Clube

24 abril 2025, 21h50

Relógio Toni

O relógio foi apresentado na Benfica Official Store do Estádio da Luz

REPORTAGEM BTV

Força com sentido! É este o mote do relógio Montjuic Chrono SLB TONI 46, alusivo ao ícone do Clube. A peça foi apresentada na tarde desta quinta-feira, 24 de abril, na Benfica Official Store do Estádio da Luz.

Numa cerimónia que reuniu um grupo íntimo de convidados, entre eles Álvaro Magalhães e Vítor Martins, históricas figuras das águias, foi Rui Passo, vice-presidente benfiquista, quem deu o pontapé de saída: "É um privilégio poder estar aqui a iniciar este evento, que pretende apresentar uma edição especial, muito limitada e exclusiva, de relógios de glórias do Benfica. Evidentemente, para começar, temos o grande Toni, o Toni do Benfica."

"Força com sentido, sentido dos ponteiros do relógio. A forma como um grande profissional de futebol como o Toni encarava os últimos cinco minutos de jogo em pleno relvado é completamente diferente da forma como eu encaro os últimos cinco minutos de um projeto tão especial como este. O tempo tem um sentido. A força do Toni inspirou a marca Montjuic a criar uma peça emotiva. Fiquei muito orgulhoso e senti da parte do Toni um orgulho imenso", lançou, por sua vez, Nuno Correia, diretor-geral da EasyTime, empresa representante da marca Montjuic em Portugal com a qual a edição foi realizada, ao abrigo de um contrato de licenciamento.

Nuno Correia

Em declarações aos meios do Clube, o diretor contextualizou a origem do projeto: "No ano passado, estivemos ligados aos 120 anos do Clube, e, nessa altura, começámos a imaginar uma espécie de legado, feito através de lendas do Benfica, e automaticamente veio o nome Toni. Começou a ser desenhado o projeto, com a ajuda fantástica da administração Marketing e Comercial do Benfica – Miguel Bento, José Simão. Perante imensos desafios, começámos a criar aquele que é um produto extremamente exclusivo: 46 relógios numerados, assinados, limitados, com todo o ADN da instituição Benfica e com características únicas e exclusivas do Toni."

"Quando me foi apresentado o projeto, fiquei totalmente orgulhoso, porque iria perpetuar décadas de pertença a um clube com uma dimensão mítica e universal, um clube centenário, e que me enchia de orgulho. Penso que é uma ideia feliz porque ela não vai aparecer só com o Toni, este projeto vai também estender-se a outras figuras que marcam a história do futebol do Benfica. Por isso, um orgulho muito grande por poder, através de uma peça de joalharia, perpetuar décadas de entrega ao Benfica", expressou Toni, igualmente aos microfones do SLB.

Toni

O antigo jogador e treinador expôs ainda o seu envolvimento na criação da peça: "Quando me foi apresentado, apresentaram-me o 46. O 46 é o ano em que nasci, 1946, e depois a assinatura. É um relógio que está bem estruturado, bonito e que, naturalmente, é um orgulho para mim, mas será um orgulho também para Benfiquistas que eventualmente possam adquiri-lo, portanto, acho que é uma peça bonita. Já houve uma peça também dos 120 anos, mas penso que este é um relógio que tem a mesma força, impactante, porque é o vermelho do Benfica."

Para além do orgulho individual, Toni assume que o sentimento – e o próprio relógio – é também partilhado por familiares, amigos e antigos colegas: "Foi um relógio para mim e dois relógios para os meus filhos, portanto ficaram perpetuados dentro da família, e, claro, penso que também eles, a minha mulher e todos aqueles que constituem o meu leque familiar, ficaram satisfeitos, assim como os meus amigos e também os meus companheiros, porque ninguém chega sozinho a este patamar. Chega através de uma equipa de muitos colegas que, quer como jogador, quer depois como treinador, ajudaram a que esse nome, esse Toni do Benfica, chegasse. Porque, quem está num clube com a dimensão do Benfica, com a grandeza do Benfica... tu próprio também cresces com essa grandeza do Clube."

Rui Passo

Já aos órgãos de comunicação do Clube, Rui Passo enalteceu que Toni "é património imaterial do Benfica", e a iniciativa, "mais do que uma demonstração de gratidão", consiste em "colocar estas figuras no seu devido lugar, e cada uma delas é uma peça do puzzle que constrói a história de 121 anos do Benfica".

Nuno Correia explicou ainda como é que os interessados podem obter um dos 46 exemplares: "Têm de se deslocar à megastore Benfica, no Estádio da Luz, que tem uma disponibilidade muito limitada de peças, e as mais prestigiadas relojoarias de Portugal também têm algumas das 46 peças espalhadas de norte a sul do país."

A rematar a sua intervenção no evento e, consequentemente, a apresentação da peça, Toni dificilmente poderia ter escolhido melhores palavras: "Orgulho por pertencer a esta família, à Família Benfiquista. Orgulho por ser o Toni do Benfica, porque esse não tem preço. Ser do Benfica até à morte!"

Texto: Simão Vitorino
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 24 de abril de 2025

Relacionadas