Hóquei em Patins Feminino

18 setembro 2025, 13h40

Paulo Almeida

Paulo Almeida

Paulo Almeida, treinador da equipa feminina de hóquei em patins, renovou o seu contrato com o Sport Lisboa e Benfica até 2027.

Ao leme das águias desde 2012, o técnico de 55 anos conduziu a formação encarnada a um histórico dodecacampeonato, algo que, segundo o próprio, "pertence ao passado com todo o mérito" e é fruto de "anos fantásticos" por parte das jogadoras.

"Nesta casa, os objetivos são sempre ganhar todas as competições. Seja em torneios, seja em provas oficiais, este clube exige a todas as equipas que ganhem títulos. E esta equipa tem feito isso na perfeição em todos estes anos", assumiu, em declarações à BTV.

O foco está já colocado em novos sucessos.

"Vai começar uma nova época. É como fosse o primeiro título: seja o Torneio de Abertura, seja a Elite Cup, seja o Campeonato, seja a Taça de Portugal, seja a Liga dos Campeões, o Benfica tem de ganhar todas as competições", considerou.

De águia ao peito, o técnico conquistou 49 títulos12 Campeonatos, 11 Taças de Portugal, 11 Supertaças, 8 Torneios de Abertura, 3 Taças João Campelo, 3 Elite Cups e 1 Liga Europeia –, o que o leva a uma reflexão: "Há 13 anos, fiz um casamento com o Benfica que tem corrido muito bem. Com os próximos dois anos serão 15, mas espero que com muitos mais títulos."

Essa quase década e meia no comando técnico da equipa feminina de hóquei em patins do Benfica é recordada com "uma alegria imensa" e o com o sentimento de "dever cumprido".

Paulo Almeida

Ouça Paulo Almeida

"Conseguir ganhar, ganhar, ganhar, não perder uma competição a nível nacional, é difícil. Ganhar 5 é capaz de ser fácil, mas ganhar 12 vezes seguidas é muito, muito difícil. É evidente que nunca queremos que as coisas más nos aconteçam e, por isso, estamos sempre a incentivar as jogadoras mais um bocadinho. Entre elas, nos treinos, também se picam umas às outras. Aquilo que ganhámos é uma competição passada, temos de continuar a ganhar. Nesta casa, só vale um resultado: o 1.º lugar. É aquela frase mítica: o 2.º lugar é o primeiro dos últimos", sublinhou.

Continuando no papel das suas atletas, Paulo Almeida destacou que, apesar de todo o sucesso, não tem como preocupação a sua motivação, pois, no seio do grupo, o "núcleo forte" que trabalha consigo há muito tempo já interiorizou a mensagem e encarrega-se de a difundir.

Paulo Almeida

Ouça Paulo Almeida

"Quando dão alguma entrevista dizem sempre que o 2.º lugar é o primeiro dos últimos. As jogadoras procuram sempre o 1.º lugar em todas as competições e não se cansam de ganhar. É sinal de que o Paulo Almeida já lhes conseguiu interiorizar um bocadinho a mística do Benfica", referiu.

Para o futuro, a ambição é "continuar a ganhar, a fazer recordes e a ficar ainda mais na história do Benfica". "As atletas já sabem que, para continuar a fazer isso tudo, não podem perder. Então, por isso, o objetivo delas é sempre ganhar", afirmou.

Com Benfiquistas em toda a parte, Paulo Almeida partilhou algo que tem por hábito dizer às suas jogadoras: "A vermelhinha, a camisola do Benfica, aparece em qualquer parte do mundo. Aos adeptos, não preciso de pedir mais nada, porque eles têm apoiado esta equipa na perfeição. Acreditam muito na equipa, e acredito que, neste ano, voltarão a estar a acompanhar a equipa. Gostam muito do hóquei em patins feminino, gostam muito das jogadoras e, com certeza, também gostam muito do treinador."

Texto: Redação
Fotos: Cátia Luís / SL Benfica
Última atualização: 18 de setembro de 2025

Patrocinadores Hóquei