Futebol

20 setembro 2025, 23h46

AFS-Benfica-40

Festejos do Benfica

RESUMO DO JOGO

Encaminhado na 1.ª parte e abrilhantado na 2.ª. Foi assim o triunfo do Benfica ante o AFS, por 0-3, no embate da 6.ª jornada da Liga Betclic, disputado neste sábado, 20 de setembro, no Estádio do Clube Desportivo das Aves.

No encontro que assinalou o regresso de José Mourinho ao banco encarnado volvidos quase 25 anos exatos, o técnico promoveu a entrada de Ivanovic para o lugar de Schjelderup no onze titular, relativamente ao do anterior compromisso dos benfiquistas.

Assim, a equipa inicial das águias foi constituída por Trubin, Dedic, António Silva – que cumpriu o 150.º jogo pela equipa principal do Benfica –, Otamendi, Dahl, Barrenechea, Richard Ríos, Sudakov, Aursnes, Ivanovic e Pavlidis.

AFS-Benfica

A formação vermelha e branca ficou próxima de inaugurar o marcador nos primeiros instantes da partida. Logo aos 2', Ivanovic, lançado na direita por Aursnes, entrou na área e rematou cruzado, tendo a bola saído muito perto do poste esquerdo da baliza contrária.

Dez minutos depois (12'), as redes abanaram mesmo. Incursão de Dahl pela esquerda e cruzamento para a área, onde Richard Ríos disparou contra um defesa. O esférico sobrou para Ivanovic, que atirou para o fundo da baliza, mas o golo foi anulado, uma vez que a bola terá transposto a linha de fundo antes do cruzamento do internacional sueco. O lance ainda esteve em revisão no VAR, mas a decisão não foi alterada.

Apesar da entrada positiva dos encarnados, a contenda afastou-se das balizas, e a oportunidade seguinte verificou-se apenas aos 33'. À direita, excelente passe de Aursnes para Ivanovic, que, dentro da área, passou pelo guardião contrário e atirou em direção ao alvo, mas Cristian Devenish, em cima da linha de baliza, cortou a bola.

AFS-Benfica-1

O AFS também ameaçou neste período, nomeadamente aos 39', quando Tomané recebeu a bola à entrada da área, dos pés de Pedro Barros, e rematou em força ao poste direito da baliza.

Quatro minutos volvidos (43'), no meio-campo contrário, Richard Ríos progrediu até à entrada da área e disparou potente ao lado.

Deste modo, o primeiro tento surgiu apenas no tempo de compensação da 1.ª parte, aos 45'+3'. Richard Ríos recebeu o esférico, descaído para a direita, e serviu Pavlidis no interior da grande área. O internacional grego tentou, mas não conseguiu furar entre dois adversários, e a bola sobrou para Sudakov, que rematou de pé direito contra um adversário, mas, na insistência, atirou de pé esquerdo para o fundo das redes (0-1). Foi o primeiro golo do internacional ucraniano com o Manto Sagrado, o qual foi eleito o Man of the Match.

AFS-Benfica-33

Filme do jogo

Ver match center

Em virtude da vantagem, o Benfica entrou na 2.ª metade mais confiante e desenvolto, conseguindo dilatar a discrepância e resolver o duelo.

Aos 54', na sequência de uma dinâmica troca de bola, Sudakov, já dentro da área, a partir da esquerda, rematou em arco para uma excelente defesa de Simão Bertelli.

Volvidos dois minutos (56'), na cobrança de um livre em posição lateral, Dahl cruzou para o segundo poste, onde Otamendi e Sidi Bane discutiram uma bola aérea, com o último a atingir a face do internacional argentino. Deste modo, Bruno Costa apontou para a marca dos 11 metros, com o VAR a confirmar a grande penalidade.

Já aos 59', assumindo a marcação do penálti, Pavlidis bateu forte e colocou a bola no ângulo superior esquerdo da baliza à guarda de Simão Bertelli, que não teve hipóteses de evitar o 0-2.

AFS-Benfica-50

Endiabrados, os comandados de José Mourinho tornaram a abanar as redes passados somente cinco minutos (64'). Lançado em profundidade por Sudakov, à esquerda, Pavlidis picou para Ivanovic. O internacional croata, no coração da grande área, livrou-se de um defesa com uma subtil simulação de corpo e finalizou para um golo de belo efeito (0-3), que sentenciou o triunfo das águias.

À passagem do 69.º minuto, num contra-ataque, Aursnes tabelou com Dedic e, já na área, visou a baliza, mas Paulo Lima desviou. Ivanovic ainda tocou a bola no ar, mas Simão Bertelli defendeu à queima-roupa.

As primeiras substituições encarnadas ocorreram no minuto 71, com Schjelderup e Barreiro a renderem, respetivamente, Ivanovic e Barrenechea.

AFS-Benfica

Numa das raras aproximações do AFS à baliza de Trubin na 2.ª parte, Babatunde Akinsola, à direita, cruzou para cabeceamento de Guilherme Silva, ao lado, aos 74'.

De seguida (76'), a passe de Pavlidis, Aursnes, de fora da área, rematou forte, próximo do poste.

Na alteração seguinte, aos 81', Tomás Araújo substituiu Dedic.

O único remate à baliza da equipa da casa foi da autoria de Diego Garcete, à figura de Trubin, a corresponder, na área, a um cruzamento de Leonardo Conge, proveniente da esquerda, aos 83'.

AFS-Benfica

José Mourinho lançou ainda Prestianni e João Rego no minuto 86, retirando Sudakov e Aursnes.

Com o desfecho do jogo decidido, o Glorioso controlou até ao apito final, selando a conquista de mais 3 pontos na Liga Betclic.

Na terça-feira, 23 de setembro, às 20h15, o Benfica volta a entrar em ação na competição, recebendo o Rio Ave, no Estádio da Luz, num desafio em atraso da 1.ª ronda do certame.

Texto: Redação
Fotos: Vitória Ribeiro / SL Benfica
Última atualização: 20 de setembro de 2025

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas