Hóquei em Patins Feminino

17 maio 2025, 21h21

Benfica

A festa da Taça

RESUMO DO JOGO

Taça de Portugal
Final
RESULTADO FINAL
INT: 0-0
Benfica 2
AD Sanjoanense 1
Marcadoras
Maria Sofia Silva 36'
Aimée Blackman 48'
Catarina Costa 50'

A equipa feminina de hóquei em patins do Benfica mediu forças com a AD Sanjoanense, neste sábado, 17 de maio, na final da Taça de Portugal. As águias venceram, por 2-1, conquistando a sua 11.ª prova-rainha!

As hendecacampeãs nacionais são agora... hendeca vencedoras da Taça de Portugal.

A saga começou em 2012/13 e, após a mais recente conquista, vai continuar, pelo menos, mais uma temporada.

Em Famalicão, ao intervalo, o marcador mostrava um nulo, resultado que espelhava as parcas oportunidades, apesar de as encarnadas terem estado mais perto de marcar.

Com uma exibição de grande carácter e aguerrida, a AD Sanjoanense foi conseguindo, também na 2.ª parte, retardar o golo do Benfica.

Benfica

Mas, aos 36', Maria Sofia Silva furou a teia montada pela equipa de São João da Madeira e colocou o Benfica na frente. Excelente jogada individual da avançada, que, no lado esquerdo do ataque, atirou com força para o 1-0.

Sempre com um olho na baliza adversária, as águias controlaram as operações, e, aos 46', podiam ter aumentado a contagem, mas a bola rematada por Aimée Blackman embateu no poste esquerdo da baliza.

Não entrou aos 46', entrou aos 48'! A defesa cobrou um livre direto, arrancou rumo à baliza e, após serpentear na cara da guarda-redes, fez o 2-0! Grande golo de Aimée Blackman.

Benfica

Já no último minuto, e também de livre direto, Catarina Costa reduziu e escreveu o resultado final: 2-1 favorável à equipa orientada por Paulo Almeida.

Após já ter levantado a Supertaça e a Elite Cup, as gloriosas ergueram, em Vila Nova de Famalicão, a 11.ª Taça de Portugal do historial da secção feminina de hóquei em patins do Clube! O Museu Benfica – Cosme Damião terá, assim, mais um novo troféu!

A mira volta-se agora a apontar para o Campeonato Nacional. Na quarta-feira, 21 de maio (20h00), as águias recebem a ACD Gulpilhares, em partida da 12.ª jornada da fase regular da prova.

Benfica

DECLARAÇÕES

Paulo Almeida (treinador do Benfica): "Foi um grande jogo de hóquei em patins entre duas grandes equipas, mas o Benfica foi um justo vencedor, porque foi, durante os 50 minutos, a equipa que mais quis ganhar. Tivemos sempre o caudal ofensivo e a AD Sanjoanense limitou-se a defender bem e a jogar no erro do Benfica. As minhas jogadoras estavam preparadas para isso. Mal perdessem a bola, tinham de ter cuidado para não deixar a AD Sanjoanense sair em transições. Parabéns às minhas jogadoras, que além de grandes jogadoras, são grandes mulheres. Têm as suas profissões e, ao final do dia, nunca se negaram a trabalhar no Sport Lisboa e Benfica. O Benfica é isto, e a mística do Benfica é ganhar, são títulos no Museu Benfica – Cosme Damião. Elas têm feito isso na perfeição, e isto ainda não acabou. Esta já pertence ao passado, e falta o 12.º Campeonato seguido. Não nos vamos cansar de ganhar e de fazer história para o Sport Lisboa e Benfica. Parabéns a todos os Benfiquistas. O Presidente Rui Costa e o resto da Direção – [vice-presidente] Fernando Tavares e Miguel Campos, no caso do hóquei em patins – têm feito tudo em todas as modalidades, tanto no feminino, como no masculino, para que não nos falte nada. Dão-nos todas as condições de trabalho, de tranquilidade e de alegria para treinarmos nos pavilhões e chegarmos ao final do ano com mais troféus. Ganhar 11 Taças de Portugal seguidas não é nada fácil, e só grandes equipas e grandes jogadoras é que conseguem."

Benfica

Marlene Sousa (capitã e avançada do Benfica): "O nosso objetivo era vencer esta competição, como todas em que estamos inseridas, e foi, acima de tudo, uma excelente propaganda para a modalidade. A AD Sanjoanense tem trabalhado cada vez mais, e isso viu-se, mas dar os parabéns à nossa equipa, que é tão ganhadora. Obrigada aos nossos adeptos, que, uma vez mais, não nos falharam, e estamos aqui para o Campeonato Nacional. No jogo, conseguimos manter a calma, acreditámos no processo e no que andamos a trabalhar durante a semana. Sabíamos que a AD Sanjoanense ia tentar chegar à nossa baliza com transições, mas conseguimos evitar isso, e estamos de parabéns. Sabíamos que isto era um jogo que podia dar para qualquer equipa. Para quem pensa que o nosso Campeonato não é competitivo, aqui está a prova de que tudo pode acontecer. Caiu para o nosso lado, mas a AD Sanjoanense é uma digna vencida. A nossa equipa é muito ambiciosa, vamos lutar por tudo em que estamos inseridas."

Benfica

Maria Vieira (guarda-redes do Benfica): "Foi inesquecível! Antes de mais, dar os parabéns à AD Sanjoanense, que fez um grande jogo e está a fazer uma grande temporada. Gostamos destes grandes jogos, o público esteve incrível, e foi um grande espetáculo. Honrámos a camisola, fizemos a nossa parte. É um Campeonato que vai aquecer, vamos começar os play-offs em breve, e este jogo podia ter caído para qualquer lado. Fisicamente, o Benfica conseguiu ser superior e, no final dos 50 minutos, conseguiu sair vencedor. Agora, queremos desfrutar. São 11 Taças de Portugal consecutivas. Acho que é histórico, não é fácil e não desvalorizem, porque se fosse fácil toda a gente o fazia. Por alguma razão somos a única equipa a fazê-lo. Obrigada, Benfica, pelo investimento que faz nas mulheres e no Desporto, e obrigada a estes fantásticos adeptos. Enquanto pudermos ganhar e honrar esta camisola, perfeito. O Museu Benfica – Cosme Damião tem muito espaço, e queremos continuar a deixar lá troféus."

Benfica-AD Sanjoanense

Aimée Blackman (defesa do Benfica): "Estou muito feliz com o 2.º título pelo Benfica. Quero agradecer muito aos adeptos que vieram ver o jogo. O apoio foi incrível. Foi um jogo difícil, o que ainda torna a vitória mais saborosa. Um jogo de Taça de Portugal é sempre mais complicado, as duas equipas queriam ganhar e chegaram várias vezes à baliza na 1.ª parte. Nós não estivemos tão bem como queríamos na finalização, mas, na 2.ª parte, estivemos melhor nesse capítulo. Agora, temos de focar-nos no Campeonato."

Benfica-AD Sanjoanense

Beatriz Figueiredo (defesa do Benfica): "Já é a minha 5.ª Taça de Portugal, mas não perde a magia, porque é sempre bom ganhar por esta equipa. Trabalhamos muito para isto. Foi um jogo duro e taco a taco, como nós gostamos. Estamos todas muito felizes. Soubemos esperar e tivemos maturidade. É algo em que temos vindo a trabalhar, e, na 2.ª parte, equilibrámos e conseguimos os golos. Após ganhar uma Taça, a equipa sai sempre mais forte. Vamos festejar, e para a semana cá estaremos para trabalhar mais, porque queremos muito o Campeonato."

Maria Sofia Silva (avançada do Benfica): "Estou muito feliz, é sempre bom ajudar a minha equipa, e este é mais um objetivo cumprido. Só tínhamos de sair daqui vencedoras. O Benfica dá-nos tudo, nós trabalhamos muito todos os dias, e só temos de colocar isto em campo. Foi isso que fizemos e, mais uma vez, demos tudo. Fomos equipa e conseguimos construir este resultado, e dar mais um título ao Benfica. [Golo] Fiquei muito feliz. Tínhamos uma grande bancada, e é uma sensação indescritível marcar pelo Benfica. Mas o trabalho de equipa foi muito importante, e, se continuarmos assim, será difícil pararem esta equipa."

Raquel Santos

Raquel Santos (avançada do Benfica): "Foi um aniversário [festejou 22 anos] um bocado diferente, mas ganhar a Taça de Portugal foi a melhor prenda que podia ter. O Benfica já ganhou este troféu 11 vezes, e eu ter participado em 4 delas é incrível. Nem tenho palavras. Estou mesmo muito contente e orgulhosa desta equipa, porque toda a gente acha que isto é fácil. Hoje, com o resultado de 2-1, provou-se que o hóquei feminino está mais difícil e vai ficar cada vez mais complicado. As pessoas dizem que ganhamos, ganhamos, mas ganhamos com trabalho árduo que ninguém vê. A nossa ambição, vontade de ganhar e garra são enormes e fizeram a diferença. Quando a bola entrou no 1.º golo, sabíamos que isto ia ser nosso, porque a parte mais difícil é entrar o 1.º golo. Agora, é pensar no Campeonato, que também queremos muito ganhar."

Benfica-AD Sanjoanense

Rita Batista (avançada do Benfica): "Foi um jogo bastante equilibrado, que é algo que nos deixa bastante agradadas. Conseguimos mostrar as nossas mais-valias e mostrar que continuamos a ser uma das melhores equipas portuguesas e também da Europa. Por causa disso, levamos mais uma taça para o Museu Benfica – Cosme Damião. Esta conquista é o resultado de muito esforço e dedicação ao longo destes meses todos, em que entrámos nos treinos e quisemos sempre ser melhores do que no jogo anterior. Apesar de muitas conquistas, é sempre difícil continuarmos a colecioná-las. Puxamo-nos muito umas às outras e é sempre muito especial ganhar pelo Benfica. É sempre bom ver os Benfiquistas sempre connosco, e a apoiarem-nos incondicionalmente."

Alice Vicente (guarda-redes do Benfica): "São 11 Taças de Portugal seguidas! É sempre uma honra ganhar pelo Benfica, e são sempre dias muito bonitos. Dias que temos de aproveitar ao máximo, porque o Benfica aposta tudo em nós. É muito bom ganhar por esta equipa. O nosso objetivo é sempre ganhar, mas na 1.ª parte foi um pouco difícil entrar na defesa da AD Sanjoanense. No entanto, viu-se a nossa superioridade em termos físicos, e isso, no fundo, foi o que decidiu. O golo ia acabar por aparecer e, graças a Deus, apareceu e saímos vitoriosas. Agora, o Campeonato é o título que nos falta neste ano, e ainda falta um mês e pouco de trabalho. Estamos com toda a força para conquistar o 12.º título."

Benfica-AD Sanjoanense

Sofia Moncóvio (defesa do Benfica): "Temos de dar os parabéns à AD Sanjoanense pelo excelente jogo de hóquei em patins. Foi muito equilibrado, e é bom ter estas equipas que nos desafiam a sermos cada vez melhores. E, depois, foi a demonstração da nossa resiliência. Fomos Benfica do início ao fim. Soubemos sofrer, soubemos ter bola, soubemos ser inteligentes nos momentos em que foi preciso, e com isso conseguimos ganhar. Toda a equipa, todo o staff, quem puxa, quem marca, quem defende, toda a gente. Trabalhamos muito todos os dias, damos tudo em pista e merecemos isto mais do que ninguém. O esforço compensa, e vamos continuar a fazê-lo, por nós, pelas nossas famílias e pelo Benfica."

Benfica

Taça de Portugal (final four) | Final | 17/05/2025
Benfica-AD Sanjoanense
2-1
Pavilhão Municipal de Vila Nova de Famalicão
Cinco inicial do Benfica
Maria Vieira, Aimée Blackman, Marlene Sousa, Raquel Santos e Maria Sofia Silva
Suplentes
Alice Vicente, Elena Tamiozzo, Sofia Moncóvio, Beatriz Figueiredo e Rita Batista
Treinador do Benfica
Paulo Almeida
Cinco inicial da AD Sanjoanense
Daniela Pereira, Daniela Silva, Catarina Costa, Ana Couto e Joana Teixeira
Suplentes
Catarina Viola, Margarida Teixeira, Bárbara Marques, Maria Ferreira e Joana Rodrigues
Ao intervalo 0-0
Golos
Benfica: Maria Sofia Silva (36') e Aimée Blackman (48'); AD Sanjoanense: Catarina Costa (50')
Marcha do marcador
2-0; 2-1

Texto: Redação
Fotos: FPP
Última atualização: 18 de maio de 2025

Patrocinadores Hóquei