Basquetebol

18 agosto 2025, 16h57

Basquetebol Benfica

Treinador Norberto Alves

Arrancou oficialmente, nesta segunda-feira, 18 de agosto, a pré-época da equipa masculina de basquetebol do Sport Lisboa e Benfica, marcando o regresso dos tetracampeões ao trabalho após algumas semanas de pausa. O 1.º dia permitiu ao grupo iniciar a construção de rotinas e hábitos, deixando clara a ambição para 2025/26: integrar os novos elementos, reforçar a identidade de jogo e preparar-se para lutar pelos títulos.

O treinador Norberto Alves comentou o começo da pré-temporada, sublinhando a motivação de voltar aos treinos e o desafio de criar coesão numa equipa reforçada com vários jogadores novos.

"Foram algumas semanas sem treinar, e, para quem gosta de treinar e gosta de estar com os jogadores, é sempre bom regressar ao trabalho. Uma equipa com muita gente nova, normalmente não mexemos tanto na equipa, mas tivemos de nos ajustar às circunstâncias. E agora é construir isso, construir uma equipa. Nesta altura somos apenas um conjunto de jogadores que vai começar a criar hábitos, regras, saber estar uns com os outros, saber competir uns com os outros e saber ganhar uns com os outros. Basicamente é aquilo que vamos começar agora a fazer", revelou, em declarações à BTV.

Basquetebol Benfica

Ouça Norberto Alves

Com a pré-época iniciada, Norberto Alves destacou a ambição e os objetivos da equipa para a nova temporada, realçando a importância de consolidar o grupo e de afirmar o Benfica em todas as competições em que participa. O treinador salientou que, apesar das mudanças no plantel e da integração de vários jogadores novos, a meta permanece clara: lutar pelos títulos e construir um coletivo sólido, capaz de jogar bem e representar o Clube com a sua identidade.

"O Benfica está em todas as competições para as vencer, sabendo nós que, para vencer, o melhor é jogar bem. Acreditar no nosso modelo de jogo, fazê-los agora sentir que esse modelo de jogo tem de ser deles, têm de se apropriar dele ao longo do tempo, não ser o modelo de jogo do treinador, mas ser deles, onde eles se sintam bem a jogar e onde possam expressar a melhor versão de cada um deles, ajudando os colegas de equipa para atingir os tais objetivos, que são jogar em todas as competições para as vencer", reforçou o técnico.

O treinador aproveitou ainda para sublinhar a importância do apoio dos Benfiquistas na construção do sucesso.

"Há uma identificação muito grande dos nossos adeptos com a equipa de basquetebol. Aquilo que é o nosso ADN em termos de jogo, a forma como lutamos jogo a jogo, em cada segundo para ganhar, para fazer tudo por eles... Nós jogamos para dar alegrias aos adeptos e, portanto, eles têm estado sempre connosco. Sabemos que é muito mais fácil ganhar quando eles, tal como tem acontecido, apoiam esta equipa. Vai ser uma época muito exigente, como é sempre. Mas eu penso, e acredito, que vai correr tudo bem", antecipou Norberto Alves.

Basquetebol Benfica

Ouça Makram Ben Romdhane

O capitão Makram Ben Romdhane partilhou as primeiras impressões sobre o regresso aos treinos, destacando a emoção de reencontrar os colegas e a equipa técnica, assim como a alegria de voltar àquilo que considera a sua "segunda família".

"Sem dúvida, estou muito feliz. Estava mesmo entusiasmado porque, mesmo quando volto a casa, espero sempre por este momento de regressar à minha segunda família. Estou muito contente por rever os colegas, a equipa técnica, as pessoas daqui. Tivemos uma época muito longa no ano passado, e já cá estou há cinco anos, portanto, estou mesmo entusiasmado e feliz. Com novos jogadores, sangue novo na equipa, acho que vamos manter o objetivo também para esta época", afirmou o extremo/poste internacional tunisino.

Makram Ben Romdhane refletiu sobre os objetivos para a nova temporada, reforçando tanto a ambição coletiva da equipa como a sua responsabilidade individual enquanto capitão. Destacou a importância de manter a mentalidade vencedora do Benfica, integrar os reforços e de lutar em cada jogo, sublinhando que a meta passa por competir e conquistar em todas as frentes, mantendo a identidade e os valores do Clube.

"O objetivo não é apenas da equipa, é da mentalidade do Benfica. Quando jogas no Benfica, o objetivo é sempre ganhar tudo. Penso que esta época será muito exigente. É importante que eles [reforços] entendam desde o início que estamos aqui para ganhar tudo, que temos de lutar em todos os jogos e em todas as competições. Espero que neste ano mudemos a mentalidade na Liga dos Campeões e que consigamos ir o mais longe possível como equipa", explicou.

Makram Ben Romdhane destacou a importância de transmitir a mentalidade vencedora do Benfica, estabelecer regras comuns e criar um ambiente de trabalho sólido, de forma a que todos os jogadores, novos e antigos, possam alinhar-se com os objetivos coletivos e alcançar o máximo rendimento em cada competição.

"Para mim, o trabalho será sempre o mesmo: lutar pela equipa, manter a mentalidade, garantir um bom ambiente no balneário. Mas neste ano quero focar-me em transmitir aos novos [jogadores] o que significa o Benfica e qual é a nossa mentalidade. Se todos partilharem as mesmas regras e mentalidade, podemos ir muito longe no Campeonato e nas restantes competições. Temos tido épocas muito boas, sempre com jogadores disponíveis para lutar, jogadores com fome de vitórias. Sei que não será fácil, mas para mim é sempre igual: luto por cada título como se fosse o primeiro. Estou muito feliz por reencontrar os colegas e tenho total confiança nos reforços e nos mais antigos para mantermos a energia e defendermos o nosso título", declarou.

O capitão enviou ainda uma mensagem aos adeptos, lembrando a importância do apoio de todos: "Espero que estejamos juntos logo no primeiro jogo em casa, porque é muito importante os atletas, sobretudo para os novos, sentirem o ambiente, verem os adeptos a dar energia, tanto nos jogos como nos treinos. Muitos não conhecem ainda esta mentalidade do Benfica. Por isso, é fundamental que logo no primeiro jogo, mesmo que amigável, os adeptos apareçam em grande número, para mostrar que vão estar sempre connosco, a ganhar ou a perder, a apoiar-nos. Nós confiamos neles, e eles em nós. Espero que neste ano lhes possamos dar alegrias como em todas as épocas."

Basquetebol Benfica

Ouça Koby McEwen

O reforço internacional canadiano Koby McEwen partilhou as suas primeiras impressões sobre a adaptação à cidade e à equipa, destacando a receção calorosa dos colegas, a qualidade das instalações e a sensação de fazer parte de uma grande família. O jogador revelou entusiasmo por integrar o grupo, conhecer os novos companheiros e sentir-se acolhido num ambiente propício ao desenvolvimento individual e coletivo.

"Têm sido dias ótimos. Estou a conhecer os colegas, conheci o treinador há poucos dias, tem sido bom, e também me estou a ambientar a Lisboa. Até agora só coisas positivas. É a primeira vez que estou numa grande cidade da Europa, e as infraestruturas aqui são excelentes. Visitei o Museu há alguns dias, foi incrível, e dá para perceber que todas as equipas funcionam como uma grande família. Estou muito impressionado", confessou o base/extremo.

Koby McEwen dirigiu-se aos adeptos com uma mensagem de motivação, destacando a sua vontade de contribuir para o sucesso da equipa e de reforçar o legado positivo das temporadas anteriores.

"Que se preparem para uma época entusiasmante. Vim para ajudar a dar continuidade ao trabalho que tem sido feito nos últimos anos e espero poder contribuir para elevar ainda mais o nível", finalizou.

Texto: Redação
Fotos: Victória Ribeiro / SL Benfica
Última atualização: 18 de agosto de 2025

Patrocinadores Basquetebol


Relacionadas