Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Basquetebol
O Benfica venceu o FC Porto, por 71-93, no jogo 4 da final do play-off da Liga Betclic, e celebrou o 31.º título nacional do seu historial.
15 junho 2025, 19h54
Equipa do Benfica celebra o 31.º título de campeão nacional
Liga Betclic | ||||||||
Jogo 4 final do play-off |
||||||||
RESULTADO FINAL |
||||||||
|
||||||||
1.º Q | 2.º Q | 3.º Q | 4.º Q | |||||
19-21 | 28-49 | 51-69 | 71-93 |
Muito competentes nas ações de jogo, os encarnados foram superiores em todos os capítulos e triunfaram por números que não deixam margem para dúvidas. Os comandados de Norberto Alves mostraram enorme discernimento e melhores índices físicos do que o oponente, o que permitiu celebrar!
Desde cedo o Benfica evidenciou acerto nos ressaltos numa partida que debutou com ritmo elevado. A vencer por 2-6, as águias consentiram um parcial de 7-0 aos azuis e brancos (9-6), cenário que não tirou o foco.
Recorrendo com eficácia aos lançamentos triplos, os encarnados concluíram o 1.º quarto na frente (19-21).
A rotação promovida por Norberto Alves, sinal da qualidade do plantel, foi fulcral para um 2.º período avassalador (9-28). Muito bem no ataque ao cesto, o Benfica só foi parado pelas faltas dos jogadores da formação da casa.
Depois de um ressalto defensivo de Trey Drechsel, José Barbosa procurou o tiro exterior, sofreu falta e avançou para a linha de lances livres, onde não errou nenhuma das três tentativas, colocando o Benfica a vencer por 22-30.
O treinador do FC Porto solicitou timeout, mas o Glorioso permaneceu fiel ao seu modelo de jogo. Houve solidez a defender, assertividade na luta das tabelas e desarmes de lançamento, aos quais se juntaram a eficácia no ataque.
A cerca de 3 minutos do intervalo, um triplo de Betinho Gomes distanciou as águias (25-37).
De mão quente, o experiente extremo/poste encarnado voltou a concretizar uma tentativa de tiro exterior (28-43) e o Benfica fechou o 2.º quarto com um momento de espetáculo protagonizado por Trey Drechsel, autor de um afundanço, que deixou as águias na liderança, por 21 pontos (28-49).
O tetra estava bem encaminhado, mas ainda faltavam, pelo menos, 2 parciais.
Com uma vantagem alargada, o Benfica, que conta com jogadores muito experientes, manteve a energia com que alinhou na 1.ª metade e, no 3.º quarto, chegou a ter 28 pontos de avanço (35-63), quando restavam cumprir 4'30''.
Apesar de o Benfica ter o duelo sob controlo, o FC Porto, que entrou neste jogo em desvantagem na série (2-1) à melhor de 5, conseguiu equilibrar e venceu o 3.º quarto, por 23-20, o que não tirou a crença às águias (51-69).
Ao abrir o derradeiro período com um parcial de 0-5, o objetivo ficou ainda mais próximo.
Sempre a dominar, o Benfica continuou superior ao adversário. Sensacional, Betinho Gomes apontou 2 triplos (62-84 e 64-89) num curto período temporal, situação que deixou o FC Porto sem margem para reagir.
Em face da diferença, no último minuto, o Benfica circulou a bola, sem faltas dos azuis e brancos, que abdicaram mesmo de atacar o cesto, quando tinham a posse de bola.
Mensagem do Presidente
Antes de a buzina soar, os jogadores abraçaram-se em campo, e o clássico concluiu-se com 71-93. De pronto, os benfiquistas aproximaram-se dos adeptos encarnados e celebraram em conjunto, já com camisolas alusivas ao tetra e ao 31.º título vestidas.
Betinho Gomes foi o MVP do clássico, com 24 pontos, 8 ressaltos e 1 roubo de bola. Já Nico Carvacho recebeu o troféu de MVP da final.
Norberto Alves (treinador do Benfica): "Defendemos muito bem, condicionámos muito o FC Porto no ataque e, a partir daí, ficou tudo mais fácil. No jogo anterior, quando nos apercebemos das dificuldades, tentámos acelerar ao máximo o ritmo de jogo, para o FC Porto estar cansado hoje [domingo], e ainda bem que funcionou. Viemos com a mentalidade de terminar com isto hoje. Uma época muito dura para nós, com muitas lesões. Todos os rapazes deram um contributo fantástico. Os vencedores são aqueles que perante as dificuldades se levantam. Os vencedores são aqueles que nunca desistem. E isto é o Benfica. É um clube que se vai erguer sempre nos maus momentos e vai ganhar. Quero agradecer aos Benfiquistas, que estiveram sempre com a equipa. Apoiaram-nos sempre e, mesmo com as dificuldades e as lesões que tivemos ao longo da época, acreditaram sempre em nós. Para os que não acreditaram, eis a prova: 4 Campeonatos e, para no ano, espero que sejam 5. [Emoções pelo tetracampeonato] O coração bate bem. Eu continuo a ter muito prazer em ensinar basquetebol em todo o lado, em estar a favor do basquetebol em todo o lado, mas não sou nenhum Einstein disto, e quem joga são eles, os rapazes. Também gostava de dar uma palavra de grande agradecimento à Direção do Benfica. Porque quando tivemos lesões e foi preciso contratar o Felix [Terins] e o Ivica Radic, porque estávamos sem jogadores e andávamos a treinar com 6, acreditaram que era importante [contratar] para acabar a fase regular em 1.º lugar e ter a vantagem em casa. Todos no plantel tiveram lesões, algumas graves, mas conseguimos recuperar alguns jogadores para esta altura. [Videochamada com o Presidente Rui Costa, após o título] Deu os parabéns, estava muito satisfeito. Ele dá tudo pelo Benfica, nós damos tudo pelo Benfica. Está sempre do nosso lado, e agradeço-lhe imenso. Os Benfiquistas precisam de alegrias, e este título é para eles todos."
Makram Ben Romdhane (capitão do Benfica, extremo/poste): "Sinto-me muito feliz, porque, na minha opinião, foi o Campeonato mais difícil que tivemos desde que cheguei ao Benfica. Foi um ano muito difícil, com muitas lesões. Começaram a duvidar de nós, mas blindámos o balneário e, apesar de termos perdidos alguns troféus, os adeptos do Benfica continuaram a acreditar em nós. Não é nada fácil ganhar 4 títulos seguidos. Todos os anos a equipa muda, mas o espírito e a energia permanecem iguais. Lutámos até ao fim, e estou muito feliz, porque merecemos este título. Hoje, enviámos uma mensagem para todas as pessoas fora do Benfica que não acreditavam em nós. Mostrámos que merecemos respeito por lutarmos todos os dias pelas cores do Benfica. Estou muito feliz, também, pelos novos jogadores, que perceberam rapidamente a grandeza do Benfica. Chorei no final do jogo, porque sinto a pressão de dar energia e transmitir experiência aos jogadores. Não é fácil, mas é um grande prazer capitanear o maior clube português e um dos maiores do mundo."
Nico Carvacho (poste, MVP da final): "É um sentimento fantástico. A época foi muito complicada, com muitas lesões, mas somos campeões, e não há nada melhor do que isto. Sinto-me abençoado por estar aqui. Quando cheguei, sabia que o grande objetivo era a conquista do tetracampeonato, e foi isso que fizemos. É uma honra defender a camisola do Benfica e envergo-a com um imenso orgulho."
Betinho Gomes (MVP do jogo 4 da final, extremo/poste): "[40 anos] A idade é só um número, estou como o Vinho do Porto. Vim para este jogo focado e sabendo que merecíamos esta vitória. Apesar de um ano complicado, cheio de lesões, e de termos perdido as Taças [de Portugal e da Liga], acreditámos sempre e chegámos à final para ganhar. Apesar da derrota no jogo anterior, continuámos a acreditar, e sabíamos que estávamos melhores que eles. Parabéns ao FC Porto, que também é uma boa equipa. Agora, é festejar."
José Barbosa (base): "[Campeonato Nacional] É sempre o grande objetivo da época. Tivemos muitas lesões e isso será, provavelmente, a tónica destes discursos. Quando eu digo lesões, não me estou a queixar da profundidade do plantel, mas, sim, da dinâmica, das rotinas e dos papéis que têm de se criar ao longo da época. Isso demorou algum tempo, mas, nos play-offs, acabámos por criar essa dinâmica de grupo, e demos o passo para transformar esta equipa, de uma boa equipa para uma [equipa] com mentalidade de campeã. Isso foi comprovado hoje. Chegaram a duvidar de nós com a derrota no jogo passado, mas hoje ficou demonstrado que existiu um clique e que esta é uma equipa com mentalidade de campeã. Não tivemos um único treino com todos os jogadores e, portanto, são 10/11 meses de treino, muitos jogos e, ainda assim, conquistámos o 1.º lugar da fase regular e garantimos o fator casa. Estou muito feliz. Este tetracampeonato é muito especial. Ao 1.º [título] não dão muito valor, repeti-lo 2 vezes é encarado como banal, mas, com 3/4, somos o alvo a abater constantemente, e sentimos isso nesta época."
Ahmaad Rorie (base): "Sinto-me bem. Tivemos muitos altos e baixos, com várias lesões, incluindo a minha. Mas conseguimos manter-nos unidos, e percebemos que as vitórias iam aparecer. Foi o que aconteceu. Fui sempre um vencedor ao longo da vida e, para mim, é muito importante acabar a época com este troféu. Os Benfiquistas foram muito importantes, sobretudo nos play-offs. Compareceram em peso nos jogos, fosse em casa ou fora de casa. Sentimos a energia deles, e estou feliz por ser campeão. Antes de chegar ao Benfica não conhecia bem o clube, mas aprendi a sua história, senti a tradição e estou muito feliz por fazer parte dele."
Trey Drechsel (extremo): "Foi um ano difícil, e a nossa equipa ultrapassou tudo para se sagrar campeã. Acaba por ser um tributo a este balneário. Não conseguimos vencer as Taças, mas a equipa manteve-se unida e vencemos. Vencemos, e é isso que fazemos neste clube. Adoro os Benfiquistas, e este é o clube que mais gostei de representar na minha carreira."
Liga Betclic (play-off) | Jogo 4 da final | 15/06/2025 | |||
FC Porto-Benfica 71-93 Dragão Arena |
|||
Cinco inicial do Benfica | |||
Aaron Broussard, Ahmaad Rorie, Betinho Gomes, Nico Carvacho e Tyler Stone | |||
Suplentes | |||
Eduardo Francisco, José Silva, José Barbosa, Trey Drechsel, Makram Ben Romdhane, Diogo Gameiro e Daniel Relvão | |||
Treinador do Benfica | |||
Norberto Alves | |||
Cinco inicial do FC Porto | |||
Max Landis, Wes Washpun, Xeyrius Williams, Toney Douglas e Phil Fayne | |||
Suplentes | |||
Miguel Maria Cardoso, Devyn Marble, Hugo Ferreira, João Guerreiro, Gonçalo Delgado, Miguel Queiroz e Luís Silva | |||
1.º quarto | 2.º quarto | 3.º quarto | 4.º quarto |
19-21 | 28-49 | 51-69 | 71-93 |
Pontuadores do Benfica | |||
Betinho Gomes (24), Aaron Broussard (13), Ahmaad Rorie (13), Makram Ben Romdhane (13), Tyler Stone (11), Trey Drechsel (6), José Barbosa (5), Nico Carvacho (4), Eduardo Francisco (2) e Daniel Relvão (2) |
Texto: Redação
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 15 de junho de 2025