Voleibol

06 março 2025, 18h33

Marcel Matz

Marcel Matz

Jogadores e equipa técnica do Benfica estão focados no que está em jogo neste sábado, 8 de março (18h00), dia em que enfrentam o Ala Nun'Álvares na meia-final da final four da Taça de Portugal de voleibol.

No Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos avizinha-se um espetáculo de alto nível competitivo, e as palavras de Marcel Matz e Tiago Violas revelam a confiança e o foco com que as águias encaram o desafio.

"A responsabilidade da equipa do Nun'Álvares, neste momento, é bem menor do que a nossa, eles estão muito satisfeitos por terem atingido esta final four da Taça [de Portugal]", começou por analisar, em declarações aos meios do Clube, o timoneiro Marcel Matz, que não subestima o adversário, embora lhe reconheça o clima de satisfação.

O técnico lembra que o percurso da formação de Gondomar teve altos e baixos, com algumas mudanças no plantel ao longo da temporada, apontando a troca do distribuidor como um ponto de viragem no rendimento do oponente.

"É um projeto que passou por alguns momentos de turbulência durante o ano, perderam jogadores, fizeram algumas trocas, mas eu acho que a troca do distribuidor acabou por ser uma troca importante, o distribuidor conseguiu fazer com que a equipa melhorasse o rendimento. Portanto, acho que vêm com menos responsabilidade, mas com muita vontade de tentar fazer um resultado positivo para o lado deles", alertou o treinador brasileiro.

Marcel Matz

Ouça Marcel Matz

Do lado do Benfica, Marcel Matz destaca a consistência e a determinação dos jogadores, que, mesmo sob intensa pressão desde o início da temporada, nunca perderam o foco nos objetivos.

"Cabe-nos trabalhar firme, trabalhar forte, respeitar os adversários, sejam eles quais forem, para tentar chegar à final e vencer o jogo de sábado [8 de março]", reforçou, apontando a pressão como um fator com o qual o grupo já está familiarizado.

"A vontade e a exigência do projeto, e como o projeto é montado pela equipa de voleibol do Benfica, é para ganhar títulos. Portanto, acho que a equipa está num bom momento, conseguimos conquistar um objetivo importante, que era terminar em 1.º a fase regular [do Campeonato Nacional]. E terminar em 1.º colocou-nos sempre sob uma pressão muito grande durante toda a época. Desde outubro, temos jogado jogos que não podemos perder. E agora temos mais dois jogos que não podemos perder. Ou seja, estamos habituados a trabalhar sob pressão, porque foi uma pressão que nós próprios nos colocámos. A ideia é não perder. Se não perdermos, ganhamos. Portanto, estamos preparados para jogar, todos estão disponíveis para jogar", afiançou.

Bilhetes para o jogo

Ver mais ›

A terminar, Marcel Matz deixou um apelo aos adeptos, pedindo apoio reforçado dos Benfiquistas do Norte.

"Precisamos de uma movimentação forte lá em cima para tentar equilibrar as bancadas. Temos de fazer um esforço entre os Benfiquistas do Norte para compor uma bancada, e sair também com uma boa força, que é a força que existe lá no Norte e que sempre nos apoia", apelou.

Tiago Violas

Tiago Violas destaca também o valor da equipa do Ala Nun'Álvares, e com um olhar atento sobre o desempenho do adversário, reconhece-lhe um crescimento notável ao longo da temporada.

"É uma equipa que surpreendeu bastante. Fez um Campeonato com vitórias até em campos importantes, como, por exemplo, uma vitória no campo do Leixões, que é até o campo onde vamos jogar agora a final four da Taça [de Portugal]. Esta é uma equipa que está bem, que fez um Campeonato bastante bom, e de certeza que vem criar-nos algumas dificuldades, mas estou muito confiante na nossa equipa. Estamos num bom momento, muito confiantes, e vamos entrar com tudo no sábado para vencer o jogo", garantiu o distribuidor encarnado.

Ouça Tiago Violas

Consciente de que o Benfica carrega a pressão de ser um dos grandes favoritos à conquista do troféu, o internacional português reforça que o foco está totalmente voltado para o objetivo imediato: a vitória na meia-final.

"Temos a noção de que temos mais que responsabilidade de vencer este jogo de sábado e vamos fazer tudo para entrar bem e confiantes para o vencer. E só depois pensaremos numa eventual final. Primeiro vamos focar-nos muito na meia-final e depois pensar numa possível final", assegurou Tiago Violas.

Ultrapassando o Ala Nun'Álvares, o Benfica defronta na final neste domingo, 9 de março, pelas 17h00, o vencedor da eliminatória entre Castêlo da Maia e Leixões.

Texto: Redação
Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica
Última atualização: 6 de março de 2025

Patrocinadores Voleibol