Futsal Feminino

08 janeiro 2025, 11h43

Alex Pinto e Ana Catarina

Treinador Alex Pinto e a guarda-redes Ana Catarina

Na sexta-feira, 10 de janeiro (21h30), o Pavilhão n.º 2 da Luz acolhe mais um dérbi de grandes emoções, com um Benfica-Sporting, referente à 15.ª jornada da Liga Feminina Placard de futsal. Frente a um adversário numa boa fase, Alex Pinto e Ana Catarina reforçam a ambição inabalável da formação encarnada e convidam à presença dos adeptos no primeiro jogo de 2025 em casa.

No lançamento do duelo, o treinador do Benfica sublinhou que, embora o Sporting, que ocupa a 8.ª posição na tabela classificativa, esteja a atravessar "talvez o melhor momento da época", o foco do coletivo encarnado está somente naquilo que pode controlar: o seu próprio desempenho.

"Jogo complicado, perante um eterno rival, o Sporting, que atravessa um bom momento, talvez o melhor momento da época, mas estamos sobretudo preocupados com o que temos de fazer, mais do que com a equipa adversária. É o primeiro jogo de 2025 em casa, esperamos uma casa muito bem-composta. E pretendemos continuar na senda das vitórias, que é para isso que trabalhamos todos os dias", afirmou Alex Pinto, em declarações à BTV.

Alex Pinto

Ouça Alex Pinto

O técnico assume que a prioridade do Benfica, 2.º classificado com os mesmos 39 pontos do líder, é garantir que entra em quadra com a ambição de "controlar o jogo e vencer".

"Trabalhamos todos os jogos de igual forma e queremos sempre o que está idealizado no plano de jogo, que será sempre uma entrada à Benfica. Uma entrada à Benfica é uma entrada por cima no jogo, a ter posse de bola, a ter controlo através da posse de bola e, sobretudo, a dispor de muitas ocasiões de golo, se possível, tendo eficácia para as concretizar. Isso foi o que nos falhou no último jogo, pecámos muito na eficácia, na finalização, e que tentámos corrigir nesta semana para o dérbi. O Sporting, que vem de cinco jogos consecutivos sem perder após a mudança da equipa técnica, está realmente num bom momento, mas isso em nada belisca aquilo que são as nossas ambições para este jogo, que é entrar, controlar o jogo e vencer", explicitou, sublinhando ainda que este tipo de jogos tem, além da "emoção", uma motivação extra devido à rivalidade histórica entre os dois emblemas.

"Estes são jogos que toda a gente gosta de jogar, seja em que modalidade for, um Benfica-Sporting é sempre um jogo apreciável. Todas as jogadoras do Benfica estão talhadas para jogar estes jogos mais complicados, digamos assim, e não é uma equipa que tenha falta de experiência, muito pelo contrário. Temos demonstrado isso, e neste jogo não vamos vacilar nesse aspeto", reiterou Alex Pinto.

Ana Catarina

Ouça Ana Catarina

A guarda-redes Ana Catarina também antecipa um "jogo extremamente difícil", diante de um adversário que "aparenta estar numa fase crescente".

"Espera-nos um jogo extremamente difícil, porque dérbi é sempre dérbi, e da mesma forma que nós queremos muito ganhar também por esse motivo, por ser um dérbi, acredito que do outro lado também pensem da mesma forma. Um jogo extremamente difícil pela forma também como o Sporting tem vindo a ganhar jogos, a marcar muitos golos. Aparentam estar numa fase crescente, e por isso esperamos um jogo difícil. Mas estamos a preparar-nos para essas dificuldades que elas possam apresentar durante os 40 minutos", garantiu a internacional portuguesa.

Bilhetes para o jogo

Ver mais ›

O grande objetivo do Benfica – que vai entrar "extremamente forte, com vontade de vencer" – continua a ser a liderança da Liga Feminina Placard.

"Um Benfica extremamente forte, com vontade de ganhar como em todos os jogos. Obviamente que o nosso objetivo é estar no 1.º lugar, e sabemos que para isso não é só ganhar ao Nun'Álvares [1.º classificado], temos de ganhar todos os jogos. O nosso objetivo, neste preciso momento, é agarrarmo-nos ao 1.º lugar para acabar a 1.ª fase desse modo e garantir a vantagem nos play-offs", referiu Ana Catarina.

"Acredito que o pavilhão possa estar com muitos Benfiquistas. Temos tido sempre uma forte presença por parte dos nossos adeptos e acredito que na sexta-feira será igual. Com a ajuda deles, estaremos mais perto de ganhar e de lidar com todas as emoções que o dérbi possa gerar. Sexta-feira, 21h30, no Pavilhão n.º 2 da Luz! Todos os adeptos benfiquistas estão convidados para o nosso primeiro jogo do ano em casa. Contamos convosco!", concluiu.

Texto: Redação
Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica
Última atualização: 9 de janeiro de 2025

Patrocinadores Futsal