Futebol

21 agosto 2025, 01h04

Fenerbahçe-Benfica

Aursnes

Com um jogador a menos desde o minuto 71, o Benfica cerrou fileiras, empatou (0-0) nesta quarta-feira, 20 de agosto, no reduto do Fenerbahçe e deixou tudo em aberto para a 2.ª mão do play-off de acesso à fase de liga da Liga dos Campeões, a realizar no Estádio da Luz dentro de uma semana (27 de agosto).

Para encarar mais um obstáculo rumo ao objetivo de integrar a elite europeia, Bruno Lage realizou duas alterações relativamente ao onze que entrou em campo na vitória sobre o Estrela da Amadora, por 0-1. Florentino e Aktürkoğlu renderam Schjelderup e Ivanovic, juntando-se a Trubin, Dedic, António Silva, Otamendi, Dahl, Barrenechea, Richard Ríos, Aursnes e Pavlidis.

Logo aos 2', o Benfica avisou ao que ia. Numa boa jogada desenhada pelo lado direito, Aursnes serviu Pavlidis, e este tocou a bola para a entrada da área, onde surgiu Richard Ríos a disparar forte para uma boa defesa de Eğribayat.

Perante a pressão do público que marcou presença nas bancadas do Estádio Sükrü Saraçoğlu, as águias continuaram a dar mostras de grande personalidade, circulando a bola com segurança e refreando os ânimos da equipa comandada por José Mourinho, que apostava no jogo direto para Durán e En-Nesyri.

Fenerbahçe-Benfica

Aos 14', na sequência de uma boa saída de bola desde a defesa, Aktürkoğlu irrompeu pelo corredor central e arriscou um remate de fora da área, que saiu ao lado. Três minutos volvidos (17'), nova jogada bem trabalhada pelos encarnados: Aktürkoğlu recebeu o esférico no lado esquerdo, passou por Nélson Semedo e cruzou para o coração da área, onde Oosterwolde fez um corte in extremis.

Apostando nos corredores laterais, os anfitriões tentaram fazer a diferença com cruzamentos para os seus avançados, mas, firme e bem posicionada, a defesa do Benfica anulou ameaças, e, uma vez mais, o perigo veio dos pés do turco de águia ao peito: aos 29', na marcação de um livre direto, Aktürkoğlu rematou forte para uma defesa atenta do guarda-redes do Fenerbahçe pela linha de fundo.

Fenerbahçe-Benfica

Com as defesas bem fechadas, os jogadores tentaram fazer a diferença na meia distância. Aos 34', Szymanski disparou de fora da área à figura de Trubin, e, na resposta, Florentino enquadrou-se com a baliza, mas o seu remate saiu por cima.

Aproximava-se, então, o final da 1.ª parte, e as equipas ainda criaram boas oportunidades antes de o árbitro apitar para o intervalo. Aos 40', Aktürkoğlu recebeu o esférico dentro da área e tentou o remate espontâneo, que sofreu um desvio num oponente e saiu pela linha de fundo. Aos 42' foi a vez de Oosterwolde puxar a culatra atrás e disparar para uma excelente intervenção de Trubin em voo.

Filme do jogo

Ver match center

No início da 2.ª parte, o duelo seguiu equilibrado e marcado por inúmeros duelos na zona intermediária. A primeira equipa a libertar-se dessas amarras foi o Fenerbahçe, com um remate de fora da área de Nélson Semedo por cima da trave, aos 50'.

Acumulando pontapés de canto e faltas ganhas no meio-campo adversário, o emblema turco deu mais trabalho, sem, porém, conseguir criar oportunidades flagrantes de golo perante um Benfica que, quando se libertava da pressão, contra-atacava com perigo, como aos 61', quando Pavlidis dominou a bola e serviu Aursnes, cuja devolução para o avançado grego esbarrou num grande corte de Mert Müldür.

Fenerbahçe-Benfica

Aos 64', Bruno Lage regressou ao sistema de dois avançados com a troca de Barrenechea por Ivanovic. O avançado croata entrou com disposição na partida e, aos 70', rematou de primeira ao lado, após cruzamento de Aursnes, no lado direito.

No entanto, a tentativa do treinador das águias de encorpar o ataque esbarrou na expulsão de Florentino, que viu dois cartões amarelos no espaço de dois minutos (69' e 71'). Em inferioridade numérica, a equipa cerrou fileiras e o combate foi reforçado com as entradas de Barreiro e Tiago Gouveia para os lugares de Aktürkoğlu e Pavlidis, aos 77'.

Fenerbahçe-Benfica

No mesmo minuto das substituições, ainda houve tempo para Otamendi visar a baliza do Fenerbahçe. Na sequência de um pontapé de canto, o capitão do Benfica saltou mais alto do que os opositores, mas o seu cabeceamento saiu à figura de Eğribayat.

Aos 82', Talisca rematou de longe, Trubin afastou a bola para a barra, e, na sequência, En-Nesyri colocou a bola dentro da baliza do Benfica. No entanto, o lance foi imediatamente anulado pelo árbitro auxiliar por fora de jogo do internacional marroquino, decisão corretíssima e posteriormente confirmada pelo VAR. Golo invalidado, e o nulo a persistir no marcador.

Fenerbahçe-Benfica

Aproveitando a superioridade numérica, o Fenerbahçe carregou em busca do golo, mas o Benfica cerrou fileiras e fez da raça, do rigor e da solidariedade as suas armas para manter o perigo longe da baliza de Trubin. O único lance de frisson ocorreu apenas no período de descontos (90'+1'), quando um remate de Kahveci que seguia na direção da baliza foi intercetado por António Silva.

Finalizado o jogo com a 5.ª clean sheet em outros tantos jogos disputados em 2025/26, as águias têm novo encontro marcado com o Fenerbahçe às 20h00 da próxima quarta-feira, 27 de agosto, numa autêntica finalíssima rumo ao objetivo de marcar presença na fase de liga da Liga dos Campeões.

Antes, porém, o foco estará totalmente direcionado para a receção ao Tondela, da 3.ª jornada da Liga Betclic, aprazada para as 20h30 de sábado, 23 de agosto (bilhetes AQUI).

Texto: Duarte Tornesi
Fotos: Cátia Luís / SL Benfica
Última atualização: 21 de agosto de 2025

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas