Futebol feminino

25 julho 2025, 15h04

Futebol feminino Benfica

Ivan Baptista no comando do treino

A equipa feminina de futebol do Sport Lisboa e Benfica realizou nesta sexta-feira, 25 de julho, o seu 1.º treino no relvado, no Campo n.º 7 do Benfica Campus, momento que assinalou o 3.º dia de trabalhos da pré-época 2025/26 das Inspiradoras.

Presentes na sessão, iniciada às 11h00, estiveram Thaís Lima, Rute Costa, Lena Pauels, Joana Silva, Letícia Almeida, Pauleta (que treinou de forma condicionada), Anna Gasper, Clarinha, Beatriz Cameirão, Rakel Engesvik, Chandra Davidson, Neide Guedes, Nycole Raysla, Lara Martins e Andrea Falcón. Nesta pré-temporada, estão integradas nos trabalhos do plantel principal várias jogadoras da equipa B: as guarda-redes Beatriz Carvalho e Sara Macedo (que esteve ausente no treino desta manhã); as defesas Caetana Vicente, Inês Meninas, Sofia Liu e Tinkara Testen; as médias Carolina Tristão e Joana Valente; e as avançadas Diana Costa, Mélanie Florentino e Carolina Ferreira.

O grupo está incompleto, uma vez que ainda não conta com o lote de internacionais que representaram – ou ainda representam – as respetivas seleções. Entre estas estão as portuguesas Andreia Norton, Andreia Faria, Carole Costa, Catarina Amado, Lúcia Alves, Diana Gomes, Ana Borges e Diana Silva, além da norueguesa Marit Lund, assim como Cristina Prieto e Christy Ucheibe: a espanhola está no Europeu, onde disputará a final do certame, e a nigeriana é uma das opções para o jogo decisivo da sua equipa nacional na Taça de África das Nações.

Futebol feminino Benfica

No dia 3 de trabalhos, o treinador Ivan Baptista salientou a alegria de poder começar a treinar no relvado, ao mesmo tempo que evocou a importância de ter um grupo com um "misto de experiência das jogadoras da equipa A e das jogadoras da Formação".

"As jogadoras que ainda não se apresentaram foram jogadoras que estiveram em competição até tarde, duas delas [Cristina Prieto e Christy Ucheibe] têm duas finais para disputar, e a quem, desde já, também desejamos a maior das sortes. Este momento é um misto de experiência das jogadoras da equipa A com as jogadoras da Formação, que achamos que também têm de ter este espaço. Elas vão aproveitar esta fase inicial da época para estarem aqui connosco e, depois, vamos reavaliando dia a dia, semana a semana", disse o treinador do Benfica, em declarações à BTV.

Sobre as próximas etapas, Ivan Baptista vincou a ambição de conquistas, mas lembrou que, para já, o foco das pentacampeãs nacionais está no trabalho: "Encaramos o futuro de uma forma ambiciosa, nós vamos lutar por todos esses objetivos que temos bem delineados. O foco da nossa equipa técnica, das jogadoras, do staff, é no nosso trabalho diário, é no desenvolvimento de dia para dia, e é muito essa a mensagem que estamos a passar ao grupo de jogadoras."

Futebol feminino Benfica

O treinador do Benfica garantiu, ainda, um grupo "motivado para continuar a conquistar títulos, para continuar a enriquecer o palmarés do Clube", e assegurou que, apesar de serem pentacampeãs nacionais, as suas jogadoras mantêm a ambição alta.

"Encontrámos uma equipa vencedora, mas também uma equipa que tem margem para evoluir. Naturalmente que o facto de ter ganho muito no passado será sempre uma responsabilidade, e nós encaramos isso com a maior tranquilidade, mas ambicionamos continuar a fazer mais e melhor, porque acreditamos muito que este plantel, que estas jogadoras que aqui estão, continuam com essa margem de evolução. Ou seja, não estamos no nosso limite, e vamos continuar a lutar para subir essa fasquia", finalizou Ivan Baptista.

Texto: Redação
Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica
Última atualização: 25 de julho de 2025

Patrocinadores Futebol Feminino


Relacionadas