Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Hóquei em Patins Feminino
A equipa feminina de hóquei em patins do Benfica triunfou sobre a AD Sanjoanense, por 2-1, e venceu a prova-rainha.
17 maio 2025, 21h21
A festa da Taça
Taça de Portugal | |
Final | |
RESULTADO FINAL INT: 0-0 |
|
Benfica | 2 |
AD Sanjoanense | 1 |
Marcadoras | |
Maria Sofia Silva 36' Aimée Blackman 48' |
Catarina Costa 50' |
As hendecacampeãs nacionais são agora... hendeca vencedoras da Taça de Portugal.
A saga começou em 2012/13 e, após a mais recente conquista, vai continuar, pelo menos, mais uma temporada.
Em Famalicão, ao intervalo, o marcador mostrava um nulo, resultado que espelhava as parcas oportunidades, apesar de as encarnadas terem estado mais perto de marcar.
Com uma exibição de grande carácter e aguerrida, a AD Sanjoanense foi conseguindo, também na 2.ª parte, retardar o golo do Benfica.
Mas, aos 36', Maria Sofia Silva furou a teia montada pela equipa de São João da Madeira e colocou o Benfica na frente. Excelente jogada individual da avançada, que, no lado esquerdo do ataque, atirou com força para o 1-0.
Sempre com um olho na baliza adversária, as águias controlaram as operações, e, aos 46', podiam ter aumentado a contagem, mas a bola rematada por Aimée Blackman embateu no poste esquerdo da baliza.
Não entrou aos 46', entrou aos 48'! A defesa cobrou um livre direto, arrancou rumo à baliza e, após serpentear na cara da guarda-redes, fez o 2-0! Grande golo de Aimée Blackman.
Já no último minuto, e também de livre direto, Catarina Costa reduziu e escreveu o resultado final: 2-1 favorável à equipa orientada por Paulo Almeida.
Após já ter levantado a Supertaça e a Elite Cup, as gloriosas ergueram, em Vila Nova de Famalicão, a 11.ª Taça de Portugal do historial da secção feminina de hóquei em patins do Clube! O Museu Benfica – Cosme Damião terá, assim, mais um novo troféu!
A mira volta-se agora a apontar para o Campeonato Nacional. Na quarta-feira, 21 de maio (20h00), as águias recebem a ACD Gulpilhares, em partida da 12.ª jornada da fase regular da prova.
Paulo Almeida (treinador do Benfica): "Foi um grande jogo de hóquei em patins entre duas grandes equipas, mas o Benfica foi um justo vencedor, porque foi, durante os 50 minutos, a equipa que mais quis ganhar. Tivemos sempre o caudal ofensivo e a AD Sanjoanense limitou-se a defender bem e a jogar no erro do Benfica. As minhas jogadoras estavam preparadas para isso. Mal perdessem a bola, tinham de ter cuidado para não deixar a AD Sanjoanense sair em transições. Parabéns às minhas jogadoras, que além de grandes jogadoras, são grandes mulheres. Têm as suas profissões e, ao final do dia, nunca se negaram a trabalhar no Sport Lisboa e Benfica. O Benfica é isto, e a mística do Benfica é ganhar, são títulos no Museu Benfica – Cosme Damião. Elas têm feito isso na perfeição, e isto ainda não acabou. Esta já pertence ao passado, e falta o 12.º Campeonato seguido. Não nos vamos cansar de ganhar e de fazer história para o Sport Lisboa e Benfica. Parabéns a todos os Benfiquistas. O Presidente Rui Costa e o resto da Direção – [vice-presidente] Fernando Tavares e Miguel Campos, no caso do hóquei em patins – têm feito tudo em todas as modalidades, tanto no feminino, como no masculino, para que não nos falte nada. Dão-nos todas as condições de trabalho, de tranquilidade e de alegria para treinarmos nos pavilhões e chegarmos ao final do ano com mais troféus. Ganhar 11 Taças de Portugal seguidas não é nada fácil, e só grandes equipas e grandes jogadoras é que conseguem."
Marlene Sousa (capitã e avançada do Benfica): "O nosso objetivo era vencer esta competição, como todas em que estamos inseridas, e foi, acima de tudo, uma excelente propaganda para a modalidade. A AD Sanjoanense tem trabalhado cada vez mais, e isso viu-se, mas dar os parabéns à nossa equipa, que é tão ganhadora. Obrigada aos nossos adeptos, que, uma vez mais, não nos falharam, e estamos aqui para o Campeonato Nacional. No jogo, conseguimos manter a calma, acreditámos no processo e no que andamos a trabalhar durante a semana. Sabíamos que a AD Sanjoanense ia tentar chegar à nossa baliza com transições, mas conseguimos evitar isso, e estamos de parabéns. Sabíamos que isto era um jogo que podia dar para qualquer equipa. Para quem pensa que o nosso Campeonato não é competitivo, aqui está a prova de que tudo pode acontecer. Caiu para o nosso lado, mas a AD Sanjoanense é uma digna vencida. A nossa equipa é muito ambiciosa, vamos lutar por tudo em que estamos inseridas."
Maria Vieira (guarda-redes do Benfica): "Foi inesquecível! Antes de mais, dar os parabéns à AD Sanjoanense, que fez um grande jogo e está a fazer uma grande temporada. Gostamos destes grandes jogos, o público esteve incrível, e foi um grande espetáculo. Honrámos a camisola, fizemos a nossa parte. É um Campeonato que vai aquecer, vamos começar os play-offs em breve, e este jogo podia ter caído para qualquer lado. Fisicamente, o Benfica conseguiu ser superior e, no final dos 50 minutos, conseguiu sair vencedor. Agora, queremos desfrutar. São 11 Taças de Portugal consecutivas. Acho que é histórico, não é fácil e não desvalorizem, porque se fosse fácil toda a gente o fazia. Por alguma razão somos a única equipa a fazê-lo. Obrigada, Benfica, pelo investimento que faz nas mulheres e no Desporto, e obrigada a estes fantásticos adeptos. Enquanto pudermos ganhar e honrar esta camisola, perfeito. O Museu Benfica – Cosme Damião tem muito espaço, e queremos continuar a deixar lá troféus."
Aimée Blackman (defesa do Benfica): "Estou muito feliz com o 2.º título pelo Benfica. Quero agradecer muito aos adeptos que vieram ver o jogo. O apoio foi incrível. Foi um jogo difícil, o que ainda torna a vitória mais saborosa. Um jogo de Taça de Portugal é sempre mais complicado, as duas equipas queriam ganhar e chegaram várias vezes à baliza na 1.ª parte. Nós não estivemos tão bem como queríamos na finalização, mas, na 2.ª parte, estivemos melhor nesse capítulo. Agora, temos de focar-nos no Campeonato."
Beatriz Figueiredo (defesa do Benfica): "Já é a minha 5.ª Taça de Portugal, mas não perde a magia, porque é sempre bom ganhar por esta equipa. Trabalhamos muito para isto. Foi um jogo duro e taco a taco, como nós gostamos. Estamos todas muito felizes. Soubemos esperar e tivemos maturidade. É algo em que temos vindo a trabalhar, e, na 2.ª parte, equilibrámos e conseguimos os golos. Após ganhar uma Taça, a equipa sai sempre mais forte. Vamos festejar, e para a semana cá estaremos para trabalhar mais, porque queremos muito o Campeonato."
Maria Sofia Silva (avançada do Benfica): "Estou muito feliz, é sempre bom ajudar a minha equipa, e este é mais um objetivo cumprido. Só tínhamos de sair daqui vencedoras. O Benfica dá-nos tudo, nós trabalhamos muito todos os dias, e só temos de colocar isto em campo. Foi isso que fizemos e, mais uma vez, demos tudo. Fomos equipa e conseguimos construir este resultado, e dar mais um título ao Benfica. [Golo] Fiquei muito feliz. Tínhamos uma grande bancada, e é uma sensação indescritível marcar pelo Benfica. Mas o trabalho de equipa foi muito importante, e, se continuarmos assim, será difícil pararem esta equipa."
Raquel Santos (avançada do Benfica): "Foi um aniversário [festejou 22 anos] um bocado diferente, mas ganhar a Taça de Portugal foi a melhor prenda que podia ter. O Benfica já ganhou este troféu 11 vezes, e eu ter participado em 4 delas é incrível. Nem tenho palavras. Estou mesmo muito contente e orgulhosa desta equipa, porque toda a gente acha que isto é fácil. Hoje, com o resultado de 2-1, provou-se que o hóquei feminino está mais difícil e vai ficar cada vez mais complicado. As pessoas dizem que ganhamos, ganhamos, mas ganhamos com trabalho árduo que ninguém vê. A nossa ambição, vontade de ganhar e garra são enormes e fizeram a diferença. Quando a bola entrou no 1.º golo, sabíamos que isto ia ser nosso, porque a parte mais difícil é entrar o 1.º golo. Agora, é pensar no Campeonato, que também queremos muito ganhar."
Rita Batista (avançada do Benfica): "Foi um jogo bastante equilibrado, que é algo que nos deixa bastante agradadas. Conseguimos mostrar as nossas mais-valias e mostrar que continuamos a ser uma das melhores equipas portuguesas e também da Europa. Por causa disso, levamos mais uma taça para o Museu Benfica – Cosme Damião. Esta conquista é o resultado de muito esforço e dedicação ao longo destes meses todos, em que entrámos nos treinos e quisemos sempre ser melhores do que no jogo anterior. Apesar de muitas conquistas, é sempre difícil continuarmos a colecioná-las. Puxamo-nos muito umas às outras e é sempre muito especial ganhar pelo Benfica. É sempre bom ver os Benfiquistas sempre connosco, e a apoiarem-nos incondicionalmente."
Alice Vicente (guarda-redes do Benfica): "São 11 Taças de Portugal seguidas! É sempre uma honra ganhar pelo Benfica, e são sempre dias muito bonitos. Dias que temos de aproveitar ao máximo, porque o Benfica aposta tudo em nós. É muito bom ganhar por esta equipa. O nosso objetivo é sempre ganhar, mas na 1.ª parte foi um pouco difícil entrar na defesa da AD Sanjoanense. No entanto, viu-se a nossa superioridade em termos físicos, e isso, no fundo, foi o que decidiu. O golo ia acabar por aparecer e, graças a Deus, apareceu e saímos vitoriosas. Agora, o Campeonato é o título que nos falta neste ano, e ainda falta um mês e pouco de trabalho. Estamos com toda a força para conquistar o 12.º título."
Sofia Moncóvio (defesa do Benfica): "Temos de dar os parabéns à AD Sanjoanense pelo excelente jogo de hóquei em patins. Foi muito equilibrado, e é bom ter estas equipas que nos desafiam a sermos cada vez melhores. E, depois, foi a demonstração da nossa resiliência. Fomos Benfica do início ao fim. Soubemos sofrer, soubemos ter bola, soubemos ser inteligentes nos momentos em que foi preciso, e com isso conseguimos ganhar. Toda a equipa, todo o staff, quem puxa, quem marca, quem defende, toda a gente. Trabalhamos muito todos os dias, damos tudo em pista e merecemos isto mais do que ninguém. O esforço compensa, e vamos continuar a fazê-lo, por nós, pelas nossas famílias e pelo Benfica."
Taça de Portugal (final four) | Final | 17/05/2025 | ||
Benfica-AD Sanjoanense 2-1 Pavilhão Municipal de Vila Nova de Famalicão |
||
Cinco inicial do Benfica | ||
Maria Vieira, Aimée Blackman, Marlene Sousa, Raquel Santos e Maria Sofia Silva | ||
Suplentes | ||
Alice Vicente, Elena Tamiozzo, Sofia Moncóvio, Beatriz Figueiredo e Rita Batista | ||
Treinador do Benfica | ||
Paulo Almeida | ||
Cinco inicial da AD Sanjoanense | ||
Daniela Pereira, Daniela Silva, Catarina Costa, Ana Couto e Joana Teixeira | ||
Suplentes | ||
Catarina Viola, Margarida Teixeira, Bárbara Marques, Maria Ferreira e Joana Rodrigues | ||
Ao intervalo | 0-0 | |
Golos | ||
Benfica: Maria Sofia Silva (36') e Aimée Blackman (48'); AD Sanjoanense: Catarina Costa (50') | ||
Marcha do marcador | ||
2-0; 2-1 |
17 maio 2025
A festa de mais um êxito na prova-rainha
Texto: Redação
Fotos: FPP
Última atualização: 18 de maio de 2025