Futebol Formação

17 maio 2025, 15h56

FC Porto B-Benfica B

João Rego e Gustavo Varela a festejar

RESUMO BTV

O Benfica B igualou a melhor classificação de sempre na Liga 2, terminando a prova em 4.º lugar, com 55 pontos, após ter goleado o FC Porto B, por 1-4, neste sábado, 17 de maio, em encontro referente à 34.ª e última jornada da competição, disputado no Estádio Luís Filipe Menezes.

Uma entrada forte no duelo conduziu as águias a uma supremacia evidente desde os primeiros minutos, a qual levou à vantagem materializada com um excelente golo de Diogo Prioste. O médio, de longe, aos 8', rematou forte, levando a bola a entrar no ângulo superior esquerdo da baliza azul e branca, com o esférico a embater ainda no poste (0-1). Indefensável!

FC Porto B-Benfica B

O Benfica B manteve-se por cima no embate até ao intervalo, com maior capacidade em ter bola, e no período de descanso as jovens águias venciam com justiça.

A resposta da formação da casa surgiu no início da etapa complementar, quando Abraham Marcus, aos 48', rematou com sucesso no coração da grande área (1-1).

Porém, os comandados de Nélson Veríssimo mantiveram-se fiéis aos seus princípios, puxando pelo talento para colocar o coletivo no trilho da vitória. E como o fizeram! Um exemplo disso mesmo foi a forma como João Rego, partindo da linha lateral – junto à linha de fundo – passou por dois adversários com dois pormenores técnicos de elevada qualidade, e finalizou com classe quando chegou à quina da pequena área (1-2, aos 67'). Que golo daquele que foi considerado o Homem do Jogo!

FC Porto B-Benfica B

A partir de então, o Benfica B controlou ainda melhor as operações, e a capacidade finalizadora de Gustavo Varela veio ao de cima. O avançado, aos 84', recebeu a bola descaído sobre a esquerda, aproximou-se da entrada da grande área e atirou em força, com qualidade. A bola saiu rasteira junto ao primeiro poste (1-3).

No período de descontos, aos 90'+3', o guardião André Gomes amarrou a bola proveniente de um livre cobrado pelos azuis e brancos e rapidamente procurou repor a mesma em jogo. Fê-lo com um passe longo, teleguiado, para Gustavo Varela. Este, arrancando antes da linha do meio-campo, isolou-se frente ao guarda-redes contrário, entrou na área, puxou para o pé esquerdo e, já aos 90'+4', fechou a contagem dos encarnados (1-4).

O Benfica B encerrou assim a sua participação na Liga 2 2024/25 na 4.ª posição, com 55 pontos, igualando o registo classificativo obtido em 2018/19.

FC Porto B-Benfica B

DECLARAÇÕES

Nélson Veríssimo (treinador do Benfica B): "Acho que foi uma temporada muito positiva. Olhando para aquilo que foi o nosso início na 1.ª jornada, em que até começámos com uma derrota, e para aquilo que nós fomos construindo em termos de equipa ao longo destas jornadas todas, mostrámos que há juventude, que há qualidade, que há jogadores com potencial. Claro, podemos falar de muitas coisas, mas, acima de tudo, o que me apraz registar é o compromisso que os jogadores tiveram ao longo desta época, independentemente da qualidade e do comportamento. Cresceram muito individualmente, e cresceram muito enquanto equipa. Dar os parabéns por isso, tiveram sempre uma mentalidade muito forte. Relativamente ao jogo, foi um jogo com duas equipas que têm um futebol positivo. Na 1.ª parte, julgo que estivemos sempre por cima. Conseguimos chegar ao golo. Na 2.ª parte, o FC Porto B entrou muito bem. As substituições que o treinador fez acabaram por mexer com o jogo e apanharam-nos ali um bocadinho desprevenidos. Nós fomos tentando mexer fora das quatro linhas com as substituições. Acho que a equipa depois acabou por equilibrar-se por cima relativamente àquilo que foi a 1.ª metade do jogo. E acabámos por vencer com toda a justiça e com todo o mérito."

FC Porto B-Benfica B

Diogo Prioste (médio e capitão do Benfica B): "Na minha opinião é uma vitória justa. Uma grande entrada da nossa parte. Felizmente, culminou com o meu golo. Continuámos a criar oportunidades. Só me lembro de um remate do FC Porto B na 1.ª parte. Depois, no início da 2.ª parte, eles entraram melhor, sim. Nós continuámos a fazer o nosso jogo, a jogar à procura da vitória. Conseguimos fazer o segundo [golo], o terceiro [golo], e acho que foi uma vitória totalmente justa. Grande resposta da nossa equipa. Um campeonato supercompetente da nossa parte. Igualámos a melhor marca de sempre, que é o 4.º lugar. Por isso, estamos todos de parabéns. Muito felizes pela equipa. Acho que foi uma época muito bem conseguida da nossa parte."

FC Porto B-Benfica B

Liga 2 | 34.ª jornada | 17/05/2025
FC Porto B-Benfica B
1-4
Estádio Luís Filipe Menezes
Onze do Benfica B
André Gomes, Leandro, Gustavo Marques, Lenny Lacroix, Tiago Parente, Diogo Prioste, João Veloso (Rafael Luís, 86'), Hugo Félix (Filipe Cruz, 86'), João Rego (Ivan Lima, 86'), Luan Farias (Francisco Neto, 69') e José Melro (Gustavo Varela, 58')
Suplentes
Pedro Souza, Francisco Neto (69'), Gonçalo Oliveira, Filipe Cruz (86'), Paul Okon, Diogo Marques, Rafael Luís (86'), Gustavo Varela (58') e Ivan Lima (86')
Treinador do Benfica
Nélson Veríssimo
Onze do FC Porto B
Diogo Fernandes, André Castro (Tiago Silva, 63'), Felipe Silva, Tiago Andrade, Gabriel Brás, Dinis Rodrigues, Kaio Domingos (Martim Cunha, 65'), Bryan Ramos (Jorge Meireles, 69'), Gil Martins, João Teixeira (Abraham Marcus, 46') e Anhá Candé (Trofim Melnichenko, 46')
Suplentes
Gonçalo Ribeiro, Trofim Melnichenko (46'), António Ribeiro, Tiago Silva (63'), Luís Gomes, Rui Monteiro, Jorge Meireles (69'), Martim Cunha (65') e Abraham Marcus (46')
Ao intervalo 0-1
Golos
Benfica B: Diogo Prioste (8'), João Rego (67') e Gustavo Varela (84' e 90'+4'); FC Porto: Abraham Marcus (48')
Boletim clínico do Benfica B
João Fonseca (síndrome pubálgico); Francisco Domingues (lesão muscular na coxa direita)

Texto: Redação
Fotos: Liga Portugal e Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 17 de maio de 2025

Patrocinadores principais do Futebol Formação


Relacionadas