Futebol

28 abril 2025, 00h01

Benfica-AVS

Bruno Lage

PÓS-JOGO

A vitória encorpada alcançada pelo Benfica sobre o AVS (6-0), nesta tarde de domingo, 27 de abril, foi considerada "muito importante" por Bruno Lage, na sua análise do jogo da 31.ª jornada da Liga Betclic, no Estádio da Luz.

Na entrevista rápida, à BTV, o treinador encarnado mostrou-se agradado com a exibição. "Jogámos bem, fizemos um grande jogo; uma entrada muito forte da nossa parte com a dinâmica que pretendíamos. Acho que preparámos muito bem o jogo", começou por sublinhar.

O "bom trabalho nas bolas paradas, particularmente nos cantos", mereceu o agrado do técnico, que destacou igualmente a "combinação muito boa entre os adeptos e a equipa". "Temos 3 finais pela frente, o que a gente quer é que os adeptos entendam que nós vamos dar tudo por tudo para lhes proporcionar uma alegria no final, que é vencer o Campeonato", detalhou.

Antes de analisar o duelo em conferência de Imprensa, o timoneiro das águias explicou que pretendeu "fazer pequenos ajustamentos estratégicos" com as entradas de Dahl e de Amdouni no onze.

"Há jogadores que sabem jogar melhor entre linhas, há jogadores que sabem melhor jogar na largura, há jogadores que são mais agressivos na pressão, há jogadores que são mais agressivos no ataque à profundidade, há jogadores que são mais rápidos nas transições, e eu tenho essa possibilidade de ter um leque de jogadores que me permite, a cada momento, antes do jogo, durante o jogo, escolher aquilo que eu ache que seja o indicado para o momento", referiu Bruno Lage, numa ideia enfatizada na sala de Imprensa do Estádio da Luz.

Benfica-AVS

"BOA DINÂMICA" DESTACADA

"Antes de mais, dizer que foi uma boa exibição, uma entrada forte da nossa parte, com boa dinâmica, com golos, com golos de bola corrida, com golos de bola parada, mas o mais importante era nós vencermos o jogo, e vencemos de uma forma justa. E o que fica são os 3 pontos. Reforço aquilo que disse ontem [sábado] na conferência, e vou repetir as mesmas palavras, porque nem sempre é possível marcar golos aos 40 segundos, nem sempre é possível estar a vencer por 3-0 aos 15 minutos, e aquilo que nós temos de fazer, principalmente eu enquanto líder, é proteger os meus jogadores, trazer o público para eles, para continuar a apoiar, e eles que continuem tranquilos, não ansiosos, para poderem jogar desta maneira. E foi com muita estranheza que vi a capa do Record, e consigo verificar que o mesmo jornalista está cá, porque hoje sai a capa da goleada, e eu antecipo já o assunto, eu não pedi goleada nenhuma, eu peço aos meus jogadores para fazerem uma boa exibição, serem sólidos, serem consistentes, respeitarem o adversário, porque eu não estaria a ser justo ao dizer uma coisa nas conferências e dizer outra coisa aos meus jogadores. Não estaria a ser justo para comigo há meia dúzia de semanas estar aqui ao lado do Tozé Marreco sobre a situação do Farense, e estar hoje a pedir o que quer que seja. O que eu peço aos meus jogadores é compromisso, atitude, coragem para jogar o jogo em que acreditamos, e as coisas depois acontecem com naturalidade."

Benfica-AVS

CONTINUAR COM FOCO E DETERMINAÇÃO

"[Golos como almofada importante no desfecho da Liga] Nós não pensamos nisso, porque estar a falar sobre isso é criar ansiedade nos jogadores. Por isso, aquilo que nós temos de fazer é continuar na nossa maneira, focados e determinados em jogar o jogo em que acreditamos. As coisas podem, ou não, acontecer com naturalidade. Por isso é que eu lhe digo, nós nunca vamos saber, e olhando agora para os últimos 4 jogos que fizemos, quais são os jogos que nos vão dar mais problemas, quais são os jogos onde podemos criar menos oportunidades de golo. Por isso, nós temos é de continuar firmes naquilo em que acreditamos. E aquilo em que eu acredito, e já tenho dito quase desde o início, olhando para o calendário, é que as 2 últimas jornadas vão ser muito importantes."

Benfica-AVS

SATISFAÇÃO COM O CONTRIBUTO DE TODOS OS ALAS

"[Amdouni, Dahl e Belotti para manter na próxima época?] Olhe, eu não falo sobre a próxima época. Estou muito satisfeito com os jogadores. Enquanto cá estiverem, eu vou utilizá-los. Também permita-me corrigi-lo um pouco, se é o termo certo, não tem que ver com as ausências de jogadores, tem que ver com aquilo que era a nossa estratégia para este jogo. Nós sentimos que hoje a nossa melhor forma de jogar era desta forma, projetar o Samuel [Dahl] na esquerda, colocar na direita o Zeki [Amdouni] e tirar partido disso. Eu aproveito a sua pergunta para dizer que estou muito satisfeito com todos os alas. Às vezes até é difícil deixar alguém de fora da convocatória, ou, como foi no dia de hoje, escolher dois [alas] e depois, durante o jogo, substituir dois e não dar tempo de jogo ao Bruma, mas todos eles são jogadores muito importantes para nós e com características completamente diferentes. Temos o Bruma, que é um jogador que tem trabalhado muito bem, hoje não jogou. Temos o Prestianni, que tem trabalhado bem, tem estado tranquilo, vai merecendo também os seus minutos. O Andreas [Schjelderup], hoje, viu-se a tentar fazer muito bem aquilo que são as nossas tarefas defensivas, por isso estou muito contente com eles todos. Tenho um leque de jogadores que podem fazer várias coisas, uns melhores entre linhas, outros melhores a atacar a profundidade, outros mais agressivos a defender, outros melhores nas transições, e depois cabe-me a mim escolher os melhores a cada momento e aquilo que o jogo vai pedindo."

TEMPO DE COMPENSAÇÃO

"[Gestão no cartão amarelo de Álvaro Carreras?] Olhe, sobre os cartões amarelos, guarde a sua pergunta, no momento oportuno, quando eu achar oportuno, eu irei responder com todo o gosto. [Descontentamento com o tempo de compensação dado?] Sobre os minutos de compensação, recordando, por exemplo, aquilo que foi o último jogo que estivemos aqui em casa a jogar com o Arouca, em que o tempo de compensação, penso eu, foi 6 ou 7 minutos, achámos exagerado; acho que, por aquilo que se passou, 2 minutos é curto."

Benfica-AVS

O PLANO PARA ULTRAPASSAR O AVS

"[Qual a intenção de colocar Amdouni, em vez de Schjelderup, e Dahl, em vez de Barreiro?] Olhe, vou repetir um pouco aquilo que já disse, que é o Samuel [Dahl] poder jogar um bocadinho mais projetado, apesar de, curiosamente, nós termos iniciado o jogo com dois defesas-esquerdos, mas são dois defesas-esquerdos com perfil diferente. Por isso... trazer o Álvaro [Carreras] para a fase de construção, projetar o Samuel [Dahl] no corredor esquerdo, e com uma dinâmica forte do Aktur [Aktürkoğlu] a fazer os seus movimentos na diagonal, entre os defesas. Nós tínhamos de ter isso, sabíamos a forma como o AVS se organiza defensivamente, como poder criar, provocar alguns espaços, quer entre linhas, quer na profundidade. Por isso, à esquerda nós tentámos colocar uma dinâmica; à direita, dinâmica com o Zeki [Amdouni], o Zeki joga muito bem entre linhas, recebe bem, roda bem, vai procurar as combinações, ter o Tomás Araújo projetado no corredor direito, enfim, ter sempre gente bem posicionada, quer por dentro, quer por fora, para depois podermos atacar a linha defensiva do adversário."

Benfica-AVS

ESTRATÉGIA NOS PONTAPÉS DE CANTO

"[Está feliz com a forma como tem trabalhado os pontapés de canto?] Sim, é algo que temos vindo a trabalhar, e, com mais tempo de treino, nós temos trabalhado imenso. Por isso, olhe, mérito total à minha equipa técnica sobre esse trabalho. Curiosamente, foi o jogo em que trouxemos mais cantos preparados, tínhamos o primeiro, o segundo e o terceiro. Quando estávamos a passar a informação para os jogadores, eu até estava a tentar perceber se eles tinham a capacidade de fazer quer o primeiro, quer o segundo e depois eventualmente um terceiro. Conseguiram fazer, conseguimos explorar isto, apesar de – vocês sabem, porque nós sofremos o golo de bola parada no jogo da 1.ª volta – o AVS também dominar muito bem o jogo da bola parada, e nós tínhamos de provocá-los. E provocá-los era tirá-los da posição inicial e depois atacar os espaços que achávamos que eram os mais indicados."

Texto: Redação
Fotos: Isabel Cutileiro e Victória Ribeiro / SL Benfica
Última atualização: 28 de abril de 2025

Patrocinadores principais do Futebol