Futebol

24 maio 2025, 16h32

Otamendi

Otamendi

ANTEVISÃO

Na véspera do dérbi da final da Taça de Portugal, ante o Sporting, o capitão Otamendi garantiu foco total do Benfica no jogo e a ambição de conquistar o troféu. A partida está agendada para as 17h15 deste domingo, 25 de maio, no Estádio Nacional.

O defesa-central referiu que as águias estão "a preparar-se da melhor forma possível" para que "tudo corra bem" e para poderem fazer "uma boa partida", proporcionando, também, um bom espetáculo aos adeptos.

"Temos de virar a página e focarmo-nos no jogo de amanhã, que é importante. É um título para nós, para o Clube e para os nossos adeptos" disse, na conferência de Imprensa deste sábado, 24 de maio, realizada no Benfica Campus.

Questionado sobre o seu futuro, Otamendi foi imperativo: "Amanhã, temos uma partida muito importante para nós, e o foco tem de estar nisso, não na minha renovação."

Otamendi

"Temos mais uma final pela frente e vamos tentar fazer um bom trabalho para podermos conquistar o título"

Otamendi

Pergunto-lhe como está o grupo neste momento? Que tipo de adversário e que tipo de jogo é que esperam, uma vez que é uma final?

O grupo teve uma boa semana, trabalhámos, e não há nada melhor do que ter uma final pela frente, prepararmo-nos para competir e fazer uma boa partida. A verdade é que a nossa mentalidade está focada no jogo de amanhã, em fazer as coisas bem e tentar fazer um bom resultado e ser feliz.

Como capitão de equipa, sente que tem o orgulho ferido por aquilo que se passou nos últimos dois jogos e por terem perdido o Campeonato para o Sporting? Acha que este jogo da Taça é mais do que um jogo da Taça? Joga-se mais do que isso? Sabemos que há eleições no Clube em outubro, que Rui Costa defendeu Bruno Lage, assegurando a sua continuidade, mas, depois, há a parte dos adeptos, e sabemos como são os adeptos do Benfica quando não aparecem resultados.

É claro que quando se perde, fica-se magoado, fica-se triste, porque é um Campeonato em que competimos o ano todo por um objetivo, e é normal. Doeu a todo o grupo perder o Campeonato no instante final. Amanhã temos mais uma final pela frente e vamos tentar fazer um bom trabalho, como já disse anteriormente, para podermos conquistar o título. Para o fazer, temos de o abordar da melhor maneira possível. Os adeptos tinham claramente a mesma esperança que nós de conquistar o título [do Campeonato], mas isso não aconteceu e temos de virar a página e focarmo-nos no jogo de amanhã, que é importante. É um título para nós, para o Clube e para os nossos adeptos, que estão a cada fim de semana a apoiar-nos para nos darem força para podermos levantar um troféu. A verdade é que esperamos estar bem amanhã e poder levantá-lo e dar-lhes [o troféu] a eles também.

Otamendi

Perguntava-lhe o que é que poderão fazer de diferente, uma vez que os dois últimos jogos do Benfica com o Sporting deram em empate. Também treinaram os penáltis, uma vez que a Taça da Liga foi decida nos penáltis?

Bem, para além do resultado, acho que merecíamos um pouco mais na partida no Estádio da Luz, mas a bola não quis entrar. Tentámos de todas as maneiras, a equipa foi sempre para a frente e a verdade é que vamos tentar fazer da mesma forma e melhor para podermos sair com um resultado positivo, que é o mais importante e o que define esta final. Espero que desta vez possamos dar um bom espetáculo, ambas as equipas. Que se jogue o máximo de tempo possível – que é o mais importante –, que não se perca tempo com pausas, faltas e coisas do género, e que possamos jogar o máximo de tempo possível e fazer um bom espetáculo para todos. Os penáltis, por mais que se pratique, no jogo é diferente. Não os treinámos só para hoje. Treinamos durante a semana, durante todo o ano. Esperamos não chegar a esse ponto e que possamos decidir durante os 90 minutos.

Otamendi

"Que se jogue o máximo de tempo possível – que é o mais importante –, que não se perca tempo com pausas, faltas e coisas do género, e que possamos fazer um bom espetáculo para todos"

Como é que a equipa preparou o jogo, sabendo da importância da conquista deste troféu e, também, sabendo que é o último jogo [em competições oficiais] de Di María? Quão importante será para a equipa dar este troféu, também, a Di María?

Bem, como disse, é uma partida, é uma final que obviamente preparamos... Não muda muito do planeamento de como preparamos cada partida, mas numa final o ambiente tem de ser positivo. Estamos a preparar-nos da melhor forma para que tudo corra bem e amanhã possamos fazer uma boa partida. Em relação ao Ángel [Di María], obviamente que o Ángel é uma lenda aqui no Clube e no mundo inteiro, por tudo o que conquistou, pela história que tem, e nós, enquanto companheiros, obviamente que vamos tentar dar sempre o melhor para que ele seja feliz e possa, obviamente, sair pela porta grande. Já saiu deste clube pela porta grande, mas todos os dias tem algo mais pela frente que esperemos que possa fazê-lo.

Tem-se falado muito sobre o seu futuro. Numa fase da carreira adiantada, já venceu tanto, já jogou por tantos clubes e em tantos contextos. O que é que faz a diferença neste momento para Otamendi decidir o futuro? O que é que pesa na sua balança para se decidir onde deve continuar?

Bem, sempre fui uma pessoa que analisa muito bem as coisas. Sobre esta temporada, eu disse no início que quando terminasse o torneio e as competições, eu decidiria o meu futuro. Amanhã, temos uma partida muito importante para nós, e o foco tem de estar nisso, não na minha renovação. Tento sempre viver um dia de cada vez, aproveitar cada momento, porque obviamente nunca se sabe quando pode ser o último, por isso, nada mais há a dizer para além disso.

Texto: Redação
Fotos: isabel Cutileiro / SL Benfica
Última atualização: 24 de maio de 2025

Patrocinadores principais do Futebol