Hóquei em Patins Feminino

21 maio 2025, 21h16

Benfica-Gulpilhares

Raquel Santos abraça Rita Batista

RESUMO DO JOGO

Campeonato Nacional
Fase regular
12.ª jornada
RESULTADO FINAL
Benfica 13
ACD Gulpilhares 1
Marcadoras
Raquel Santos 15'
Rita Batista 16'
Raquel Santos 18'
Aimée Blackman 18'
Rita Batista 23'
Marlene Sousa 23'
Maria Sofia Silva 27'
Marlene Sousa 34'
Beatriz Figueiredo 45'
Rita Batista 46'
Sofia Moncóvio 48'
Elena Tamiozzo 49'
Raquel Santos 50'
Ana Fernandes 26'

O Benfica goleou a ACD Gulpilhares na noite desta quarta-feira, 21 de maio, por 13-1, num encontro da 12.ª jornada da fase regular do Campeonato Nacional disputado no Pavilhão Fidelidade.

Antes mesmo de o jogo começar, momento de consagração pela conquista da 11.ª Taça de Portugal. Com o troféu nas mãos, a capitã Marlene Sousa liderou uma equipa que teve direito a uma guarda de honra das adversárias antes de ser ovacionada pelos Benfiquistas.

Benfica-Gulpilhares

Os primeiros minutos do encontro foram mornos, com a ACD Gulpilhares a defender a sua baliza e a sair em rápidas transições, como a que culminou num remate de Beatriz Silva ao poste, aos 12'.

No entanto, aos 15', Raquel Santos encontrou forma de quebrar a resistência nortenha. Segundos após ter acertado no ferro, a avançada do Benfica recalibrou a pontaria e rematou colocado para o 1-0, após assistência de Rita Batista.

Aos 16', inverteram-se os papéis: Raquel Santos serviu Rita Batista para o 2-0. Endiabrada, Raquel Santos ampliou para 3-0, aos 18', num potente disparo de longe. A mesma receita usou Aimée Blackman para fazer o 4-0, no mesmo minuto.

Benfica-Gulpilhares

Aproveitando o desnorte das adversárias, as encarnadas continuaram com o pé no acelerador e ainda conseguiram chegar ao 6-0 antes do intervalo.

Primeiro, aos 23', Rita Batista fintou a guarda-redes para fazer o 5.º golo das águias, e, aos 25', Marlene Sousa arrancou uma ovação das bancadas ao marcar o 6-0 com um gesto técnico de excelência.

Na 1.ª jogada após o regresso das cabinas, Marlene Sousa acertou no poste, mas foi a ACD Gulpilhares quem conseguiu chegar ao golo. Aos 26', na recarga de um livre direto em que tinha acertado no ferro, Ana Fernandes marcou o 6-1.

Benfica-Gulpilhares

A resposta do Benfica foi imediata e, aos 27', Maria Sofia Silva mostrou faro de golo no lance que culminou no 7-1.

Aos 30' e aos 32', Marlene Sousa viu os ferros negarem-lhe dois golos, mas o bis acabou por chegar aos 34', num remate, à boca da baliza, para o 8-1.

Nos derradeiros 5 minutos da partida, as águias mostraram-se num plano físico superior ao das adversárias e protagonizaram um ataque cerrado à baliza nortenha. Aos 45', Beatriz Figueiredo marcou o 9-1 e, no minuto seguinte (46'), Rita Batista completou o hat-trick com um remate cruzado.

Benfica-Gulpilhares

O 11-1 chegou aos 48', numa bela iniciativa individual de Sofia Moncóvio. Aos 49', Elena Tamiozzo balançou as redes adversárias (12-1) e garantiu que todas as jogadoras de campo do Benfica anotassem o seu nome na lista de marcadoras. Quando faltavam poucos segundos para o soar da buzina, Raquel Santos também completou o seu hat-trick com um remate por baixo do corpo da guardiã adversária para o 13-1 final.

Na próxima segunda-feira, 26 de maio, a equipa comandada por Paulo Almeida tem duelo marcado com a Stuart Massamá, na 13.ª jornada da fase regular do Campeonato Nacional. O início do encontro no Pavilhão Fidelidade está aprazado para as 21h30.

Benfica-Gulpilhares

DECLARAÇÕES

Rita Batista (avançada do Benfica): "Normalmente, diz-se que é muito mais fácil trabalhar sobre vitórias. E, claramente, para nós, cada vitória ajuda a equipa a motivar-se um bocadinho mais para o próximo jogo e para manter o nível, semana após semana. Na 1.ª parte, a Gulpilhares teve várias oportunidades, mas, quando conseguimos imprimir mais velocidade, tornámos o jogo mais fácil, e os golos começaram a aparecer. [Golos] Foi o meu primeiro hat-trick pelo Benfica, e fico muito feliz, primeiramente por ajudar a equipa e, depois, por ver que o trabalho durante a época está a dar frutos. [Partilhar a Taça de Portugal com os adeptos] É muito especial, porque foi a minha primeira Taça de Portugal. É muito bom partilhar estes momentos com os adeptos e poder-lhes mostrar que estas conquistas não são só nossas, mas também deles."

Benfica-Gulpilhares

Campeonato Nacional (fase regular) | 12.ª jornada | 21/05/2025
Benfica-ACD Gulpilhares
13-1
Pavilhão Fidelidade
Cinco inicial do Benfica
Alice Vicente, Beatriz Figueiredo, Elena Tamiozzo, Marlene Sousa e Maria Sofia Silva
Suplentes
Maria Vieira, Aimée Blackman, Sofia Moncóvio, Rita Batista e Raquel Santos
Treinador do Benfica
Paulo Almeida
Cinco inicial da ACD Gulpilhares
Daniela Araújo, Ana Fernandes, Ana Silva, Maria Gomes e Mariana Teixeira
Suplentes
Leonor Barbosa, Eduarda Leite, Matilde Azevedo, Rute Santos e Maria Branco
Ao intervalo 6-0
Golos
Benfica: Raquel Santos (15', 18' e 50'), Rita Batista (16', 23' e 46'), Aimée Blackman (18'), Marlene Sousa (23' e 34'), Maria Sofia Silva (27'), Beatriz Figueiredo (45'), Sofia Moncóvio (48') e Elena Tamiozzo (49'); ACD Gulpilhares: Ana Fernandes (26')
Marcha do marcador
6-0; 6-1; 13-1

Texto: Redação
Fotos: Victória Ribeiro / SL Benfica
Última atualização: 22 de maio de 2025

Patrocinadores Hóquei