Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Basquetebol Feminino
Com um currículo vasto em experiências e conquistas, a internacional brasileira é a nova n.º 37 do Benfica, com um contrato válido até ao final da época decorrente.
04 março 2025, 14h10
Clarissa Santos é a nova camisola n.º 37 das águias
Descrevendo o momento como "importante", a basquetebolista referiu ser "muito bom fazer parte da história" do Benfica e traçou os seus objetivos de águia ao peito.
"É um momento muito importante. O Benfica tem uma história, e é muito bom fazer parte dessa história. O objetivo é sempre ganhar, mas também é importante cuidar de cada passo. Cada momento é um degrauzinho, então, a construção já está a ser feita. Com aquilo que eu tenho, venho tentar complementar o que as meninas já estão a fazer", apontou, em declarações à BTV.
Esta não será a primeira experiência de Clarissa dos Santos em Portugal. Tendo atuado na AD Vagos (ainda em 2008/09, e, também, em 2009/10), a atleta apontou que o Campeonato Nacional "já teve várias evoluções".
"Temos diversidade de jogadoras que entram e que saem do Campeonato e que mudam, também, as características do Campeonato", concluiu.
Clarissa dos Santos começou a sua trajetória no basquetebol no Centro Esportivo Miécimo da Silva, em Campo Grande, no Rio de Janeiro, de onde é natural. Reconhecida pela sua força, inteligência tática e liderança dentro e fora da quadra, a basquetebolista de 1,88 metros é uma referência como poste, destacando-se pela sua consistência e pelo desempenho em momentos decisivos.
Em 2012, brilhou na ADCF Unimed/Americana, equipa que ergueu os troféus da Liga Sul-Americana de Clubes e da Liga das Américas, e foi eleita MVP em ambas as competições.
A basquetebolista escreveu o seu nome na história da modalidade como uma das poucas atletas brasileiras a atuarem na WNBA. Entre 2015 e 2016 contribuiu com atuações marcantes no Chicago Sky, tendo chegado à final e às meias-finais da Eastern Conference, respetivamente.
Na sua experiência pela Europa, foi campeã e MVP da Taça de França pelo Tango Bourges Basket, em 2017/18, e fez parte da conquista da Liga Francesa de Basquetebol na temporada seguinte (2018/19), quando alinhava no ASVEL Féminin, de Lyon.
Antes da sua chegada ao Benfica, em 2024, Clarissa dos Santos regressou ao Brasil e ajudou a alavancar o Corinthians à conquista da Copa São Paulo.
"Em todos os lugares por onde passei, foi plantada uma sementinha para a construção de quem sou hoje. Então, acho que toda a história que eu tenho é só o complemento da história que eu ainda vou construir. É uma nova história de construção aqui no Benfica", partilhou.
Ouça Clarissa dos Santos
Pela seleção brasileira, fez parte da equipa que arrecadou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2019, no Peru, e representou o país em diversos Campeonatos mundiais e nos Jogos Olímpicos. No ano de 2024, disputou os Jogos Pré-Olímpicos de basquetebol 3x3.
"Pensando em tudo o que eu fiz até agora, só usamos um pouquinho, porque aqui é um novo momento, uma nova experiência. Mas a ideia é usar toda essa bagagem como combustível para poder ficar aqui. Para fazer um bom Campeonato e conseguirmos o que queremos, o que está descrito e o que o Benfica já tinha construído como objetivo desde o início da temporada", reforçou.
Terminada a apresentação, a nova camisola n.º 37 do Benfica deixou uma mensagem aos adeptos.
"Continuem a vir ver os jogos, a apoiar as meninas. É muito importante para o basquetebol português, que vai continuar a crescer. Espero vê-los aqui", convidou.
Texto: Redação
Fotos: João Paulo Trindade / SL Benfica
Última atualização: 4 de março de 2025