Futebol Formação

10 dezembro 2024, 18h40

Antevisão Benfica-Bolonha

Vítor Vinha orienta o treino no Benfica Campus

A equipa jovem do Benfica enfrenta nesta quarta-feira, 11 de dezembro (11h00), o Bolonha, na 6.ª, última e decisiva jornada da fase de liga da UEFA Youth League. Obrigados a, pelo menos, pontuar no Benfica Campus para evitar surpresas nas contas do apuramento para a próxima fase, os encarnados estão cientes da qualidade do adversário italiano, mas focados sobretudo no seu próprio jogo.

"Uma equipa forte, uma equipa italiana, bem organizada, como é característico destas equipas, forte fisicamente, com uma forma de jogar bem definida, um jogo mais direto... Depois, a procurar a primeira bola, a segunda bola, ataques rápidos. Portanto, temos de estar preparados para isto, temos de estar preparados para um jogo onde eles vão tentar ferir a nossa linha defensiva de uma forma muito rápida e muito direta", começou por analisar o técnico Vítor Vinha, em declarações à BTV.

Antevisão Benfica-Bolonha

Ouça Vítor Vinha

O treinador destaca a importância de a equipa manter o foco nas suas próprias forças e naquilo que pode controlar, independentemente do adversário que tem pela frente, apontando a "organização" e a "preparação" como chaves para o sucesso.

"O principal foco somos nós. Mais importante do que tudo o resto, somos nós, o que temos para fazer, o que podemos controlar, a nossa organização e a nossa preparação e atitude perante aquilo que aí vem, que é o jogo", afirmou.

Bilhetes para o jogo

Ver mais ›

Vítor Vinha fez questão de sublinhar a importância do apoio incondicional dos adeptos benfiquistas, que têm sido "fantásticos", lembra, ao longo da campanha da equipa na UEFA Youth League. O técnico sabe que "uma boa moldura humana" pode fazer toda a diferença, especialmente em momentos decisivos como o que se avizinha.

"Jogar para vencer sempre, sermos competitivos sempre, e com o apoio dos nossos adeptos aqui em casa, que têm sido fantásticos nos jogos da Youth League. Seria bom ver outra vez uma boa moldura humana, e juntos vamos conseguir o objetivo, que é a passagem à próxima fase", salientou.

Antevisão Benfica-Bolonha

Ouça Francisco Neto

Ciente da responsabilidade que acarreta o jogo desta quarta-feira, o avançado Francisco Neto fez questão de destacar a importância de manter a calma durante o duelo, especialmente nas situações mais críticas e nas finalizações.

"O segredo é fazermos o nosso jogo, jogarmos com calma, jogarmos à Benfica, que é o mais importante. No ataque, ter calma, ter frieza, e acho que o que tem mais faltado à nossa equipa é mesmo, à frente da baliza, ter mais calma e fazer golo. Defensivamente, sermos agressivos e tentar roubar a bola o mais rápido possível. Vai correr bem o jogo, tenho a certeza", considerou.

O camisola 54 da equipa B abordou ainda a pressão psicológica que este tipo de partidas naturalmente impõe sobre os jogadores. Mas, apesar da tensão que pode acompanhar esses momentos, mostrou-se confiante na capacidade da equipa para lidar com as exigências.

"Eu acho que há sempre um pouco de pressão para os jogadores, porque tanto podemos não passar como podemos passar, mas acho que isso também melhora a nossa atenção no jogo, a nossa concentração, e faz com que estejamos mais atentos ao jogo. Ajuda-nos mais do que nos prejudica, porque é uma boa pressão. Temos de saber lidar com isso também para chegar aos níveis que queremos", concluiu.

Texto: Redação
Fotos: Cátia Luís / SL Benfica
Última atualização: 10 de dezembro de 2024

Patrocinadores principais do Futebol Formação


Relacionadas