se arrancamos a vitória."

Texto: Redação
Fotos: Nádia Samgy / SL Benfica
Última atualização: 9 de outubro de 2024

Patrocinadores Basquetebol


Relacionadas