Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Numa exibição pautada pelo rigor e pela solidariedade, o Benfica empatou no reduto do Fenerbahçe (0-0), na 1.ª mão do play-off de acesso à fase de liga da Liga dos Campeões, e terá o fator casa a seu favor numa "finalíssima" rumo à elite europeia.
21 agosto 2025, 01h04
Aursnes
Para encarar mais um obstáculo rumo ao objetivo de integrar a elite europeia, Bruno Lage realizou duas alterações relativamente ao onze que entrou em campo na vitória sobre o Estrela da Amadora, por 0-1. Florentino e Aktürkoğlu renderam Schjelderup e Ivanovic, juntando-se a Trubin, Dedic, António Silva, Otamendi, Dahl, Barrenechea, Richard Ríos, Aursnes e Pavlidis.
Logo aos 2', o Benfica avisou ao que ia. Numa boa jogada desenhada pelo lado direito, Aursnes serviu Pavlidis, e este tocou a bola para a entrada da área, onde surgiu Richard Ríos a disparar forte para uma boa defesa de Eğribayat.
Perante a pressão do público que marcou presença nas bancadas do Estádio Sükrü Saraçoğlu, as águias continuaram a dar mostras de grande personalidade, circulando a bola com segurança e refreando os ânimos da equipa comandada por José Mourinho, que apostava no jogo direto para Durán e En-Nesyri.
Aos 14', na sequência de uma boa saída de bola desde a defesa, Aktürkoğlu irrompeu pelo corredor central e arriscou um remate de fora da área, que saiu ao lado. Três minutos volvidos (17'), nova jogada bem trabalhada pelos encarnados: Aktürkoğlu recebeu o esférico no lado esquerdo, passou por Nélson Semedo e cruzou para o coração da área, onde Oosterwolde fez um corte in extremis.
Apostando nos corredores laterais, os anfitriões tentaram fazer a diferença com cruzamentos para os seus avançados, mas, firme e bem posicionada, a defesa do Benfica anulou ameaças, e, uma vez mais, o perigo veio dos pés do turco de águia ao peito: aos 29', na marcação de um livre direto, Aktürkoğlu rematou forte para uma defesa atenta do guarda-redes do Fenerbahçe pela linha de fundo.
Com as defesas bem fechadas, os jogadores tentaram fazer a diferença na meia distância. Aos 34', Szymanski disparou de fora da área à figura de Trubin, e, na resposta, Florentino enquadrou-se com a baliza, mas o seu remate saiu por cima.
Aproximava-se, então, o final da 1.ª parte, e as equipas ainda criaram boas oportunidades antes de o árbitro apitar para o intervalo. Aos 40', Aktürkoğlu recebeu o esférico dentro da área e tentou o remate espontâneo, que sofreu um desvio num oponente e saiu pela linha de fundo. Aos 42' foi a vez de Oosterwolde puxar a culatra atrás e disparar para uma excelente intervenção de Trubin em voo.
Filme do jogo
No início da 2.ª parte, o duelo seguiu equilibrado e marcado por inúmeros duelos na zona intermediária. A primeira equipa a libertar-se dessas amarras foi o Fenerbahçe, com um remate de fora da área de Nélson Semedo por cima da trave, aos 50'.
Acumulando pontapés de canto e faltas ganhas no meio-campo adversário, o emblema turco deu mais trabalho, sem, porém, conseguir criar oportunidades flagrantes de golo perante um Benfica que, quando se libertava da pressão, contra-atacava com perigo, como aos 61', quando Pavlidis dominou a bola e serviu Aursnes, cuja devolução para o avançado grego esbarrou num grande corte de Mert Müldür.
Aos 64', Bruno Lage regressou ao sistema de dois avançados com a troca de Barrenechea por Ivanovic. O avançado croata entrou com disposição na partida e, aos 70', rematou de primeira ao lado, após cruzamento de Aursnes, no lado direito.
No entanto, a tentativa do treinador das águias de encorpar o ataque esbarrou na expulsão de Florentino, que viu dois cartões amarelos no espaço de dois minutos (69' e 71'). Em inferioridade numérica, a equipa cerrou fileiras e o combate foi reforçado com as entradas de Barreiro e Tiago Gouveia para os lugares de Aktürkoğlu e Pavlidis, aos 77'.
No mesmo minuto das substituições, ainda houve tempo para Otamendi visar a baliza do Fenerbahçe. Na sequência de um pontapé de canto, o capitão do Benfica saltou mais alto do que os opositores, mas o seu cabeceamento saiu à figura de Eğribayat.
Aos 82', Talisca rematou de longe, Trubin afastou a bola para a barra, e, na sequência, En-Nesyri colocou a bola dentro da baliza do Benfica. No entanto, o lance foi imediatamente anulado pelo árbitro auxiliar por fora de jogo do internacional marroquino, decisão corretíssima e posteriormente confirmada pelo VAR. Golo invalidado, e o nulo a persistir no marcador.
Aproveitando a superioridade numérica, o Fenerbahçe carregou em busca do golo, mas o Benfica cerrou fileiras e fez da raça, do rigor e da solidariedade as suas armas para manter o perigo longe da baliza de Trubin. O único lance de frisson ocorreu apenas no período de descontos (90'+1'), quando um remate de Kahveci que seguia na direção da baliza foi intercetado por António Silva.
Finalizado o jogo com a 5.ª clean sheet em outros tantos jogos disputados em 2025/26, as águias têm novo encontro marcado com o Fenerbahçe às 20h00 da próxima quarta-feira, 27 de agosto, numa autêntica finalíssima rumo ao objetivo de marcar presença na fase de liga da Liga dos Campeões.
Antes, porém, o foco estará totalmente direcionado para a receção ao Tondela, da 3.ª jornada da Liga Betclic, aprazada para as 20h30 de sábado, 23 de agosto (bilhetes AQUI).
Texto: Duarte Tornesi
Fotos: Cátia Luís / SL Benfica
Última atualização: 21 de agosto de 2025