Basquetebol Feminino

04 março 2025, 14h10

Clarissa dos Santos

Clarissa Santos é a nova camisola n.º 37 das águias

Clarissa dos Santos, poste de 36 anos (10/03/1988), é a nova camisola n.º 37 da equipa feminina de basquetebol do Sport Lisboa e Benfica. Proveniente do Corinthians, a internacional brasileira, que conta com um currículo vasto em experiências e conquistas, assinou contrato com o Clube até ao final da presente época de 2024/25.

Descrevendo o momento como "importante", a basquetebolista referiu ser "muito bom fazer parte da história" do Benfica e traçou os seus objetivos de águia ao peito.

"É um momento muito importante. O Benfica tem uma história, e é muito bom fazer parte dessa história. O objetivo é sempre ganhar, mas também é importante cuidar de cada passo. Cada momento é um degrauzinho, então, a construção já está a ser feita. Com aquilo que eu tenho, venho tentar complementar o que as meninas já estão a fazer", apontou, em declarações à BTV.

Esta não será a primeira experiência de Clarissa dos Santos em Portugal. Tendo atuado na AD Vagos (ainda em 2008/09, e, também, em 2009/10), a atleta apontou que o Campeonato Nacional "já teve várias evoluções".

"Temos diversidade de jogadoras que entram e que saem do Campeonato e que mudam, também, as características do Campeonato", concluiu.

Clarissa dos Santos

Clarissa dos Santos começou a sua trajetória no basquetebol no Centro Esportivo Miécimo da Silva, em Campo Grande, no Rio de Janeiro, de onde é natural. Reconhecida pela sua força, inteligência tática e liderança dentro e fora da quadra, a basquetebolista de 1,88 metros é uma referência como poste, destacando-se pela sua consistência e pelo desempenho em momentos decisivos.

Em 2012, brilhou na ADCF Unimed/Americana, equipa que ergueu os troféus da Liga Sul-Americana de Clubes e da Liga das Américas, e foi eleita MVP em ambas as competições.

A basquetebolista escreveu o seu nome na história da modalidade como uma das poucas atletas brasileiras a atuarem na WNBA. Entre 2015 e 2016 contribuiu com atuações marcantes no Chicago Sky, tendo chegado à final e às meias-finais da Eastern Conference, respetivamente.

Na sua experiência pela Europa, foi campeã e MVP da Taça de França pelo Tango Bourges Basket, em 2017/18, e fez parte da conquista da Liga Francesa de Basquetebol na temporada seguinte (2018/19), quando alinhava no ASVEL Féminin, de Lyon.

Antes da sua chegada ao Benfica, em 2024, Clarissa dos Santos regressou ao Brasil e ajudou a alavancar o Corinthians à conquista da Copa São Paulo.

"Em todos os lugares por onde passei, foi plantada uma sementinha para a construção de quem sou hoje. Então, acho que toda a história que eu tenho é só o complemento da história que eu ainda vou construir. É uma nova história de construção aqui no Benfica", partilhou.

Clarissa dos Santos

Ouça Clarissa dos Santos

Pela seleção brasileira, fez parte da equipa que arrecadou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2019, no Peru, e representou o país em diversos Campeonatos mundiais e nos Jogos Olímpicos. No ano de 2024, disputou os Jogos Pré-Olímpicos de basquetebol 3x3.

"Pensando em tudo o que eu fiz até agora, só usamos um pouquinho, porque aqui é um novo momento, uma nova experiência. Mas a ideia é usar toda essa bagagem como combustível para poder ficar aqui. Para fazer um bom Campeonato e conseguirmos o que queremos, o que está descrito e o que o Benfica já tinha construído como objetivo desde o início da temporada", reforçou.

Terminada a apresentação, a nova camisola n.º 37 do Benfica deixou uma mensagem aos adeptos.

"Continuem a vir ver os jogos, a apoiar as meninas. É muito importante para o basquetebol português, que vai continuar a crescer. Espero vê-los aqui", convidou.

Texto: Redação
Fotos: João Paulo Trindade / SL Benfica
Última atualização: 4 de março de 2025

Patrocinadores Basquetebol


Relacionadas