Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Voleibol
Marcel Matz, Japa e Bernardo Silva falaram das ambições do Benfica para a temporada 2025/26 no primeiro treino de preparação.
11 agosto 2025, 17h53
Marcel Matz
Aos microfones da BTV, Marcel Matz deu conta da motivação do coletivo para mais uma época em que "os objetivos são bem claros".
"Estamos a voltar agora, depois de 3 meses parados, um período longo fora de ação. Estou muito motivado, mais uma vez os objetivos são bem claros para nós, para vencermos as competições internas. Está um grupo equilibrado, um grupo mais forte do que o do ano passado e vamos tentar preparar-nos da melhor maneira para conquistarmos de novo os nossos objetivos. Foi uma coisa que nos deixou frustrados no ano passado [Campeonato Nacional], como é óbvio, e neste ano vamos estar mais fortes para tentar trazer de novo os objetivos maiores, internos, para cá. Estou muito motivado, os jogadores estão motivados, já se estão a preparar há mais tempo. Agora, juntamos toda a gente aqui e começamos a dar, de novo, uma cara à equipa de voleibol do Benfica", disse o treinador.
Com a Supertaça na mira, a equipa iniciou a preparação com afinco e vai "trabalhar num período bem intenso", com treinos bidiários.
"São 8 semanas que vamos ter de preparação para a Supertaça, que é no início de outubro, então, é um período maior. É o maior período que já tivemos, na verdade. Isto, em função do Campeonato Mundial de voleibol, que vai ser em setembro. É o maior período que temos, é um grande momento para trabalhar e já entrámos forte no grupo hoje, já a trabalhar bidiário", referiu o treinador.
O grupo equilibrado que o técnico mencionou conta com caras novas, que trazem experiência, vigor e qualidade aos diferentes setores.
"Os jogadores novos acrescentam valor à equipa. É uma equipa que fica com jogadores do ano passado, que têm muita qualidade e que já conhecem as coisas aqui. Essa inserção de alguns jogadores novos vai trazer mais alguma experiência num setor, vigor e qualidade em outro setor. Então, são jogadores que trazem qualidade, que têm um perfil que achamos importante para a equipa de voleibol do Benfica. Espero que consigam logo entender todo o processo. Acredito que se vão ambientar rápido, é um grupo que também tem experiência, já sabem como fazer para que a coisa aconteça da maneira mais natural possível e para que o Benfica comece a ter resultados e retorno", detalhou.
Vencer é o objetivo da equipa de voleibol do Benfica e, para tal, é preciso estar preparado para competir ao mais alto nível, até porque se perspetiva uma época que "promete ser muito difícil".
"O objetivo desportivo é vencer. Isso nunca foi um segredo para nós, nem para ninguém. O Benfica é um dos grandes clubes em Portugal, o objetivo é sempre vencer. O meu objetivo como treinador é fazer com que a equipa jogue bem. Há algumas coisas que detetámos no ano passada e que precisam de ser feitas de maneira diferente. Os jogadores que vêm trazem algumas características para tentar solucionar alguns problemas que tivemos na época passada. Trabalhar muito. Nunca foi diferente. A equipa de voleibol sempre foi uma equipa que trabalhou muito em termos de volume. Então, é mais uma temporada que promete ser muito difícil. É uma temporada que, a partir de outubro, ou principalmente a partir de novembro, fica muito pesada em termos de jogo. São meses em que vamos ter muitos jogos, então, é preciso ir rodando logo num nível interessante, porque as coisas vão acontecer mesmo dia após dia, com 2/3 jogos por semana, com o campeonato europeu. O meu objetivo é fazer com que os jogadores estejam preparados para conseguirem cumprir esse tipo de rotina. Tenho a certeza que vamos jogar bem, vamos estar sempre prontos ou preparados para competir no mais alto nível", explicou Marcel Matz.
Japa, um dos capitães do Benfica, partilhou que "a expectativa é sempre alta" e que a equipa está focada em "começar a pré-temporada bem" para quando começarem os jogos conseguir ter um "bom desempenho".
"Hoje é o primeiro dia e a equipa ainda não está completa, mas pelo que falámos acho que vai fechar bem. Os que vieram têm o mesmo espírito da equipa e acho que tem tudo para dar certo", referiu.
"É agora que vamos fazer toda a base para aguentarmos a temporada. Agora é trabalhar forte, pesado, para depois colher os frutos. Os frutos são os Campeonato e é pelo que vamos correr. O que não ficou aqui há 3/4 meses, vai voltar para cá", objetivou o zona 4.
A entrar na 7.ª época de águia ao peito, Japa destacou a importância dos Benfiquistas.
"O que nós perdemos há 3/4 meses vai voltar para nós. Nós vamos trabalhar duro, forte para isso. Eu sei que, desde que eu cheguei aqui, há 6 anos, os adeptos nunca nos deixaram na mão. Nem nos momentos mais felizes, nem agora, que foi o nosso pior momento. Eles estavam aqui. Eu tenho a certeza que eles vão encher o pavilhão de novo e que vão ser uma força extra, como sempre foi", vincou.
Bernardo Silva também falou das metas e da preparação do coletivo para 2025/26.
"Muita vontade e muitas saudades que eu já tinha. Acredito que os meus colegas também. Estamos focados e motivados para continuar. Ontem, falámos sobre continuar o trabalho que começou há um ano e não acabámos. Portanto, neste ano vamos a isso. Acho que estamos bem. Começámos aqui um bocadinho desfalcados, porque temos alguns atletas no estágio para o Mundial, mas temos algum reforço das camadas jovens, que também é importante. Sinto que estamos muito focados e motivados para todos os objetivos da época", sublinhou o líbero.
"O inicial seria a Taça Ibérica, que é uma competição que já não vamos realizar. Então, entra a Supertaça contra o Sporting, que é sempre um objetivo. Temos a CEV Challenge Cup, que neste ano é uma competição diferente do que temos vindo a jogar. Claro que vai ser jogo a jogo e vai depender muito dos cruzamentos, mas queremos chegar o mais longe possível. Depois, a Taça e o Campeonato, que são sempre competições que vamos para ganhar", concluiu.
Texto: Redação
Fotos: João Paulo Trindade / SL Benfica
Última atualização: 11 de agosto de 2025