Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Com golos de Aktürkoğlu, Archie Brown (pb) e Henrique Araújo, este último aos 81', o Benfica bateu o Fenerbahçe, por 3-2, e conquistou a Eusébio Cup pela 6.ª vez.
27 julho 2025, 01h43
Glória alcançada num dia de homenagens
O momento em que o autocarro das águias estacionou na Praça Centenarium da Catedral, em frente à estátua de Eusébio, assinalou a primeira homenagem do dia ao King. O Vermelhão foi recebido fervorosamente por milhares de Benfiquistas, que os atletas das águias cumprimentaram à medida que saíram do mesmo.
Já pouco antes do apito inicial, no interior do Estádio, foi reproduzido um vídeo nos ecrãs gigantes com algumas das melhores imagens da maior figura da história do Clube, sendo ainda erguida uma tarja gigante com a paixão própria dos Benfiquistas: "Tu és o nosso Rei, Eusébio!"
O onze inicial eleito por Bruno Lage para o único desafio particular de pré-temporada das águias foi composto por Trubin, Dedic, António Silva, Otamendi, Dahl, Barrenechea, Richard Ríos, João Veloso, Aursnes, Aktürkoğlu e Pavlidis. Três reforços nas opções iniciais.
O primeiro remate da partida pertenceu a António Silva, que, aos 6', correspondeu a um cruzamento de Aktürkoğlu, a partir de um canto, com um cabeceamento transviado. A aproximação seguinte dos encarnados, volvidos 6 minutos, levou mais perigo, com Otamendi a cabecear para uma bela intervenção de Livakovic, novamente num canto cobrado por Aktürkoğlu.
Na resposta turca, aos 14', Youssef En-Nesyri escapou pela direita, entrou na área, e rematou cruzado para defesa atenta de Trubin com o joelho.
De seguida, foi Pavlidis o protagonista de dois lances na área visitante: aos 17', Aktürkoğlu cruzou para um cabeceamento do ponta de lança ligeiramente por cima do alvo, e, aos 18', Aursnes abriu no corredor central para o internacional grego, que recebeu de costas, deu meia volta e disparou forte, mas à figura de Livakovic.
À passagem dos 27', Pavlidis voltou à carga. Dedic, no lado direito, cruzou rasteiro para o avançado, que recebeu o esférico dentro da área e atirou em força, por cima.
Volvidos 10 minutos (37'), o marcador foi inaugurado. Na defesa, João Veloso adiantou para Pavlidis no meio-campo, o qual rodou sobre o marcador e, com uma bola a rasgar, isolou Aktürkoğlu. O internacional turco progrediu velozmente até à área e, na cara do guarda-redes, atirou a contar (1-0).
Escassos cinco minutos depois (42'), Dahl cruzou a partir da esquerda para um primeiro remate de Richard Ríos, defendido por Livakovic com uma enorme estirada. O esférico sobrou para Dedic, que, na direita, recolocou-o na pequena área, onde, numa dividida entre Pavlidis e Archie Brown, o defensor acabou por colocar a bola no fundo da baliza (2-0).
Numa fase frenética do encontro, Söyüncü correspondeu a um cruzamento de Szymanski, oriundo de um livre, com um cabeceamento ao lado, aos 45'. Ainda no mesmo minuto, o Fenerbahçe recuperou a bola em terreno adiantado, tendo Fred servido Kahveci à entrada da área, o qual disparou colocado ao canto inferior direito para reduzir a diferença (2-1). Assim, ao intervalo, o placar indicava o resultado de 2-1.
Filme do jogo
Para o 2.º tempo, Bruno Lage lançou Samuel Soares, Leandro Santos, Barreiro e Bruma para os respetivos lugares de Trubin, Dedic, Barrenechea e João Veloso.
A abrir a etapa posterior, aos 48', Richard Ríos ganhou a bola no meio-campo, Barreiro adiantou para Pavlidis, e este deu para Aktürkoğlu, que na área, à esquerda, rematou cruzado para desvio preponderante do guarda-redes Egribayat. No minuto seguinte, António Silva subiu pelo campo e cruzou antecipadamente para o internacional turco, que, em esforço, ainda desviou a bola, mas esta saiu ao lado.
A reação do Fenerbahçe surgiu aos 53', por intermédio de um míssil de Jhon Duran ao poste direito, de fora da área, em posição central, o qual precedeu o 2-2. À passagem dos 60', num contra-ataque rápido, Szymanski isolou Youssef En-Nesyri, que cavalgou até à área e marcou no cara a cara com Samuel Soares.
De bola parada, no minuto 64, o Benfica voltou a criar perigo. Na conversão de um livre em posição frontal, Aktürkoğlu rematou puxado para defesa a dois tempos de Egribayat.
Seguiu-se nova vaga de substituições encarnadas, aos 66', com o reforço Obrador, Diogo Prioste, Prestianni, Schjelderup e Henrique Araújo a renderem Dahl, Richard Ríos, Aursnes, Aktürkoğlu e Pavlidis.
Aos 71', os Benfiquistas prestaram mais um tributo a Eusébio, com sentidos aplausos no minuto correspondente à idade que o King tinha na altura do seu falecimento.
Já no minuto 76, Bruma apresentou queixas físicas após controlar a bola num lance em que estava sozinho. O extremo ainda recebeu assistência médica, mas teve mesmo de ser substituído, aos 79', por Tiago Gouveia.
O nó foi apenas desatado no 81.º minuto, quando, num livre, Schjelderup colocou a bola na cabeça de Otamendi, ao segundo poste, e este endossou para a pequena área, onde, numa excelente finalização, Henrique Araújo desviou para o fundo das redes com um toque subtil (3-2). Foi o segundo golo da vitória do avançado em jogos da Eusébio Cup, após ter também decidido a 11.ª edição, em 2022, frente ao Newcastle (3-2).
À passagem dos 84', houve troca de defesas-centrais nas águias, tendo Joshua Wynder e Gonçalo Oliveira entrado para os lugares de António Silva e Otamendi.
Henrique Araújo teve ainda uma grande chance para bisar. Aos 90'+2', Samuel Soares bateu um pontapé de baliza diretamente para o avançado, que, à entrada da área, recebeu e disparou para uma bela intervenção de Egribayat com o pé, a bloquear o remate numa saída da baliza.
No canto consequente, Tiago Gouveia cruzou para a área, Joshua Wynder saltou com o guardião contrário, e a bola sobrou para Henrique Araújo, que a colocou dentro da baliza deserta. Contudo, o árbitro Hélder Carvalho anulou o golo após análise do VAR, justificando que o defesa norte-americano estava em posição irregular no momento em que avançou para a disputa com o guarda-redes.
Até ao apito final, Bruno Lage promoveu ainda as entradas de Rafael Luís e João Rego, retirando Diogo Prioste e Henrique Araújo.
O marcador não voltaria a sofrer alterações, e, assim, a formação vermelha e branca venceu a Eusébio Cup pela 6.ª ocasião.
Recebendo o troféu das mãos de Flora – a aniversariante, esposa de Eusébio, acompanhada no palco pela filha Sandra e pela neta Maria Carolina –, o capitão Otamendi ergueu-o para gáudio dos Benfiquistas, a quem os atletas encarnados agradeceram o apoio com merecidos aplausos.
A temporada oficial do Benfica arranca na quinta-feira, 31 de julho, às 20h45, com a disputa da Supertaça, ante o Sporting, no Estádio Algarve.
Texto: Simão Vitorino
Fotos: Cátia Luís e Isabel Cutileiro / SL Benfica
Última atualização: 27 de julho de 2025