Andebol

22 julho 2025, 21h40

Andebol

Bélone Moreira

A equipa masculina de andebol do Benfica arrancou a pré-época 2025/26! Com algumas caras novas, os dois primeiros dias ficaram marcados por exames médicos no Hospital da Luz e na Clínica Benfica e por testes físicos nos ginásios dos Pavilhões da Luz.

À BTV, Jota González, treinador das águias, fez o lançamento da próxima temporada, enaltecendo que "os objetivos são começar com ambição e tentar fazer as coisas bem, com seriedade".

"Será um ano em que vamos ter bastantes jogadores novos. A primeira coisa é conhecermo-nos, entendermos pouco a pouco a forma de jogar da equipa, que todos nos integremos da melhor forma possível, e vamos tentar definir muitos objetivos a curto prazo. Não vamos pensar em posições na classificação, mas sim irmos pensando: nesta semana, o nosso objetivo é melhorar estes aspetos na defesa; na seguinte, no ataque; e tentar ganhar cada jogo. Depois, vamo-nos adaptando um pouco a como vai evoluindo o rendimento de cada jogador", perspetivou.

O técnico salientou também que este período será útil para todos os atletas se ajustarem ao pretendido: "Os que chegam vêm sempre com ambições renovadas, com muita vontade de conseguir um posto. Acho também que, por outro lado, aqueles que estão connosco há mais tempo sabem um pouco como é a dinâmica e podem ajudar esses novos jogadores a adaptarem-se um pouco mais rápido ao que queremos para esta temporada. É verdade que, a cada época, pensamos em mudar algumas coisas no nosso estilo de jogo, e mesmo aqueles que estão aqui há mais tempo terão de se adaptar à mudança, nem tudo está feito para eles também."

Andebol

"Digo sempre que, quando chegas, todos começam com muita vontade. O importante é, quando vão passando as semanas, lembrares-te dos teus pensamentos e do que viveste nos primeiros dias, para tentar continuar com esse mesmo espírito, aconteça o que acontecer. Por isso, acho que é melhor ir pouco a pouco, com pequenos objetivos", afiançou ainda Jota González.

Ander Izquierdo foi um dos porta-vozes do estado de espírito dos andebolistas encarnados neste arranque de pré-época: "Estamos muito motivados para começar esta temporada com uma equipa bastante nova, por assim dizer. Muitos jovens, muitas caras novas. Como tenho dito nas últimas épocas também, vamos dar tudo para conseguirmos os títulos que pudermos, não vamos desistir de nenhuma faceta da competição. Vamos dar tudo e apoiar-nos uns aos outros para tentar vencer o máximo possível."

"A competição é muito longa, mas começa muito em breve. Nós, os mais veteranos, tentaremos integrá-los o quanto antes, para que a equipa funcione da forma mais fluida possível, e, quando chegarmos a setembro, quando a competição começar – e vimos que as primeiras jornadas são muito duras –, possa estar a 100% e ao seu máximo nível", referiu o atleta, relativamente aos seus novos companheiros.

Individualmente, Ander Izquierdo almeja "continuar a melhorar, não só como jogador, mas também como pessoa" e "a assumir um papel importante ao longo da temporada, e tentar contribuir com o máximo" de si "para a equipa, e poder fazê-lo cada vez melhor".

Andebol

Miguel Sánchez traçou igualmente as metas para a época vindoura: "Os objetivos deste ano têm de ser melhorar tudo o que temos feito até agora. A equipa está pronta para trabalhar, há muitos jogadores jovens com muita vontade, e estou otimista com esta temporada."

"Nós, que estamos aqui há mais tempo, temos de ajudar os jogadores novos para estarem mais integrados, e iremos fazê-lo", vincou o internacional espanhol, que considera que, "para esta época, é uma equipa muito completa, com jogadores importantes em todas as posições".

"O meu objetivo é continuar a crescer nesta equipa, ser mais importante, continuar a ajudar tanto na defesa quanto no ataque e tentar ganhar um título", definiu, por sua vez, Miguel Sánchez, no que diz respeito ao plano individual.

Texto: Redação
Fotos: Cátia Luís / SL Benfica
Última atualização: 22 de julho de 2025

Patrocinadores Andebol