Andebol Feminino

15 fevereiro 2025, 17h22

Benfica-CALE

Ana Silva remata

RESUMO BTV

Líder da tabela classificativa do Campeonato Nacional, a equipa feminina de andebol do Benfica cimentou o lugar cimeiro ao vencer o CALE (32-17), no jogo da 17.ª jornada da 1.ª fase da prova, disputado neste sábado, 15 de fevereiro.

No Pavilhão n.º 2 da Luz, as encarnadas entraram com determinação. O contra-ataque foi uma das armas às quais as tricampeãs nacionais recorreram, e foi desta forma que Maria Unjanque colocou o Benfica a vencer por 4-1, quando estavam decorridos cerca de 4 minutos.

Frente ao 8.º classificado, as águias mostraram-se superiores em todos os níveis, e, com naturalidade, o resultado avolumou-se. Mesmo com algumas ações menos conseguidas no ataque, em termos defensivos houve solidez. A meio da 1.ª metade, as comandadas de Luís Monteiro lideravam com 6 golos de vantagem (10-4).

Benfica-CALE

Ao intervalo, dada a reação das rivais, as equipas estavam separadas por 3 golos (15-12).

A 2.ª parte começou com um parcial de 3-0 para o Benfica, o que impulsionou ainda mais o caminho para o triunfo. Decorridos 14 minutos desta etapa, as águias comandavam por 25-15. A diferença expressiva possibilitou ao Benfica gerir o desafio.

Com domínio total, alicerçado na rotatividade bem-sucedida entre as jogadoras encarnadas, em fim de semana com dois compromissos, o triunfo do Benfica não merece contestação (32-17). O CALE anotou apenas 5 tentos na metade complementar, sendo que Mariana Costa e Samara Vieira foram as melhores marcadoras do desafio, com 7 golos cada uma.

Já neste domingo, 16 de fevereiro, as águias voltam a competir diante do Lusitano FC nos 16 avos de final da Taça de Portugal. O jogo está agendado para as 17h00, e decorrerá no Pavilhão Desportivo do Fontelo.

Benfica-CALE

DECLARAÇÕES

Luís Monteiro (treinador do Benfica): "Não estivemos muito bem no ataque, mas estivemos a ganhar por 7 golos na 1.ª parte, o que nos deu conforto, e pensámos que a coisa poderia estar resolvida. Faltou-nos intensidade, um pouco de concentração, e o CALE é uma equipa muito bem orientada pelo Vasco Ramos, é uma equipa que nunca desiste. Conseguiram equilibrar um pouco o jogo. Na 2.ª parte melhorámos a intensidade defensiva, tivemos mais entreajuda e colaboração, e acabámos por ganhar de uma forma natural. Temos um objetivo fundamental que é ir para a 2.ª fase com a totalidade dos pontos, e acreditamos que vamos atingi-lo."

Benfica-CALE

Campeonato Nacional (1.ª fase) | 17.ª jornada | 15/02/2025
Benfica-CALE
32-17
Pavilhão n.º 2 da Luz
Formação inicial do Benfica
Matilde Rosa, Mariana Costa, Samara Vieira, Alexandra Shunu, Patrícia Rodrigues, Ana Silva e Sofia Ferreira
Suplentes
Audília Carlos, Rita Campos, Maria Unjanque, Madalena Pereira, Constança Sequeira, Duda, Joana Semedo e Mihaela Minciuna
Treinador do Benfica
Luís Monteiro
Formação inicial do CALE
Bárbara Ferreira, Beatriz Barros, Carla Barbosa, Ivaldina Pereira, Júlia Ventura, Francinete Carneiro e Ana Silva
Suplentes
Andreia Costa, Rita Rodrigues, Filipa Ventura, Maria Ramos, Filipa Moreira, Luana Oliveira, Ana Queirós e Sara Moura
Ao intervalo 15-12
Marcadoras do Benfica
Samara Vieira (7), Mariana Costa (7), Patrícia Rodrigues (5), Constança Sequeira (4), Madalena Pereira (2), Mihaela Minciuna (2), Ana Silva (2), Maria Unjanque (1), Duda (1) e Alexandra Shunu (1)

Texto: Redação
Fotos: João Paulo Trindade / SL Benfica
Última atualização: 16 de fevereiro de 2025

Patrocinadores Andebol Feminino