Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Clube
22 julho 2025, 18h37
Presidente Rui Costa
INTERVENÇÃO
"Hoje é um dia importante para o Sport Lisboa e Benfica, para a cidade de Lisboa, para o país e para o universo benfiquista, para sócios e adeptos e para todos os amantes de grandes experiências desportivas, culturais e comerciais, em Portugal e no mundo. É um projeto à Benfica. Temos vindo a trabalhar para propor e concretizar um projeto de transformação do principal território do Clube, em linha com as melhorias que temos concretizado no Estádio, mas com uma renovada ambição", afirmou o Presidente no começo da sua intervenção.
"Relembro o muito que já fizemos nestes quatro anos. Implementámos as linhas digitais nos três anéis do estádio, dois novos ecrãs gigantes no interior e um outro na Porta 18, um novo sistema sonoro e nova iluminação. A que se soma o aumento da lotação do estádio, já em curso, para 70 000 pessoas", destacou Rui Costa.
"Mas agora é o início. O início da criação de toda uma nova centralidade, um Benfica District, bem à dimensão do nosso grande Clube. E porque falámos em lotação, permitam-me que comece por aqui. O Clube encontra-se já a trabalhar numa solução, no âmbito deste projeto, com o objetivo de aumentar a capacidade do estádio para 80 000 pessoas, por forma a dar resposta à imensa procura de Red Pass por parte dos nossos associados. Continuaremos, assim, a melhorar a experiência dentro do estádio, mas vamos transformar o seu exterior, projetando-o para a modernidade e para uma renovada liderança. Este é um projeto que contempla um desejo antigo: toda a fachada do estádio será coberta, nomeadamente com LEDs, tornando o exterior tão bonito e extraordinário como o seu interior", realçou.
"É também um projeto que integra um pavilhão multiusos com capacidade para 10 000 pessoas, dois pavilhões desportivos cobertos de última geração, com capacidade para 2500 e 1500 lugares, adaptáveis para futsal, basquetebol, voleibol, andebol, hóquei em patins, entre outras modalidades, e uma nova piscina comunitária. Mas vai mais longe, terá um campo de futebol ao ar livre no terraço, uma pista de corrida e lazer, um novo teatro que poderá acolher outros eventos, com capacidade para 500 pessoas e instalações comerciais, hoteleiras e residenciais, que são garante importante para a viabilização e sustentabilidade desta iniciativa", precisou o Presidente.
"Este é um projeto estudado e trabalhado para ser sustentável, para reforçar os ativos, para acolher grandes eventos internacionais, sem qualquer impacto na nossa capacidade de investir na dimensão desportiva, nas nossas modalidades, em masculinos e femininos, nos vários escalões, com a ambição vencedora que queremos. Trabalhámos no projeto com os melhores, a Populous e a Saraiva e Associados, porque queremos a melhor experiência desportiva, cultural e comercial neste nosso território. Queremos um espaço que seja referência na cidade, no país e no mundo, à imagem do nosso Clube. É também esse o sentido de uma nova praça para o convívio de sócios e adeptos, antes e depois dos jogos, que contará com estátua do nosso Enorme Eusébio, mas, também, com uma nova escultura que prestará a devida homenagem e tributo aos nossos campeões europeus", enalteceu Rui Costa.
"Este será um espaço diferenciado, com alma, à semelhança das nossas Casas do Benfica, palcos essenciais da afirmação do clube em Portugal e no mundo e motivo de enorme orgulho. O Benfica District é para os sócios e os adeptos, para quem está ou nos visita e para todos os que queiram sentir e viver a alma benfiquista, 365 dias por ano. O projeto que apresentamos é um sonho à beira de começar a ser realidade, mas está aberto ao contributo dos sócios e adeptos para o melhorar, com ideias e sugestões que o tornem ainda mais glorioso", frisou.
"Apelo a todos que participem. Seja no site do projeto que agora lançámos e no qual fizemos questão de contemplar um espaço para esse efeito. Seja conhecendo melhor, ao pormenor, todo o projeto, na sala onde iremos expor múltiplos materiais a partir de amanhã [23 de julho]. Queremos que seja o mais participado possível. Terminado esse processo, convocaremos uma Assembleia Geral para que os sócios se pronunciem", informou o Presidente.
"Esta é também uma resposta aos desafios e necessidades das modalidades e dos atletas. Mas uma resposta que não substitui um outro projeto que caminhará em simultâneo com este: a designada Cidade Benfica. Nestes três anos e meio foram muitas as reuniões, muitos os contactos, com entidades públicas e privadas, na tentativa de definir um terreno, próximo do Estádio da Luz, no qual seja viável materializar este sonho. O sonho de juntar, num mesmo local, campos de futebol para a nossa formação, pavilhões para todas as modalidades, pistas para o atletismo, piscinas e uma academia e campo de jogo para o nosso râguebi", salientou Rui Costa.
"Não foi um processo rápido, pois como facilmente se percebe, encontrar um terreno central, próximo, com a dimensão necessária, não é algo que se resolva com um simples estalar de dedos, como por vezes se quer fazer crer. Também sobre isso, sobre a Cidade Benfica, muito em breve teremos boas novidades para apresentar aos nossos sócios e adeptos", assegurou.
"Mas voltemos ao Benfica District. Trata-se de um impulso que nos torna únicos, mais fortes e mais sustentáveis. É um projeto que deixará uma marca positiva, de transformação, de inovação e de liderança, boa para o clube, para Lisboa e para o país. É um contributo para melhorar a oferta de equipamentos desportivos e culturais em Lisboa, reforçando-nos a todos na Europa e no mundo. E, nesse sentido, temos como missão e objetivo concluí-lo a tempo do Europeu feminino de 2029 e do Mundial 2030", enfatizou o Presidente.
"Termino como comecei: este é um projeto à Benfica. Positivo. Líder. Glorioso. Com visão. Rumo. Estratégia e compromisso com o futuro. Por uma mesma paixão que a todos nos une. O amor eterno ao nosso Clube. Pela chama imensa. Viva o Sport Lisboa e Benfica!", rematou Rui Costa.
Texto: Redação
Fotos: Francisco Paraíso / SL Benfica
Última atualização: 22 de julho de 2025