Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol feminino
Ana Borges, Diana Gomes e Diana Silva, reforços do Benfica para esta época, tiveram uma imersão de Mística que as inspirou a enriquecer ainda mais as vitrinas do Museu Cosme Damião.
07 agosto 2025, 11h24
Ana Borges, Diana Gomes e Diana Silva
O guardião da gloriosa história encarnada é o espaço ideal para explicar aos atletas recém-chegados a dimensão do seu novo emblema. "É um clube muito exigente, os adeptos estão sempre muito atentos. É um clube muito ambicioso, que se propõe sempre a ganhar todas as competições onde está. Estou muito ansiosa por começar esse percurso e também por poder dar alegrias ao Clube e aos adeptos em geral", lançou Diana Silva.
"Sabemos a história que o Benfica tem, a missão que tem é sempre para conquistar títulos. E é um orgulho estar aqui para ver o museu e, claro, poder ver todos os troféus que o Benfica tem, toda a história do Benfica. O que fizeram no passado são conquistas bonitas, e, sem dúvida alguma, tenho a certeza de que este museu, cada vez mais, ano após ano, vai crescer com muitos mais títulos", vaticinou Diana Gomes.
"Sabemos exatamente aquilo que é a história, sabemos das conquistas. Agora, claro, estar aqui de uma forma presencial e pessoalmente, nunca tinha tido esta oportunidade. Então é muito bom também vermos aquilo que é a história com os nossos olhos, não só aquilo que nós lemos nos livros", considerou Ana Borges.
NUMA PALAVRA
Após a visita, as jogadoras foram desafiadas a definir o Benfica numa única palavra. Diana Silva escolheu "exigente". "Porque, lá está, procura sempre o melhor, procura sempre ganhar títulos, muitos títulos. Quer sempre estar no topo, e eu acho que isso é uma característica muito forte que o Clube tem", justificou a avançada.
"Compromisso" foi a escolha de Diana Gomes. "É um clube com muito compromisso, é a palavra com que eu o descrevo. Vendo o museu e a história que tem e, para além da história que tem, os objetivos que tem pela frente, é essa a palavra com que eu defino o Benfica, é o compromisso de quererem sempre mais e de continuarem a fazer história pelo Clube", apontou a defensora.
Ana Borges optou por "inspirador". "É uma equipa inspiradora, temos de nos inspirar nisto mesmo. A quantidade de troféus, a história que tem vindo a ser feita desde há tantos anos, tem de ser inspiradora para qualquer atleta que represente o Benfica", fundamentou a mais internacional das futebolistas portuguesas.
A ADAPTAÇÃO
A visita visava acelerar a integração das atletas na sua nova casa, um processo de adaptação que não podia estar a correr melhor.
"Até agora, tenho sentido que está a correr superbem. Começámos há pouquinho tempo, portanto, acho que ainda temos algum caminho a percorrer, mas o importante agora é adaptar-nos ao Clube, o Clube adaptar-se a nós, e integrarmo-nos bem para depois podermos render o máximo dentro de campo. Mas posso dizer que estamos a ser superbem recebidas", contou Diana Silva.
Diana Gomes reforçou a impressão da colega. "Para nós, jogadoras, é sempre bom sermos recebidas assim. É sempre mais fácil integrarmo-nos e conseguir adaptar-nos bem. E claro que a disponibilidade que o Benfica está a ter de dar-nos a conhecer todas as instalações, dar a conhecer a sua história, isto para nós é algo muito importante, e ficamos muito felizes de poder ver que as pessoas estão disponíveis para nós e estão de braços abertos para nos receber aqui", partilhou.
Ana Borges destacou a inspiração que o ecletismo do Clube constitui para quem acaba de chegar. "Para nós tem de ser um prazer e um orgulho que o Benfica tenha este poder, não só no futebol, mas em todas as modalidades. Nós não vimos só o museu na área de futebol, vimos todas as modalidades, e isto tem de ser uma mensagem muito importante a passar. O Benfica não é só futebol, o Benfica não é só futebol masculino e feminino, o Benfica tem toda uma história de modalidades. Temos de nos inspirar em todos, na história que eles fizeram, e nunca parar esta história, nunca parar aquilo que é o crescimento do Benfica e continuarmos a trazer muitos títulos para aqui", exortou a polivalente defesa, já contagiada por tudo o que acabara de visitar.
Texto: Redação
Fotos: João Freitas
Última atualização: 7 de agosto de 2025