Hóquei em Patins

08 maio 2025, 14h17

Edu Castro e Diogo Rafael

Edu Castro e Diogo Rafael fizeram a antevisão

As decisões da WSE Champions League estão à porta! Nas meias-finais da final four, o Benfica enfrenta o FC Porto, às 12h00 deste sábado, 10 de maio, no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos. Edu Castro e Diogo Rafael lançaram o clássico de hóquei em patins, garantindo um coletivo confiante.

Frente a frente estarão dois emblemas que bem se conhecem e que na presente temporada se encontraram em duas ocasiões, a contar para a 1.ª fase do Campeonato Nacional. Na 7.ª jornada, fora de portas, as águias perderam pela margem mínima, por 3-2; na 20.ª ronda, no Pavilhão Fidelidade, os comandados por Edu Castro golearam o FC Porto, por 6-0. Desenlaces distintos, que, na interpretação do treinador encarnado, não prenunciam o clássico.

"É o mesmo rival. Nos dois jogos, um foi na pista deles, o outro foi na nossa. Agora, é em pista neutra e nesse ponto de vista é diferente. O percurso na Liga de Campeões foi diferente de uma equipa para a outra, mas isso não serve de nada, porque começamos do zero. Temos de estar muito bem na partida, com um rival de muita qualidade. Vimos os vídeos das duas partidas que já jogámos contra eles, para vermos o que temos de repetir, o que não podemos repetir e o que temos de fazer bem para levarmos o jogo para a frente e estarmos na final da competição que mais emociona. Não só a nós, mas a todos os Benfiquistas", disse Edu Castro, em declarações à BTV.

Diogo Rafael

Ouça Diogo Rafael

Na mesma ótica, Diogo Rafael, um dos capitães, referiu que "esses resultados são passado", mas que "podem servir para as equipas se estudarem e perceberem onde erraram e onde fizeram coisas bem feitas".

"Acima de tudo, duas equipas que se conhecem muito bem, que estão habituadas a jogar uma contra a outra. É uma competição diferente, é uma competição a eliminar. Ambas têm aspirações muito grandes de conquistar este título, e penso que vai ser um grande jogo. A equipa que cometer menos erros, aquela que estiver mais fiel ao seu jogo, mais fiel aos seus princípios, vai estar na final", asseverou o defesa.

Numa campanha imaculada, o Benfica concluiu a participação no Grupo B no 1.º lugar, com 9 triunfos e 1 empate averbados, e superou o Reus Deportiu, a duas mãos (1-2 e 5-2), nos quartos de final, carimbando o passaporte para as meias-finais da final four.

"A competição está muito boa, até agora. De todas as partidas que já jogámos, só uma não acabou com a vitória. Foi um empate a zero, numa partida muito peculiar, que ocorreu na Corunha [frente ao HC Liceo]. Isso, agora, não serve de nada e serve de muito. Começa 0-0, as duas equipas prepararam bem a partida em si, mas também serve de muito, porque sabemos que por trás disso há muito trabalho que foi bem feito e temos de reafirmá-lo. É o momento decisivo da temporada nesta competição, e temos de estar muito conscientes e concentrados, sobretudo, para vencer a partida", avaliou Edu Castro.

"Creio que nesta altura, na fase das decisões, tudo o que foi resultado no passado pouco ou nada interessa. As equipas quando chegam a esta fase motivam-se e sabem da importância que têm estes jogos. Portanto, creio que tudo o que foi feito no passado pouco ou nada vai importar no sábado [10 de maio]", reforçou Diogo Rafael.

Edu Castro

Ouça Edu Castro

Com a ambição reforçada, após cumprirem o objetivo de terminar a 1.ª fase do Campeonato Nacional na 1.ª posição, os encarnados procuram reconquistar um título que escapa desde 2015/16. A primeira vez que o Benfica venceu a Liga Europeia – a prova passou a denominar-se WSE Champions League em 2022/23 – foi na época de 2012/13.

"Estamos muito confiantes das nossas possibilidades, mas não estamos relaxados. Estamos num bom momento e, pouco a pouco, vamos conseguindo alcançar o nível de forma que podemos ter, sobretudo devido às lesões inoportunas que sofremos. No final, conseguimos um objetivo muito importante, que era sermos primeiros na fase regular do Campeonato, mas agora deixamos isso para pensar um pouco mais adiante. Temos de ser a equipa que fomos durante toda a temporada, com o nosso sistema, com o nosso modelo de jogo e com os nossos adeptos, a apoiarem-nos sempre. É para eles que jogamos. A partir daí, fazer um muito bom jogo para podermos estar na final de domingo [11 de maio] e levantarmos o troféu", objetivou Edu Castro.

Bilhetes para o jogo

Ver mais ›

"Relativamente ao Campeonato, conseguimos o primeiro objetivo, que era o 1.º lugar e ter o fator casa nos play-offs, mas estamos numa competição diferente, que não ganhamos há muitos anos. Fizemos uma 1.ª fase imaculada, depois, uns quartos de final muito bons. Estamos confiantes, a equipa está preparada, está motivada, sabe da importância que esta competição tem para o Clube, para os adeptos e também para os jogadores. Faremos tudo para estarmos presentes na final e conquistarmos esta Liga dos Campeões", afirmou por seu lado Diogo Rafael.

Ultrapassando o FC Porto, neste sábado, pelas 12h00, em Matosinhos, para as meias-finais da final four da WSE Champions League, o Benfica defrontará o vencedor do OC Barcelos-CE Noia Freixenet na grande final, agendada para as 16h00 de domingo, 11 de maio.

Texto: Redação
Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica
Última atualização: 8 de maio de 2025

Patrocinadores Hóquei


Relacionadas