Futebol

17 agosto 2025, 01h05

Estrela da Amadora-Benfica

Festejos do golo de Pavlidis

RESUMO DO JOGO

Na 2.ª jornada da Liga Betclic, o Benfica foi ao Estádio José Gomes vencer o Estrela da Amadora por 0-1. No duelo realizado neste sábado, 16 de agosto, Pavlidis apontou o golo que valeu os três pontos.

A poucos quilómetros do Estádio da Luz, no Estádio José Gomes – na gíria conhecido como Reboleira –, os Benfiquistas fizeram-se sentir ainda antes da chegada do Vermelhão, recebido com muito entusiasmo.

Em grande número, os adeptos encarnados não se quiseram atrasar para assistir ao primeiro jogo do Benfica nesta edição do Campeonato Nacional – o desafio referente à 1.ª ronda, frente ao Rio Ave, foi adiado.

Em equipa que ganha – e não sofre golos – não se mexeu. Na estreia do Benfica na Liga Betclic, Bruno Lage repetiu o onze que havia lançado nos dois desafios frente ao Nice, da 3.ª pré-eliminatória de acesso à fase de liga da Liga dos Campeões.

Estrela da Amadora-Benfica

Assim sendo, Trubin, Dedic, António Silva, Otamendi, Dahl, Barrenechea, Richard Ríos, Aursnes, Schjelderup, Ivanovic e Pavlidis foram as opções do treinador encarnado para o duelo frente ao Estrela da Amadora.

Respeitado um minuto de silêncio em memória do Bicampeão europeu Cruz e também do empresário Joaquim Oliveira, desaparecidos neste sábado, o árbitro deu o pontapé de saída.

Nos primeiros minutos, a bola andou longe das balizas, ainda que fosse o Benfica quem mais se acercasse das redes contrárias, tendo-lhe pertencido a primeira grande chance do jogo.

Tal aconteceu aos 17', quando Dahl, servido por Ivanovic, surgiu em posição frontal, disparou forte, mas junto ao poste esquerdo.

Sete minutos volvidos foi o Estrela da Amadora a ficar perto de inaugurar o marcador. Livre cobrado no lado esquerdo do ataque tricolor, a bola chegou a Lopes Cabral, que cruzou para o coração da área. Aí, Chernev atirou por cima (24').

Estrela da Amadora-Benfica

Sempre com os olhos colocados na baliza adversária, aos 27' os encarnados voltaram a estar muito perto de marcar: recuperação de Schjelderup, bola para Dahl, que entregou a Pavlidis.

O avançado grego abriu na direita, onde Aursnes recebeu e tentou o remate, mas o esférico deslizou para o internacional helénico, que tocou de calcanhar; e a bola passou muito perto do poste esquerdo.

Numa das poucas vezes em que o Estrela da Amadora conseguiu furar a pressão do meio-campo encarnado, ainda longe das redes, João Gastão recebeu a bola, encontrou uma nesga de espaço e atirou forte, obrigando Trubin a enorme defesa; a bola ainda raspou o poste esquerdo (38'). 

O Benfica respondeu e, aos 41', Richard Ríos visou a baliza à guarda de Renan Ribeiro. O médio internacional colombiano, após um bom trabalho de Ivanovic na área, rematou forte, mas ao lado.

Estrela da Amadora-Benfica

Filme do jogo

Ver math center ›

Ainda mais perto de marcar esteve Schjelderup. Corria o minuto 43 quando Pavlidis ganhou uma bola no meio-campo, deu para Aursnes, este galgou uns metros pelo lado direito e cruzou para o lado oposto. Aí, o camisola n.º 21 recebeu, dominou, mas, quando se preparava para rematar, viu Luan Patrick, in extremis, fazer o corte.

Pouco depois, o árbitro apitou para o final da primeira parte, com o nulo a vigorar no marcador.

Sem alterações, voltaram para o 2.º tempo os mesmos onzes que haviam iniciado o desafio.

Pavlidis foi o autor do primeiro remate encarnado na etapa complementar: jogada de insistência de Otamendi, a bola sobrou para o avançado grego, que, de fora da área, disparou por cima (50').

Cinco minutos volvidos, os tricolores beneficiaram de um livre em posição frontal: Lopes Cabral bateu, Trubin defendeu e, na recarga, Godoy cabeceou ao lado.

Depois de um período mais disputado a meio-campo do que perto das áreas, chegou o lance capital da partida (58').

Estrela da Amadora-Benfica

No lado esquerdo, Dahl cruzou para o interior da área; Ivanovic preparava-se para atacar o esférico, mas foi empurrado por Chernev, que não teve qualquer intenção de jogar a bola. O árbitro assinalou grande penalidade, posteriormente confirmada pelo VAR.

Chamado à responsabilidade, Pavlidis não perdoou: atirou em força para o meio e fez o 0-1 (60').

O Estrela da Amadora reagiu bem ao tento encarnado, mas esbarrou sempre na boa organização defensiva das águias.

Aos 70', Bruno Lage fez a primeira alteração na equipa, lançando Prestianni para o lugar de Schjelderup.

Já com o jovem argentino em campo, o Benfica esteve perto do 0-2. O mesmo recebeu de Richard Ríos – excelente recuperação –, entregou a Dahl, que, pelo lado esquerdo, entrou na área e serviu Aursnes; este deixou o esférico à mercê do médio colombiano, que atirou ao lado (75').

Já dentro dos últimos 10 minutos do encontro foi Renan Ribeiro a negar o segundo tento aos encarnados. Jogada gizada pelo lado direito, Aursnes cruzou para o interior da área, Prestianni tocou para Ivanovic, que, de primeira, rematou fortíssimo para uma enorme defesa do guardião contrário.

Estrela da Amadora-Benfica

O tempo foi passando, as águias foram conseguindo controlar todas as tentativas do Estrela em chegar à baliza de Trubin, guarda-redes que também respondeu sempre que chamado à ação.

A três minutos dos 90' momento para dupla substituição no Benfica: Florentino e Barreiro foram a jogo; saíram Barrenechea e Ivanovic.

No primeiro dos 6 minutos de compensação, Kikas surgiu em boa posição, mas, na cara de Trubin, atirou por cima (90'+1').

Aos 90'+3', outras duas alterações nas águias, com a entrada de Tiago Gouveia e Henrique Araújo para os lugares de Richard Ríos e Pavlidis (eleito o Man of the Match).

Na última tentativa de chegar ao empate, na cobrança de um livre ainda distante da baliza encarnada, Rodrigo Pinho rematou muito forte, mas ao lado (90'+5').

Seis minutos depois dos noventa, Henrique Araújo, lançado por Prestianni, surgiu em boa posição, rematou, mas Renan Ribeiro segurou.

Estrela da Amadora-Benfica

Pouco depois, ouviu-se o último apito na Reboleira; o Benfica venceu por 0-1, conquistando os primeiros três pontos nesta Liga Betclic.

Além do triunfo, nota para o facto de, ao quarto jogo oficial, as águias ainda não terem consentido qualquer golo.

Na próxima jornada, os encarnados recebem o Tondela, em jogo da 3.ª ronda do Campeonato, agendado para sábado, 23 de agosto, às 20h30 (ver bilhetes aqui).

Antes, na quarta-feira, 20 de agosto, às 20h00, no Estádio Şükrü Saracoğlu, em Istambul, há o duelo da 1.ª mão do play-off da Liga dos Campeões, frente ao Fenerbahçe.

Texto: João André Silva
Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica
Última atualização: 17 de agosto de 2025

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas