Andebol Feminino

29 julho 2025, 11h50

Luís Monteiro

Luís Monteiro

As tetracampeãs nacionais já estão em ação! A equipa feminina de andebol do Benfica iniciou a pré-época 2025/26 e realizou o primeiro treino de preparação na segunda-feira, 28 de julho, no Pavilhão n.º 2 da Luz.

Em declarações à BTV, o treinador Luís Monteiro falou dos objetivos das tetracampeãs nacionais para a nova temporada, destacando a ambição do Benfica em conquistar a Supertaça. As águias defrontam o Madeira SAD às 11h00 de 23 de agosto, em Sines, no jogo de atribuição do troféu.

"Antes de mais, o principal objetivo é conquistar a Supertaça, que foi a competição que nos escapou, a Supertaça de Portugal. Foi a primeira competição em que participámos no ano passado, já em dezembro. Acabámos por jogar na casa do adversário. Neste ano vai ser o mesmo adversário, o Madeira SAD. E, para já, o objetivo imediato é ganhar essa competição. É claro que num clube como o Benfica temos sempre o objetivo de ganhar todas as competições internas em que participamos. A nível internacional, quer a Supercopa Ibérica, quer a competição European League, que é uma nova competição em que participámos pela primeira vez no ano passado, são competições mais complexas, mas o objetivo passa por aí: começarmos por conquistar a Supertaça de Portugal e ganharmos as três competições a nível interno", detalhou o técnico.

Luís Monteiro

Com algumas alterações no plantel e a discussão de um título à porta, o treinador salientou a importância dos trabalhos de preparação para a equipa "aparecer bem" no primeiro grande momento da época.

"É uma vantagem. A equipa não sofreu grandes alterações, o treinador é o mesmo, portanto, já falei com as jogadoras sobre isso, há uma boa parte do trabalho que já está feita. Em termos técnicos, táticos e estratégicos, as coisas estão muito bem encaminhadas. Nunca temos muito tempo de pré-temporada, porque a competição começa muito cedo. Temos de ter um foco máximo nesta primeira fase da preparação. Estas primeiras três semanas vão ser fundamentais para podermos aparecer bem logo na primeira competição. O facto de o Clube nos ter dado esta estabilidade em termos de construção do plantel é um aspeto que eu acho que vai ser decisivo para o nosso sucesso", asseverou.

A ponta-direita Ana Silva foi uma das porta-vozes das expectativas do coletivo para a nova temporada: "Os objetivos são sempre os mesmos, é ganhar tudo a que nos propomos em todas as competições em que entramos. As expectativas são sempre altas, cada vez mais, porque o trabalho desenvolvido acumula, não se tira. Por isso, as expectativas só podem ser cada vez mais e somar àquilo que já trazemos."

Ana Silva

Individualmente, a andebolista quer alcançar metas que se reflitam na equipa. "Eu penso sempre nos meus objetivos individuais como uma ajuda ao grupo, nunca como: 'Eu quero atingir isto, ou eu quero ser a melhor marcadora, ou eu quero ser a melhor jogadora.' Quero contribuir o máximo para a equipa e ajudar a equipa a atingir os objetivos. Se algum objetivo individual se concretizar, ótimo. Se não, o meu maior objetivo é mesmo ajudar a equipa", afirmou.

Quanto ao grupo, Ana Silva salientou que "já vem consolidado da última época", mas que a pré-época é "sempre importante" para as jogadoras se voltarem a conectar.

"Tivemos muito poucas mexidas, o que é bom também, porque o grupo de trabalho já se conhece, já trabalha junto há algum tempo, e isso são só pontos a favor. Claro que tivemos as férias, um tempo para desligar um bocadinho, respirar, e claro que este recomeço é sempre importante para nos reconectarmos todas e para juntarmos as energias de todas para fazermos uma grande época, que é isso que nós queremos", explicou.

A caminho da quinta época de águia ao peito, a ponta-direita expressou que "é sempre especial começar cada início de época".

"Significa muito. É sempre um orgulho muito grande vestir esta camisola, e cada ano que passa, e que vou passando aqui, é um sentimento de responsabilidade, mas também de orgulho, por continuarem a confiar em mim e eu poder dar tudo de mim ao Benfica", afiançou.

Matilde Rosa

Matilde Rosa também traçou os objetivos para 2025/26: "As expectativas e os objetivos que nós temos para esta época passam pelos mesmos objetivos que tivemos na época passada, que é ganhar as três competições internas e dar um passo maior nas competições europeias. Jogo a jogo, passo a passo, é esse o nosso objetivo: dar o nosso máximo."

"Nós não tivemos muitas saídas. Também ajuda um pouco na nossa ligação, e, sendo o andebol um jogo de muita conexão e de comunicação, acho que vai ser bom para a época, para interagirmos todas umas com as outras e para as novas contratações se ajustarem ao nosso estilo de jogo", disse.

As metas pessoais da guarda-redes, que vai iniciar a segunda época no Benfica, passam por "ajudar" o coletivo: "Dar o meu máximo e ajudar a equipa a conquistar esses objetivos que nós temos."

"É um orgulho imenso poder estar mais um ano e, com o meu esforço e com a minha qualidade, contribuir para o Benfica. É dar o meu máximo, e tenho muito orgulho em poder estar cá e ajudar a equipa", vincou.

Texto: Redação
Fotos: Victória Ribeiro / SL Benfica
Última atualização: 29 de julho de 2025

Patrocinadores Andebol Feminino


Relacionadas