Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
O Benfica recebe o Fenerbahçe, no Estádio da Luz, na 13.ª edição da Eusébio Cup. No sábado, 26 de julho, todos os caminhos vão dar à Catedral.
24 julho 2025, 13h20
Troféu da prova que recorda o inesquecível King
Camisolas vestidas, cachecóis do Glorioso sobre os ombros, e os caminhos vão todos dar à Catedral. Mais de dois meses depois, a bola volta a rolar no estádio das águias.
Numa pré-época atípica, devido à participação encarnada no Mundial de Clubes, e estando a final da Supertaça agendada para 31 de julho, no Estádio Algarve, esta será uma excelente oportunidade para os adeptos verem em ação e incentivarem o coletivo orientado por Bruno Lage.
Além do regresso a casa, este é o jogo de homenagem a Eusébio da Silva Ferreira, o maior símbolo da história do Sport Lisboa e Benfica, com a disputa da Eusébio Cup.
O primeiro frente a frente aconteceu em 1962, em Istambul, num desafio de caráter particular. O Benfica venceu por 1-3, com o segundo golo encarnado a ser apontado por... Eusébio
Nas duas últimas edições da prova, as águias voaram mais alto e colocaram o troféu que honra o Rei – que nos deixou em 5 de janeiro de 2014 – no Museu Benfica – Cosme Damião: em 2022, vitória por 3-2 frente ao Newcastle; em 2024, triunfo por 5-0 diante do Feyenoord.
A primeira vez que a Eusébio Cup se disputou foi em 2008, frente ao Inter de Milão, com o próprio Eusébio a dar, simbolicamente, o pontapé de saída. No ano seguinte, o Benfica inscreveu pela primeira vez o seu nome na lista dos vencedores, ao bater o AC Milan, nas grandes penalidades (5-4), após o empate (1-1) nos 90 minutos.
A 13.ª edição da Eusébio Cup traz até Lisboa o Fenerbahçe, emblema turco que, nas três datas em que visitou a Luz, saiu sempre derrotado.
A mais emblemática das três vitórias benfiquistas remonta a 2012/13, mais concretamente ao dia 2 de maio de 2013. Após perder por 1-0 na 1.ª mão da meia-final da Liga Europa, o Benfica recebeu a formação de Istambul sabendo que tinha de vencer por mais do que um golo. Naquele que é considerado um dos jogos mais icónicos da nova Luz, com um ambiente verdadeiramente infernal, as águias impuseram-se por 3-1, com 2 golos de Óscar Cardozo e 1 de Nico Gaitán, e qualificaram-se para a final da Liga Europa, 23 anos depois da última presença num derradeiro desafio das provas organizadas pela UEFA.
As duas equipas já se tinham encontrado antes e voltaram a cruzar-se depois. O primeiro duelo entre os dois emblemas deu-se na 1.ª ronda da Taça dos Clubes Campeões Europeus de 1975/76, com os encarnados a vencerem na 1.ª mão por 7-0 (3 golos de Nené, outros tantos de Rui Jordão e um de Shéu), tendo perdido, por 1-0 na 2.ª mão, avançando, assim, na prova.
Os dois últimos embates estão mais vivos na memória, pois ocorreram em 2018, na 3.ª pré-eliminatória de qualificação para a fase de grupos da Liga dos Campeões. Na Luz, na 1.ª mão, as águias venceram por 1-0, com um tento de Franco Cervi, e o apuramento para a fase seguinte foi carimbado no Estádio Sükrü Saracoğlu, fruto do empate a uma bola (1-1) na 2.ª mão. Gedson Fernandes foi o autor do golo encarnado.
No total, oficialmente, as duas formações encontraram-se 6 vezes, com o Benfica a vencer 3 partidas, o Fenerbahçe a triunfar em 2, e o empate a registar-se por uma ocasião.
Porém, o primeiro frente a frente aconteceu em 1962, em Istambul, num desafio de caráter particular. O Benfica venceu por 1-3, com o 2.º golo encarnado a ser apontado por... Eusébio. Coluna e Águas assinaram os restantes tentos.
EUSÉBIO CUP: A HISTÓRIA POR DETRÁS DO TROFÉU
Texto: Redação
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 24 de julho de 2025