Futebol feminino

07 agosto 2025, 11h24

Ana Borges, Diana Gomes e Diana Silva

Ana Borges, Diana Gomes e Diana Silva

Acabadas de chegar ao Clube, as futebolistas internacionais portuguesas Diana Silva, Diana Gomes e Ana Borges começaram a conhecer os cantos à casa, tendo-lhes sido propiciada uma visita ao Museu Benfica – Cosme Damião. A BTV, através de uma reportagem, acompanhou os passos das três caras novas das águias numa viagem onde o trio pôde ver muito do que já foi ganho e inspirar-se para ajudar a somar mais troféus aos já arrumados nas prateleiras.

O guardião da gloriosa história encarnada é o espaço ideal para explicar aos atletas recém-chegados a dimensão do seu novo emblema. "É um clube muito exigente, os adeptos estão sempre muito atentos. É um clube muito ambicioso, que se propõe sempre a ganhar todas as competições onde está. Estou muito ansiosa por começar esse percurso e também por poder dar alegrias ao Clube e aos adeptos em geral", lançou Diana Silva.

"Sabemos a história que o Benfica tem, a missão que tem é sempre para conquistar títulos. E é um orgulho estar aqui para ver o museu e, claro, poder ver todos os troféus que o Benfica tem, toda a história do Benfica. O que fizeram no passado são conquistas bonitas, e, sem dúvida alguma, tenho a certeza de que este museu, cada vez mais, ano após ano, vai crescer com muitos mais títulos", vaticinou Diana Gomes.

"Sabemos exatamente aquilo que é a história, sabemos das conquistas. Agora, claro, estar aqui de uma forma presencial e pessoalmente, nunca tinha tido esta oportunidade. Então é muito bom também vermos aquilo que é a história com os nossos olhos, não só aquilo que nós lemos nos livros", considerou Ana Borges.

Ana Borges, Diana Gomes e Diana Silva

NUMA PALAVRA

Após a visita, as jogadoras foram desafiadas a definir o Benfica numa única palavra. Diana Silva escolheu "exigente". "Porque, lá está, procura sempre o melhor, procura sempre ganhar títulos, muitos títulos. Quer sempre estar no topo, e eu acho que isso é uma característica muito forte que o Clube tem", justificou a avançada.

"Compromisso" foi a escolha de Diana Gomes. "É um clube com muito compromisso, é a palavra com que eu o descrevo. Vendo o museu e a história que tem e, para além da história que tem, os objetivos que tem pela frente, é essa a palavra com que eu defino o Benfica, é o compromisso de quererem sempre mais e de continuarem a fazer história pelo Clube", apontou a defensora.

Ana Borges optou por "inspirador". "É uma equipa inspiradora, temos de nos inspirar nisto mesmo. A quantidade de troféus, a história que tem vindo a ser feita desde há tantos anos, tem de ser inspiradora para qualquer atleta que represente o Benfica", fundamentou a mais internacional das futebolistas portuguesas.

Ana Borges, Diana Gomes e Diana Silva

A ADAPTAÇÃO

A visita visava acelerar a integração das atletas na sua nova casa, um processo de adaptação que não podia estar a correr melhor.

"Até agora, tenho sentido que está a correr superbem. Começámos há pouquinho tempo, portanto, acho que ainda temos algum caminho a percorrer, mas o importante agora é adaptar-nos ao Clube, o Clube adaptar-se a nós, e integrarmo-nos bem para depois podermos render o máximo dentro de campo. Mas posso dizer que estamos a ser superbem recebidas", contou Diana Silva.

Diana Gomes reforçou a impressão da colega. "Para nós, jogadoras, é sempre bom sermos recebidas assim. É sempre mais fácil integrarmo-nos e conseguir adaptar-nos bem. E claro que a disponibilidade que o Benfica está a ter de dar-nos a conhecer todas as instalações, dar a conhecer a sua história, isto para nós é algo muito importante, e ficamos muito felizes de poder ver que as pessoas estão disponíveis para nós e estão de braços abertos para nos receber aqui", partilhou.

Ana Borges destacou a inspiração que o ecletismo do Clube constitui para quem acaba de chegar. "Para nós tem de ser um prazer e um orgulho que o Benfica tenha este poder, não só no futebol, mas em todas as modalidades. Nós não vimos só o museu na área de futebol, vimos todas as modalidades, e isto tem de ser uma mensagem muito importante a passar. O Benfica não é só futebol, o Benfica não é só futebol masculino e feminino, o Benfica tem toda uma história de modalidades. Temos de nos inspirar em todos, na história que eles fizeram, e nunca parar esta história, nunca parar aquilo que é o crescimento do Benfica e continuarmos a trazer muitos títulos para aqui", exortou a polivalente defesa, já contagiada por tudo o que acabara de visitar.

Ana Borges, Diana Gomes e Diana Silva

Texto: Redação
Fotos: João Freitas
Última atualização: 7 de agosto de 2025

Patrocinadores Futebol Feminino