Futebol Formação

29 agosto 2025, 19h10

Nélson Veríssimo

Nélson Veríssimo prepara a receção ao Portimonense

Neste sábado, 30 de agosto, pelas 18h00, o Benfica B recebe o Portimonense em partida a contar para a 4.ª jornada da Liga 2. Nélson Veríssimo tem a certeza de que os adeptos vão deslocar-se ao Benfica Campus com "uma grande vontade de apoiar" os jogadores.

O técnico encarnado não espera facilidades no embate diante de uma formação algarvia habituada a grandes desafios.

"Será, certamente, um jogo complicado. Olhando para o Portimonense como uma equipa que nas últimas épocas se tem fixado na Primeira Liga, este é o segundo ano em que vai participar na Liga 2, portanto, é uma equipa, uma estrutura, uma cidade, um clube habituado às lides da Primeira Liga. Comparativamente à época passada, mudaram de treinador [Tiago Fernandes], que dispensa apresentações pelo bom trabalho que tem vindo a desenvolver. Contrataram também muitos jogadores, à volta de 20, de uma época para a outra. Olhando para aquilo que é o onze inicial, ou o onze mais utilizado da época passada, vemos que só 3 ou 4 jogadores continuam nesse onze. A ilação que tiramos daqui é que foi uma equipa que se reforçou, que, na nossa opinião, está mais forte", destacou Nélson Veríssimo na antevisão do encontro, à BTV.

Nélson Veríssimo

O treinador da equipa B das águias analisou o Portimonense em função das primeiras 3 jornadas disputadas, período em que soma 1 vitória, 1 empate e 1 derrota.

"É uma equipa com qualidade, que no processo defensivo tenta manter uma pressão constante sobre os adversários, partindo para muitas situações de homem a homem. É o que esperamos que possa acontecer aqui no sábado, um bocadinho na lógica do que têm feito nos últimos jogos. É uma equipa que, a atacar, se desmonta ou se posiciona num 3-4-3, com dinâmicas diferentes de um lado e do outro, em função também das características dos seus jogadores. É uma equipa completa, competente e que, certamente, vai tentar chegar aqui ao Benfica Campus e dividir o jogo pelo jogo", destacou.

Ouça Nélson Veríssimo

Para fazer frente às valias do adversário, Nélson Veríssimo promete uma equipa a jogar tendo como objetivo conquistar os 3 pontos em disputa.

"Nós, obviamente, temos em conta estas características do Portimonense, mas preparámos muito o jogo tendo em conta aquilo que é a nossa forma de jogar, a ideia de jogo que está implementada na equipa, explorando aquilo que acreditamos serem as fragilidades do adversário. Acima de tudo, temos de ser nós próprios, olhar para cada um destes jogos que fizemos e perceber que há coisas a que temos de dar continuidade, porque estamos a fazê-las bem, mas há muitas coisas que ainda não estamos a fazer tão bem, e temos margem de crescimento. Temos de trabalhar sobre elas. No meio deste equilíbrio, temos também de ter a capacidade de fazer boas exibições, de somar pontos, e é isso que esperamos que aconteça. Quando falo em somar pontos, será no sábado, por volta das 20h00, ter a consciência de que fizemos um bom jogo, que fomos a equipa que temos vindo a ser nestas últimas 3 jornadas, e que no final somemos os 3 pontos, que é isso que procuramos", salientou o treinador.

Ouça Nélson Veríssimo

Analisando os 3 primeiros jogos do Benfica B na Liga 2 em 2025/26, em que soma 3 empates, curiosamente, todos pelo mesmo resultado (1-1), o técnico das águias quer que a equipa continue o seu processo de evolução.

"Naturalmente, vamos cometer mais erros. O importante é que consigamos todos aprender com os erros que vamos cometendo, para que, passo após passo, consigamos elevar aquilo que é o crescimento e o patamar da equipa. O que fica destes 3 jogos que fizemos é a grande mentalidade de que temos vindo a falar da equipa. Reconhecemos que os jogos não são fáceis, e logo a partir daí acho que é um passo em frente no sentido de tornar os jogos mais competitivos", afirmou.

Treino do Benfica B

Um dos aspetos a aprimorar para Nélson Veríssimo é a finalização. "Uma das coisas que, claramente, temos de melhorar é o nosso processo ofensivo. Não digo tanto na criação das oportunidades de golo, porque nós, curiosamente, até contra o Leixões as tivemos e, agora, o Lusitânia de Lourosa também tivemos, e a jogar com menos um, portanto, a equipa está a conseguir chegar às zonas de finalização e a conseguir criar oportunidades de golo, não estamos é a conseguir concretizar. Os 3 golos que temos são 3 golos de bola parada. Reconheço que é algo que temos vindo a trabalhar, e é algo em que temos de, indiscutivelmente, crescer. Também não gera uma preocupação extrema, porque é como disse: estamos a criar situações para finalizar, não estamos a conseguir definir na hora do último passe ou do último remate que temos de fazer à baliza, mas é algo que está, obviamente, a ser trabalhado", realçou.

O papel dos adeptos no êxito da equipa B é algo muito importante, e o técnico destacou que os Benfiquistas assistem aos jogos com "uma grande vontade de apoiar, de dar o suporte, de dar o tal calor que os jogadores sentem".

O apoio transmitido das bancadas "faz toda a diferença". "Aproveito para apelar a que, no sábado, às 18h00, estejam cá para nos dar o apoio, ou continuar a dar o apoio que têm nos dado", concluiu Nélson Veríssimo.

Texto: Redação
Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica
Última atualização: 29 de agosto de 2025

Patrocinadores principais do Futebol Formação


Relacionadas