Futebol Formação

15 agosto 2025, 14h56

Sub-23

Vítor Vinha e Duarte Soares

ENTREVISTA À BTV

A equipa Sub-23 do Benfica estreia-se na Liga Revelação neste sábado, 16 de agosto (17h00), no Estádio Municipal da Lourinhã, frente ao campeão Torreense. O treinador Vítor Vinha e o defesa Duarte Soares perspetivaram mais uma época que se deseja ser de evolução para todos os jovens jogadores.

Acreditando que estes jovens rapazes se estão "a preparar muito bem" para o desafio que aí vem, Vítor Vinha parte com "grande otimismo" para o arranque oficial de 2025/26.

Numa entrevista dada à BTV, o treinador salientou que a equipa técnica está em ação para "ajudar a crescer" todos os atletas.

Duarte Soares deixou uma garantia: "Estamos aqui prontos para todos os desafios."

Sub-23

REGRESSO AO TRABALHO

Vítor Vinha: "Estamos de regresso àquilo que mais gostamos de fazer. No nosso caso, enquanto equipa técnica, enquanto treinador, é trabalhar com os nossos jovens jogadores, preparar jogos, tudo o que está na envolvência da preparação de uma equipa. Portanto, é ótimo. As férias foram boas, mas é bom também estar de regresso ao trabalho com energia renovada, com ambição renovada e, portanto, preparadíssimos para o que aí vem."

Duarte Soares: "Sim, como o míster disse, estamos de volta a fazer aquilo que nós mais gostamos. A pré-época é um período mais difícil, com muito calor, mas faz parte, e estamos prontos para o que aí vem."

ANÁLISE À PRÉ-ÉPOCA

DS: "Ainda estamos em pré-época, daqui a nada vai acabar, mas, sim, tem sido difícil, muito pelo calor, mas é para isso que nós estamos aqui, para evoluir, para melhorar e, se nós queremos isto para o nosso futuro, é este o caminho que nós temos de ter."

VV: "Creio que fomos em crescendo. Acho que é uma fase inicial, tudo novo. Esta é uma equipa que começa do zero, praticamente. Muitas caras novas, jogadores ainda mais jovens, portanto, começámos do zero, e depois é a preparação normal, dia a dia, treino a treino, jogo a jogo. Creio que fomos evoluindo ao longo da pré-época. Começámos do zero e fomos percebendo quais são as novas dinâmicas, quais são estas novas ideias para os jogadores, e nós também conhecermos ainda mais estes jovens jogadores, já os fomos acompanhando ao longo da época passada, mas acaba por ser tudo novo, é preciso preparar tudo do zero. E fomos evoluindo ao longo da pré-época. Começámos bem, e creio que vamos acabar ainda melhor esta pré-época, estando prontos para aquilo que aí vem."

Sub-23

EXPERIÊNCIA INTERNACIONAL NO TORNEIO DA CROÁCIA

VV: "No nosso caso, acho que é muito bom termos estes contextos competitivos, colocarmo-nos à prova com outras equipas. Jogámos contra Shakhtar, Bolonha, Paris Saint-Germain e Manchester United. Eventualmente são equipas com quem jogamos na Youth League. Ao mesmo tempo, é muito bom, enquanto academia, enquanto formação do Benfica, colocarmo-nos à prova perante estes adversários. O torneio – passámos aqui 4/5 dias juntos – permitiu-nos também conhecer melhor os jogadores, a forma como respondem a determinados estímulos, a forma de comunicar com eles, colocar ainda mais as nossas ideias, embora estejamos sempre a jogar, dia a dia estamos sempre a jogar, mas permitiu-nos ver em que ponto estávamos em termos de jogo, para onde é que tínhamos de ir, o que é que tínhamos de evoluir. Acabou por ser positivo. De jogo para jogo, fomos melhorando com feedback, não houve tempo para treinar, mas fomos melhorando com feedback, com vídeo. E, lá está, permitiu-nos essencialmente perceber em que ponto é que estamos, conhecermo-nos melhor, eles conhecerem-me também melhor a mim e à minha equipa técnica, à nossa equipa técnica, enquanto ideia, enquanto liderança, aquilo que vai ser o futuro. E, portanto, foi um torneio fantástico, culminou aqui com um 3.º lugar, creio que ficámos com um amargo de boca, que podíamos ter feito algo mais, mas, lá está, fez parte da preparação, fez parte daquilo que foi a nossa pré-época, para aquilo que aí vem, que é o Campeonato, a Liga Revelação, a Taça Revelação, a Youth League, e creio que foi um excelente contexto para nos preparar para aquilo que é o futuro."

DS:"Sim, é sempre bom ir a torneios internacionais, ainda por cima agora na pré-época, em que tínhamos uma equipa em que não nos conhecemos assim muito bem todos. Como o míster disse, é uma equipa que veio praticamente do zero, e acho que foi um bom desafio para nos conhecermos melhor, é sempre bom ter torneios internacionais."

MAIS UMA ÉPOCA NO SL BENFICA

DS: "É sempre bom ir subindo escalões, agora nos Sub-23 vou estar a jogar com jogadores muito mais velhos que eu, e acho que é muito bom para o meu desenvolvimento. Um sentimento de muito orgulho... O Benfica é o melhor clube de Portugal, sem dúvida alguma, muito conhecido mundialmente, e é sempre um orgulho."

Sub-23

OBJETIVOS PARA A NOVA ÉPOCA

VV: "Por um lado, nós conquistámos coisas muito boas no ano passado, conquistámos aqui o primeiro título da história dos Sub-23 do nosso clube. Ao mesmo tempo, temos de ter a consciência de que é uma equipa completamente nova, tudo novo, ideias novas também com estes jovens jogadores. É preciso passar muito a mensagem de que tudo o que eles viveram até aqui foi muito bom, mas que vem aqui um desafio muito grande pela frente agora. É preciso fazê-los entender isto, nós herdamos aqui uma geração de grandes campeões, e ao mesmo tempo vão ser colocados à prova. Nós, enquanto clube, acreditamos muito nestes jovens jogadores, por isso é que estão também neste contexto. Sobretudo, prepará-los para aquilo que são as dificuldades que aí vêm. Como o Duarte estava a dizer, vamos encontrar projetos diferentes do nosso, muito diferentes do nosso. Equipas que têm jogadores que já jogaram a Liga Revelação por 2/3 vezes, que já jogaram Liga 3, um campeonato altamente competitivo, e que neste momento estão a jogar a Liga Revelação. E, por um lado, isto acresce um nível de desafio muito grande, acresce uma dificuldade muito grande. Por outro lado, encaramos como uma coisa boa para nos colocarmos à prova, para evoluirmos, para crescermos. E para entendermos que, ao mesmo tempo, podemos não ter sucesso no imediato, mas que isto vai-nos fazer evoluir e vai-nos fazer crescer. Porque, lá está, este contexto também é um trampolim, ou será um contexto de preparação, para o próximo patamar, que é a equipa B. E, portanto, nada melhor do que ter aqui uma adversidade muito grande, mas ao mesmo tempo a nossa confiança é muito grande. Estamos num clube de exigência máxima, os nossos adeptos são muito exigentes connosco. E, portanto, isto tudo, em vez de nos colocar aqui uma pressão adicional, tem, sim, de nos galvanizar, tem, sim, de nos querer fazer ser melhores, de nos aumentar a nossa paixão pelo treino, aumentar a nossa paixão pelo jogo e para darmos resposta. Porque estamos cá para isso. Isto é um contexto de formação, mas, ao mesmo tempo, também de rendimento, e temos de alcançar objetivos. E creio que estes jovens rapazes estão-se a preparar muito bem para este desafio que aí vem e, portanto, estamos com grande otimismo."

Sub-23

ANTEVISÃO AO TORREENSE-BENFICA

VV: "Será um espelho aqui das diferenças de contexto. Portanto, o Torreense foi o campeão da Liga Revelação da época passada, tem um projeto totalmente diferente do nosso, um projeto altamente direcionado para aquilo que é o rendimento. E, portanto, o nosso objetivo é claro, é sermos uma equipa competitiva em todos os jogos, entrar em todos os jogos para vencer, mas, sobretudo, sermos competitivos, formar jogadores, formar os nossos jovens jogadores para o próximo patamar, que é a equipa B. Dar-lhes aqui um contexto de adversidade muito grande para que eles entendam que temos de crescer, temos de evoluir, temos de nos colocar à prova, mas que, ao mesmo tempo, acreditamos muito neles e sentimos que, ao longo da época, se irão preparar cada vez melhor para aquilo que é o futuro. E também temos de corresponder àquilo que é a exigência dos nossos adeptos, que, por um lado, estão sempre connosco, que nos irão apoiar durante toda a época, mas, ao mesmo tempo, também são muito exigentes e vão exigir de nós resultados. Até por aquilo que conquistámos na época passada, elevámos um bocadinho a fasquia deste contexto no nosso clube, mas isso tem de nos galvanizar, como eu disse há pouco, tem de nos galvanizar e tem de ser um desafio saboroso para nós, tem de ser aqui algo saboroso para nós. E, ao mesmo tempo, com esta adversidade, vamos ver também como é que os jovens jogadores irão responder, e estamos cá para os suportar e para os ajudar a crescer."

DS: "Como jogamos no Benfica, temos de dar sempre o nosso máximo. Sabemos que o Torreense foi a equipa campeã da época passada, mas nós estamos aqui, sabemos as dificuldades que vamos ter, mas estamos aqui prontos para todos os desafios."

Texto: Redação
Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica
Última atualização: 15 de agosto de 2025

Patrocinadores principais do Futebol Formação


Relacionadas