Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
O Benfica empatou (1-1) com o Santa Clara, em desafio da 5.ª jornada da Liga Betclic.
13 setembro 2025, 01h54
Richard Ríos
Após uma paragem nas provas lusas face aos compromissos das seleções nacionais, com 18 jogadores da equipa de futebol profissional em ação nas últimas duas semanas, noite de sexta-feira, 12 de setembro, marcada pelo regresso do Glorioso a casa!
Pela frente, no arranque de mais uma etapa, a formação do Santa Clara, equipa que à entrada para a 5.ª ronda da Liga Betclic tinha como pecúlio 1 vitória, 1 empate e 2 derrotas. Quanto às águias, conquista da Supertaça, presença confirmada na fase de liga da Liga dos Campeões, e 3 triunfos nos jogos disputados no Campeonato, o que lhes valia 9 pontos acumulados, o pleno.
Ora, perante a falta de tempo para preparar, treinar, recuperar e entrosar a equipa, Bruno Lage perspetivou, desde logo, um desafio exigente, frente a um Santa Clara organizado... e assim foi!
Trubin, Tomás Araújo, António Silva, Otamendi, Dahl, Barrenechea, Richard Ríos, Aursnes, Schjelderup, Ivanovic e Pavlidis foram os eleitos para o onze encarnado... e cedo se percebeu a toada da partida.
Benfica a construir, a tomar conta das incidências, perante um Santa Clara muito fechado e a barricar-se! Não foi de se estranhar que apenas aos 8' surgisse o primeiro remate à baliza. Richard Ríos acreditou e, de pé esquerdo, disparou para grande defesa de Gabriel Batista. No minuto seguinte, combinação entre Schjelderup e Pavlidis, com o avançado grego a rematar ao lado do alvo.
Na resposta (11'), canto para os açorianos, resolvido nas alturas por Otamendi... e novamente Ríos, de fora da área, a tentar a sorte, com Gabriel Batista a dizer "não".
O Benfica carregava, e, do outro lado, Brenner Lucas era o elemento mais inspirado e a dar trabalho à defesa encarnada.
Sem golos, com 59 507 adeptos nas bancadas a puxar pela equipa, os encarnados labutavam, procuravam espaços, mas a teia montada por Vasco Matos ia surtindo efeito.
Minuto 38 e momento relevante na partida! Paulo Victor comete falta grosseira sobre Tomás Araújo, João Pinheiro exibe o cartão amarelo, no entanto, após alerta do VAR, e respetivo visionamento das imagens, o juiz do encontro pune o jogador com cartolina vermelha direta e respetiva expulsão.
Perante este novo facto, reorganização do xadrez das equipas... e se estava difícil, ficou ainda mais! Santa Clara com a estratégia bem estudada, a fechar-se por completo, a encurtar os espaços entre linhas, optando por esperar pelas investidas das águias e depois partir para o viperino contragolpe. Perigoso... muito perigoso!
E foi precisamente num desses momentos que os forasteiros estiveram perto de inaugurar o marcador. Minuto 44, Frederico Venâncio galgou metros e, após um ressalto, rematou na área para uma bela parada de Trubin. Na recarga, Gabriel Silva atirou ao lado, mas foi assinalado fora de jogo ao avançado.
Já em tempo de compensação, Ivanovic, Richard Ríos e Pavlidis tentaram a sorte, mas nesta noite a "estrelinha" não quis nada com as águias... O intervalo chegou com o nulo a vingar!
Filme do jogo
Recomeço e uma cara nova em campo, com Prestianni a entrar para a saída de Tomás Araújo.
E não foi necessário esperar muito para se ver a primeira oportunidade de golo: minuto 47, Schjelderup acelerou, abriu para Dahl, que, pelo flanco esquerdo, cruzou para a área. Gabriel Batista defendeu para a frente, a bola sobrou para Ivanovic, que não conseguiu dominar o esférico na perfeição. Matheus Pereira cabeceou na direção da baliza do Santa Clara e Frederico Venâncio cortou sobre a linha.
As águias continuavam o jogo de paciência, persistência e resiliência, perante um Santa Clara que ia aguentando o nulo...
Finalmente, aos 59', gritou-se golo na Luz! Na direita, Aursnes bateu o livre, com o capitão Otamendi a subir mais alto e a cabecear como mandam as regras, de cima para baixo. O guardião insular defendeu o esférico para a frente, e Pavlidis, à ponta de lança, encostou para o fundo das redes. Estava feito o mais difícil, marcador desbloqueado, e Benfica na frente: 1-0.
Em vantagem, a toada não mudou, o Benfica corria para dilatar, o Santa Clara mantinha-se fechado e espreitava o contra-ataque. Ivanovic (65' e 71') e Pavlidis (71') estiveram muito perto, contudo, à entrada para o último quarto de hora – já com Henrique Araújo, Sudakov (estreia oficial com o Manto Sagrado) e Barreiro em campo, após saídas de Ivanovic, Schjelderup (jogo 50 pelas águias) e Richard Ríos – a vantagem mínima, e tão perigosa de um golo apenas, mantinha-se.
Com o correr dos minutos, o Benfica parecia ter o jogo controlado, e, aos 79', Barreiro teve na cabeça o 2-0, mas o esférico saiu ligeiramente ao lado...
Já em tempo de compensação (90'+2), um castigo muito pesado! Gabriel Batista pontapeou a bola para a frente, Anthony Carter ganhou nas alturas e adiantou, Otamendi não conseguiu o corte (atraso de cabeça para Trubin) e Vinícius Lopes finalizou no frente a frente com o guarda-redes.
Apito final, 1-1, divisão de pontos na Catedral, um empate imerecido por parte de um Benfica persistente, que labutou, lutou, procurou espaços, tentou criar; um empate que acaba por premiar a resistência insular.
Abre-se agora uma nova janela competitiva! O Benfica recebe, no Estádio da Luz, o Qarabag, na partida da 1.ª jornada da fase de liga da Liga dos Campeões. O pontapé inicial está marcado para as 20h00 de terça-feira, 16 de setembro.
Na luta contra o tempo, segue-se, quatro dias volvidos, a viagem até Vila das Aves, com as águias a enfrentarem o AVS na disputa do encontro da 6.ª ronda da Liga Betclic. O duelo está marcado para as 18h00 de sábado, 20 de setembro.
Texto: Sónia Antunes
Fotos: Cátia Luís e Tânia Paulo / SL Benfica
Última atualização: 13 de setembro de 2025